O GP da Áustria da temporada 2017 da MotoGP reservou uma bela briga entre Andrea Dovizioso e Marc Márquez, com direito a bote na última curva e vitória do italiano. No Mundial de Motovelocidade provas com muita disputa são comuns, e o GRANDE PREMIUM reúne algumas das melhores dos últimos tempos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

O GP da Áustria da MotoGP, que aconteceu no dia 13 de agosto, contou com um quente embate em pista. Durante a segunda metade da prova, Andrea Dovizioso e Marc Márquez protagonizaram uma bela batalha no traçado, com direito a um ataque do espanhol na última curva. Quem acabou levando a melhor foi o titular da Ducati, que faturou a terceira vitória da temporada.

Sempre com provas bastantes disputadas, essa foi apenas uma das diversas brigas proporcionadas pela classe rainha do Mundial de Motovelocidade. Pensando nisso, o GRANDE PREMIUM juntou dez boas batalhas vistas nas pistas.

 

Àlex Crivillé x Mick Doohan: Jerez 1996

O GP da Espanha de 1996 aconteceu no dia 12 de maio. Naquela prova, o espanhol e herói do país Àlex Crivillé liderava o pelotão e era seguido por seu companheiro Mick Doohan. Na última volta, no entanto, o caos se instalou no circuito quando o público invadiu a pista para torcer pelo piloto local. Crivillé se viu obrigado a diminuir o ritmo, dando a oportunidade para o australiano diminuir a vantagem e em um lance certeiro na última curva, onde as duas motos quase se tocaram, acabou assumindo a ponta e vencendo a corrida. Àlex ainda sofreu um acidente e acabou caindo, não cruzando a linha de chegada.

 

(O final da prova em Jerez (Foto: Reprodução))

Valentino Rossi x Sete Gibernau: Jerez 2005

A prova de 2005 em Jerez foi a abertura da temporada daquele ano. Na última volta, Valentino Rossi liderava o pelotão e era seguido de perto por Sete Gibernau. Foi então que um quente embate começou entre os pilotos, com a liderança da corrida mudando diversas vezes. Nos metros finais, então, o italiano deu o golpe certeiro e fez uma ultrapassagem agressiva em cima do espanhol, o que resultou em um toque entre as motos e empurrando Sete para fora do traçado. Com a vitória já certa, restou apenas a comemoração para o #46.

Rossi e Gibernau em Jerez (Rossi e Gibernau em Jerez (Foto: Reprodução))

Toni Elías x Valentino Rossi: Estoril 2006

A disputa em Estoril em 2006 é uma das mais dramáticas da era da MotoGP, com ação durante quase todas as 28 voltas. Já no início da prova um lance chocaria a muitos, pois Dani Pedrosa tentaria uma ultrapassagem em cima de Nicky Hayden, seu companheiro e postulante ao título, mas acabaria perdendo a dianteira da moto, acertando o australiano e causando o abandono da dupla. Após o acidente, a briga pela vitória ficou entre Valentino Rossi e Toni Elías. As últimas seis voltas foram então bastante movimentadas, com o espanhol apresentando desempenho surpreendente e liderando a prova. No entanto, por conta da pressão, acabou cometendo muitos erros, o que permitiu a ultrapassagem do italiano. Mas Elías não se deu por vencido e, quase na linha de chegada, retomou a ponta e recebeu a bandeirada na primeira posição, com uma vantagem de 0s002 para o adversário.

 

A diferença mínima na linha de chegada (A diferença mínima na linha de chegada)
 

Valentino Rossi x Casey Stoner: Laguna Seca 2008

O GP dos Estados Unidos de 2008 foi um marco na relação entre Valentino Rossi e Casey Stoner. Na prova, os dois pilotos disputaram a vitória curva a curva, com a liderança do pelotão mudando constantemente, mas com tanta pressão, ambos acabaram cometendo erros no traçado. Primeiro, o italiano acabou escapando no saca-rolhas e quando voltou para o traçado quase acertou o adversário, mas conseguiu evitar o contato. Pouco depois o australiano acabou caindo, mas logo retornou para a disputa e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

 

(Rossi e Stoner em Laguna Seca)

Jorge Lorenzo x Valentino Rossi: Catalunha 2009

O GP da Catalunha de 2009 pode ser considerado não só um dos mais emblemáticos da era recente da MotoGP, mas como também a melhor briga entre Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Na sexta etapa da temporada daquele ano, os companheiros de Yamaha protagonizaram uma bela batalha, onde eles disputaram a vitória durante todas as voltas até os momentos finais. Ora com o italiano na liderança, ora com o espanhol, o ótimo espetáculo só foi resolvido nos metros finais, quando o #46 fez uma ultrapassagem na última curva e assegurou a vitória.

Rossi e Lorenzo protagonizaram uma de suas maiores batalhas em 2009 (Rossi e Lorenzo protagonizaram uma de suas maiores batalhas em 2009)

Jorge Lorenzo x Dani Pedrosa: Brno 2012

O GP da Tchéquia de 2012 está entre uma das melhores atuações da carreira de Dani Pedrosa. Na prova em Brno, o espanhol brigou intensamente com Jorge Lorenzo pela vitória. O #99 largou da pronta e manteve a liderança durante a primeira parte da corrida, mas o #26 logo fez a ultrapassagem e assim a caçada começou. Na abertura do giro final Jorge reassumiu a ponta, mas Dani deu o troco, e o baile seguiu até os metros finais, quando Pedrosa tomou o primeiro posto e subiu no degrau mais alto do pódio.

A apertada briga entre Pedrosa e Lorenzo (A apertada briga entre Pedrosa e Lorenzo em Brno)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

Marc Márquez x Jorge Lorenzo: Silverstone 2013

O GP da Inglaterra de 2013 foi uma das melhores atuações da carreira de Jorge Lorenzo. Assim que foi dada a largada, o #99 ficou na ponta do pelotão, mas teve que contar com a pressão de Marc Márquez durante toda a corrida. Com três voltas para o fim, o titular da Honda tomou a dianteira, mas seu adversário da Yamaha não deixou barato e respondeu a ultrapassagem tomando novamente a primeira posição. Em uma bela briga, Marc e Jorge ficaram trocando de postos, mas quem recebeu a bandeira quadriculada na primeira posição foi Lorenzo, com uma vantagem de 0s081.

Lorenzo quebrou a sequência de vitórias de Márquez triunfando em Silverstone (Lorenzo quebrou a sequência de vitórias de Márquez triunfando em Silverstone)
 

Marc Márquez x Andrea Iannone x Jorge Lorenzo x Valentino Rossi: Phillip Island 2015

O GP da Austrália de 2015 certamente está na história do Mundial de Motovelocidade como um dos melhores dos últimos tempos. Durante quase todas as 27 voltas, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Andrea Iannone e Valentino Rossi protagonizaram uma animada briga pela vitória. As trocas de posições durante a corrida foram inúmeras, mas foi apenas na última volta que tudo se ajeitou. Quem cruzou a linha de chegada na primeira posição foi Marquéz, seguido por Lorenzo. Valentino bem que tentou atacar Andrea, mas acabou ficando fora do pódio da disputa.

 

 

(Phillip Island recebeu uma bela prova da MotoGP em 2015)

Marc Márquez x Valentino Rossi: Assen 2015

Marc Márquez e Valentino Rossi protagonizaram uma bela disputa na prova holandesa de 2015. Naquele domingo o italiano largou da ponta e fez boa saída, mas durante toda a corrida lidou com a pressão do espanhol. Foi então no 20º giro que o #93 tomou a liderança do pelotão, mas o #46 reassumiria a ponta pouco depois. Sem se dar por vencido, o titular da Honda tentou um último lance e cima de Valentino, mas viu a porta fechada e os pilotos acabaram se tocando. Rossi foi para a brita, enquanto Márquez se equilibrou para seguir na pista e terminar em segundo.

 

Rossi acabou levando a melhor em Assen (Rossi acabou levando a melhor em Assen)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
//pagead2.googlesyndication.com/pagead/show_ads.js

Jorge Lorenzo x Marc Márquez: Mugello 2016

Todos os olhos estavam voltados para Valentino Rossi naquela prova italiana de 2016. No entanto, na oitava volta da disputa o motor do #46 acabou estourando e os grandes protagonistas da corrida viraram Jorge Lorenzo e Marc Márquez. O #99 estava na liderança, e então o espanhol começou a caçada ao seu compatriota. A briga esquentou mesmo no final, quando na última volta Marc addumiu a ponta. Mas ele logo foi ultrapassado, recuperou a liderança novamnte e entrou na reta de chegada na frente. Mas o #99 não deixaria barato, acelerou fundo, tomou a dianteira e venceu com uma vantagem de 0s019. 

 


 

Lorenzo e Márquez protagonizaram uma bela batalha em Mugello (Lorenzo e Márquez protagonizaram uma bela batalha em Mugello)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar