Em fase mágica na Fórmula 1, Max Verstappen se juntou a um seleto grupo após triunfar nos Estados Unidos e alcançar a 50ª vitória da carreira. O GRANDE PREMIUM listou algumas das mais memoráveis
Max Verstappen entrou para um seleto grupo de pilotos após vencer o GP dos Estados Unidos, realizado no último domingo (22). Depois de conquistar o 15º triunfo da temporada, o tricampeão se junta a nomes como Sebastian Vettel, Alain Prost, Michael Schumacher e Lewis Hamilton como os únicos pilotos a alcançarem a marca de 50 vitórias na carreira.
Partindo do sexto lugar, Verstappen foi o único piloto que venceu em Austin largando tão atrás, e fez isso sem ter o carro mais rápido do fim de semana. Embora essas estatísticas sejam surpreendentes, a performance nos Estados Unidos está longe de ser uma das mais brilhantes da carreira do #1.
Por isso, o GRANDE PREMIUM resgatou as vitórias mais impressionantes do piloto da Red Bull no 10+ desta semana, confira!
GP da Espanha 2016

A primeira vitória sempre tem um gosto especial, e o contexto em que o neerlandês estava inserido na época torna o triunfo do GP da Espanha de 2016 mais interessante. Ainda como jovem prodígio da academia Red Bull, Verstappen tinha acabado de assumir o lugar de Daniil Kvyat na equipe principal.
Na classificação, Max foi apenas o quarto, atrás da dupla da Mercedes e do companheiro Daniel Ricciardo. O neerlandês tinha como objetivo terminar a corrida no pódio. Contudo, Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocaram logo na primeira volta, abandonaram e mudaram os planos dos taurinos. Com isso, a briga pela vitória ficou nas mãos da Red Bull e da Ferrari.
Com uma boa estratégia, alinhada ao bom ritmo de corrida, Verstappen se colocou na liderança e conseguiu vencer pela primeira vez depois de segurar a pressão de Kimi Räikkönen por mais de dez voltas. Assim, aos 18 anos de idade, se tornou o piloto mais jovem a vencer na Fórmula 1.
GP da Áustria 2019

Em 2019 a Mercedes ainda dominava a Fórmula 1 com folga, mas no fim de semana na Áustria a Red Bull e a Ferrari tinham os melhores carros. Na classificação, Verstappen foi o segundo, atrás de Charles Leclerc, mas as expectativas para a corrida eram boas.
Na largada o neerlandês tracionou mal e despencou para o sétimo lugar. Porém, o forte ritmo da Red Bull permitiu que o #33 voltasse a brigar pela ponta.
Max fez uma corrida de recuperação e passou, na pista, pilotos como Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. A três voltas do fim, o tricampeão alcançou o líder Leclerc, e foi quando tiveram o primeiro embate na prova austríaca.
Verstappen mergulhou por dentro na curva 3, mas mesmo por fora, o titular da Ferrari conseguiu segurar a pressão e manter a liderança. A reação do piloto taurino veio na volta seguinte.
Novamente na curva 3, Max mergulhou pelo lado de dentro mas dessa vez foi um pouco mais duro e espalhou para cima de Charles. Em um lance de corrida os dois se tocaram, mas o monegasco levou a pior. Dessa forma, Verstappen garantiu o primeiro lugar e venceu pela sexta vez na carreira.
GP da Alemanha 2019
O GP da Alemanha de 2019 ficou marcado pela corrida movimentada graças à presença da chuva. Largando de segundo, Max novamente começou a corrida de forma ruim e caiu para quarto. O caos em Hockenheim, no entanto, permitiu o neerlandês se recuperar para vencer pela sétima vez na Fórmula 1 — ainda que tenha perdido o controle do carro e rodado na volta 26 quando a pista estava começando a secar.
Mesmo com tantos problemas na primeira metade, Max já estava na liderança na volta 34. Isso porque Hamilton danificou a asa dianteira e precisou ir para os boxes e Leclerc abandonou depois de escapar na última curva.
A partir daí, o titular da Red Bull apenas administrou o ritmo no traiçoeiro asfalto de Hockenheim para vencer com 7s de vantagem sobre o segundo colocado Sebastian Vettel.
GP do Brasil 2019
A Red Bull também se colocou como uma potência durante o GP do Brasil e a comprovação do bom ritmo veio logo na classificação, quando Verstappen anotou a segunda pole-position da carreira.
Na corrida, embora tenha perdido algumas posições durante a parada nos boxes, o neerlandês sempre pareceu ter total controle da situação e em momento algum deu indícios de que perderia a prova.

Depois de parar nos pits na volta 22, o piloto taurino voltou atrás de Hamilton e Leclerc, mas no giro seguinte já estava à frente dos rivais.
Na volta 54 uma falha no motor de Bottas forçou a entrada do safety-car. O #33 aproveitou para fazer mais uma troca dos pneus e voltou para a pista atrás de Lewis. Contudo, Max não teve grandes problemas, superou o #44 logo na largada, e apenas administrou o ritmo para vencer em Interlagos.
GP dos 70 anos
Max Verstappen não teve uma corrida de recuperação, ou precisou fazer manobras insanas para vencer o GP dos 70 anos, mas o triunfo entra na lista por causa da genialidade que ele teve no sábado.
O regulamento da época exigia que os dez primeiros colocados deveriam começar a corrida com o pneu que lhe garantiu a vaga no Q3 na classificação. Assim, sabendo do alto desgaste que Silverstone estava causando na borracha, Verstappen fez o melhor tempo no Q2 com pneu de faixa branca para começar a corrida com o composto duro no domingo.
Assim, o neerlandês pôde fazer um primeiro stint mais longo que a dupla da Mercedes, que estava sofrendo com o desgaste da borracha média. Dessa forma, Max superou Hamilton na estratégia e ultrapassou Bottas poucas voltas depois de trocar os pneus duros para os médios. Foi a nona vitória da carreira.
GP da Emília-Romanha 2021

O GP da Emília-Romanha foi apenas a segunda prova daquela temporada, mas foi ali que Verstappen mostrou o que Hamilton teria de enfrentar ao longo de todo o ano.
Na classificação, o #33 viu Lewis cravar a pole e ainda foi superado pelo companheiro Sergio Pérez. Na corrida, no entanto, o neerlandês começou melhor, passou o mexicano e foi para cima do piloto da Mercedes. Ao dividir a primeira curva com o #44, Max não aliviou, bateu roda com Hamilton e viu o rival sair da pista e danificar a asa dianteira.
A partir daí, foi só administrar para vencer o chuvoso GP da Emília-Romanha.
GP da Áustria 2021
Verstappen teve inúmeras vitórias surpreendentes ao longo de toda a carreira, mas pouquíssimas foram tão dominantes quanto a da Áustria em 2021. A corrida em si não teve muitas emoções e esteve bem abaixo da média do que foi aquela temporada. Contudo, isso não faz a atuação do piloto da Red Bull menos surpreendente.
Max chegou para a corrida no Red Bull Ring com um carro consideravelmente melhor e com 18 pontos de vantagem sobre Hamilton. Naquele fim de semana, ninguém chegou perto do #33, que registrou o primeiro Grand Chelem da carreira (pole, volta mais rápida e vitória de ponta a ponta).
Para deixar as coisas ainda melhores, o rival na briga pelo título foi apenas quarto. Dessa forma, o neerlandês saiu da etapa na Áustria com 32 pontos de vantagem sobre Hamilton.
GP do México 2021
Caminhando para a reta final do campeonato, Verstappen sustentava uma vantagem de 12 pontos para Hamilton e chegou como favorito a vencer o GP do México.
Na classificação, no entanto, a Red Bull foi surpreendida pela Mercedes, que fez uma dobradinha comandada por Valterri Bottas na classificação. Na corrida, os alemães tinham um plano claro: sobreviver ao ataque de Max na primeira curva para tentar brigar pela vitória.
Na largada, embora as Flechas de Prata tenham começado bem, o neerlandês se valeu do vácuo de Bottas e aproveitou a brecha aberta pelo finlandês no lado de fora da curva. Assim, o #33 tardou a freada, mergulhou e superou as duas Mercedes em apenas uma curva.
A partir daí, Max disparou na frente e venceu com 16s de vantagem sobre Hamilton.
Abu Dhabi 2021

Empatado com Hamilton na última corrida do ano, Verstappen fez a pole para o GP de Abu Dhabi. No começo da corrida, no entanto, a atuação foi completamente apagada e além de ser superado pelo rival logo no início, sequer chegou a ameaçá-lo durante as 57 das 58 voltas previstas.
Contudo, um erro do diretor de provas Michael Masi mudou o rumo de todo o campeonato e Verstappen não desperdiçou a chance de conquistar o primeiro título. A direção de provas reiniciou a corrida na última volta e, com pneus mais novos, o neerlandês foi para o ataque e superou Lewis. Com isso, além do título, garantiu a 20ª vitória da carreira.
Miami 2023

O GP de Miami foi um ponto de virada dos mais interessantes na temporada 2023 da Fórmula 1. Com a Red Bull dominando a categoria, Verstappen chegou à etapa na Flórida com seis pontos de vantagem sobre o companheiro Sergio Pérez.
No sábado, Charles Leclerc causou uma bandeira vermelha e impediu Max de melhorar seu tempo de volta. Com isso, o #1 ficou apenas com o nono lugar, enquanto ‘Checo’ assegurou a pole.
No domingo, Max surpreendeu mais uma vez e na volta 15 já estava a 3s7 de Pérez. Verstappen, que alongou o stint de pneu duro, fez a troca para o composto médio apenas no giro 46 e na volta seguinte superou ‘Checo’.
Depois da corrida em Miami, o #1 venceu mais nove corridas em sequência enquanto o companheiro se tornou o pior classificador da história da Red Bull e passou a ter dificuldades até para frequentar o pódio.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube