A campanha de Lando Norris pelo título de 2024 da Fórmula 1 foi oficialmente encerrada no GP de Las Vegas. É hora de relembrar momentos em que o inglês e a McLaren deixaram pontos valiosos na mesa

Bem amigos… acabou. Completar o GP de Las Vegas apenas em sexto, atrás de Max Verstappen, foi oficialmente a pá de cal na campanha de Lando Norris, da McLaren, que viu o rival neerlandês levar o quarto título consecutivo na Fórmula 1 guiando a Red Bull.

É certo que foi a primeira oportunidade em que vimos o inglês de 25 anos em uma briga por título, mas analisando a enorme queda de desempenho da Red Bull na segunda metade da temporada, o gosto é de que Norris e a McLaren poderiam ter feito mais para impedir o título de Max, apesar de um campanha bem resiliente e que definitivamente o coloca entre os grandes de todos os tempos na Fórmula 1.

No 10+ desta semana, o GRANDE PREMIUM relembra ocasiões onde Norris e McLaren desperdiçaram pontos valiosos que, se não impedissem o título de Verstappen, ao menos trariam mais calor ao neerlandês, que já teve um ano muito tenso.

Arábia Saudita

Lando Norris (Foto: Reprodução/F1)

É certo que nem McLaren, nem Norris tinham a esperança de brigar pelo título no GP da Arábia Saudita, lá no começo do campeonato, que já tinha um Max Verstappen dando indicações de que até poderia repetir a temporada 2023 pelo enorme ritmo da Red Bull. Porém, a equipe cometeu um erro crucial ao não chamar Lando aos boxes durante o período de safety-car nas primeiras voltas, causado pela pancada de Lance Stroll.

Norris, que largou em sexto, assumiu a liderança, mas com pneus mais gastos, sequer teve a chance de se defender da maioria dos adversários e amargou uma péssima oitava colocação, ficando atrás de Fernando Alonso [que tinha um carro pior] e Oliver Bearman, que largou fora do top-10 com a Ferrari.

China (Sprint)

Lando Norris (Foto: Reprodução/F1)

É claro que corridas sprint tem um peso bem menor em termos de pontuação em comparação com os domingos, mas a largada horrorosa de Norris em Xangai teve um peso. O piloto anotou a pole para o evento, mas espalhou bizarramente ainda na curva 1 na disputa com Lewis Hamilton e se viu muito longe do ritmo ideal.

É certo que, pelo jeito que Verstappen andou em todo o fim de semana, era possível que Lando não pudesse buscar a vitória naquele sábado, mas jogou outra oportunidade completamente no lixo, indo de primeiro para sexto.

Canadá

Lando Norris ficou feliz com 2º no movimentado GP do Canadá (Foto: McLaren)

O GP do Canadá começou com a pista bem molhada, e depois de largar de terceiro, Norris evidentemente tinha mais ritmo que os rivais George Russell e Max Verstappen conforme a pista foi secando, e acabou assumindo a liderança. Porém, veio mais um erro estratégico da McLaren.

Após a batida de Logan Sargeant, o safety-car entrou na pista, mas Norris deu uma volta a mais que os rivais na hora de trocar para novos pneus intermediários, caindo de primeiro para quarto. Eventualmente, Lando superou Oscar Piastri e Russell de novo para o segundo lugar, mas a chance de vitória evidentemente foi desperdiçada, com direito a um escorregão na saída do pit-lane quando tentou superar Verstappen no pit-stop final, para os compostos de pista seca.

Espanha

A largada do GP da Espanha (Foto: McLaren)

Se a culpa foi da McLaren no Canadá, a situação foi diferente na Espanha. Lando tinha a pole e largou lado a lado com Verstappen, mas em um momento bem garoto, fechou tanto a porta para o rival na curva 1 que deu espaço para um incrível bote de George Russell, que levou a Mercedes ao primeiro lugar. Norris tirou o pé e caiu para terceiro.

Lando até voltou para o segundo posto e teve um ritmo muito forte nas voltas finais, mas ficou claro que, com uma largada melhor, a possibilidade de vitória seria bem maior, até pelo que o MCL38 apresentou naquela tarde em Barcelona. Um pódio bem amargo.

Áustria

Lando Norris (Foto: Reprodução/F1)

Na casa da Red Bull, o britânico largou em segundo e por lá ficou por boa parte da corrida, atrás de Max Verstappen. Porém, o pit-stop lento do neerlandês, com 20 voltas para o fim, definitivamente apimentou a reta final da prova e causou um dos momentos mais polêmicos do ano. Norris tinha mais ritmo, mas não conseguia ultrapassar Max de maneira alguma. Eventualmente, veio o choque entre os dois. E quem saiu na pior foi Lando, que abandonou.

Inglaterra

Lando Norris (Foto: Reprodução/F1)

Correndo em casa, Lando já chamou atenção pela primeira volta horrorosa, onde perdeu o terceiro lugar para Max Verstappen depois de tentar atacar Lewis Hamilton. A chuva caiu em Silverstone e começou a movimentar as coisas, com o piloto da McLaren assumindo a primeira posição quando o traçado estava estava mais escorregadio, porém, a equipe de Woking tomou a péssima decisão de atrasar em uma volta a parada para pneus de pista seca na reta final. No fim, perdeu a vitória para Hamilton e acabou superado por Verstappen. Mais pontos jogados no lixo.

Hungria

Oscar Piastri e Lando Norris travam batalha interna na McLaren (Foto: F1)

No Hungaroring, a McLaren dominou como em poucos domingos no ano, mas o combo de erros do piloto e da equipe custaram mais pontos. Lando largou da pole-position, mas mais uma vez partiu muito mal e viu o companheiro Oscar Piastri assumir a liderança nas primeiras voltas.

A escolha estratégica da equipe papaia acabou beneficiando Norris, que assumiu a liderança após a segunda janela de pit-stops, parando primeiro, mas o time surpreendentemente pediu para que Lando entregasse o primeiro lugar de volta para Oscar, o que rendeu um dos momentos mais dramáticos do ano, com o britânico discutindo com a equipe por rádio por mais de 10 voltas. No fim, acabou acatando a decisão e foi o segundo colocado.

Itália

Lando Norris parabenizou Oscar Piastri e evitou polêmica em Monza (Foto: AFP)

É quase um filme repetido, não é? Lando cravou a pole-position em Monza e até largou melhor que Oscar Piastri, mas levou uma ultrapassagem humilhante na Variante della Roggia ainda na primeira volta, caindo para segundo. A McLaren mandou o aviso de que ambos estavam liberados para competir por meio da ‘regra papaia’, mas isso se provou um desastre completo para a esquadra de Woking

Ambos bateram volta mais rápida atrás de volta mais rápida, desgastando muito os pneus e realizando um pit-stop adicional, o que entregou a vitória nas mãos de Charles Leclerc, da Ferrari. Norris foi apenas terceiro.

Azerbaijão

Lando Norris (Foto: AFP)

Após o que foi visto na Hungria e na Itália, a McLaren decidiu ser mais clara: anunciou que beneficiaria Norris na campanha pelo título, dando uma prioridade clara ao piloto inglês. E logo na primeira corrida da nova diretriz interna, Lando conseguiu surpreender ao ser eliminado no Q1 da classificação, largando apenas em 15º.

Norris fez uma boa recuperação, aliada também com o acerto da McLaren na estratégia, mas o quarto lugar foi muito pouco para o potencial do carro, especialmente com a vitória do companheiro Oscar Piastri nas ruas de Baku.

São Paulo

Lando Norris numa saída da pista que custou mais tempo após péssima relargada (Foto: Reprodução/F1)

Quando Norris acordou para a classificação de domingo em São Paulo, a desvantagem para Verstappen era uma das menores da temporada: 44 pontos. E o cenário daquele domingo chuvoso parecia mais agradável ainda ao inglês depois de cravar mais uma pole-position e ver o neerlandês surpreendido por uma eliminação no Q2 aliada com uma punição, largando de 17º.

No fim, Lando largou mal e caiu para o segundo lugar de cara, superado por George Russell. Conforme a chuva apertou, a McLaren tomou a péssima decisão de parar o piloto para colocar novos pneus intermediários. Eventualmente, a bandeira vermelha veio, Verstappen ganhou um pit-stop grátis e estava à frente do rival. Para piorar, Norris cometeu dois erros, escapando da pista e terminando apenas em sexto, enquanto Max venceu para praticamente sacramentar o tetracampeonato

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen conquista tetra na F1 com 5º lugar no GP de Las Vegas. Russell vence

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar