Entre os GPs de Miami e Mônaco, três equipes diferentes comemoraram vitórias na Fórmula 1. É algo que tem sido incomum na categoria

Em tempos de domínios absolutos na Fórmula 1, algo que dominou a ordem de forças dos campeonatos de maneira preponderante desde o começo dos anos 2010, o quão comum é que três equipes diferentes vençam provas consecutivas, como aconteceu nas provas de Miami, Emília-Romanha e Mônaco neste 2024? Não muito. E a maioria dos casos aponta ao menos uma anomalia que jogou o triunfo nas mãos de um sortudo pronto para aproveitar o rebote.

Na sequência deste 2024, acontecida antes do GP do Canadá do último fim de semana, Lando Norris levou a melhor em Miami, Max Verstappen ganhou em Ímola e, por fim, Charles Leclerc finalmente conquistou a primeira vitória dele em casa, o GP de Mônaco.

O GRANDE PREMIUM aproveita o momento e lista as dez últimas vezes em que aconteceu.

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Lewis Hamilton parabeniza Esteban Ocon pela vitória na Hungria em 2021 (Foto: Xavi Bonilla/DPPI)

F1 2021

Sequência 1 F1 2021 – GPs da Áustria, Inglaterra e Hungria
Verstappen (Red Bull), Hamilton (Mercedes) e Ocon (Alpine)

Antes do triunvirato de vencedores de 2024, a sequência de três em três estava em falta. Nada disso aconteceu nas temporadas 2023 ou 2022, e foi necessário retornar até 2021 para tanto. E aconteceu em duas oportunidades diferentes durante a perna europeia. A primeira começou na Áustria, nona etapa do campeonato, com direito a vitória de Max Verstappen e a Red Bull. A prova seguinte, na Inglaterra, contou com a recuperação de Lewis Hamilton, ganhando com a Mercedes numa prova em que ele e Verstappen se acharam e fizeram o Mundial explodir na briga pelo título.

A última prova foi justamente a da anomalia: Valtteri Bottas e Lance Stroll, em dois incidentes separados, causaram meia dúzia de abandonos dos primeiros colocados na largada, inclusive Verstappen. Hamilton ficou com a corrida na mão, mas um erro grotesco de estratégia da Mercedes causou a cena do heptacampeão sozinho na pista para a relargada. No fim das contas, a vitória caiu no colo de Esteban Ocon e da Alpine.

Max Verstappen vence GP dos Países Baixos de 2021 para delírio do ‘mar laranja’ (Foto: Beto Issa)

Sequência 2 – GPs dos Países Baixos, Itália e Rússia
Verstappen (Red Bull), Ricciardo (McLaren) e Hamilton (Mercedes)

A sequência seguinte começou duas corridas depois. Após a Hungria, Verstappen venceria de novo na não-corrida da Bélgica, em que jamais houve bandeira verde por conta da chuva, e em casa, no primeiro GP dos Países Baixos, em frente ao mar laranja. Aí, na Itália, a corrida se fez à feição da McLaren após Hamilton e Verstappen colidirem novamente.

Max acabou punido para a corrida seguinte, mas ambos abandonaram e deram a oportunidade de uma dobradinha laranja. Daniel Ricciardo venceu pela primeira e única vez pela McLaren.

O fim da série contou com Hamilton se recuperando na Rússia, mas sem facilidade. Na realidade, em dado momento, parecia que Norris levaria a melhor novamente com a McLaren. Mas a chuva caiu e bagunçou tudo. Hamilton ficou com a vitória.

Sergio Pérez foi um dos grandes nomes de 2020 na F1: e a primeira vitória é inesquecível (Foto: Racing Point)

F1 2020

Sequência 3 – GPs do Bahrein, Sakhir e Abu Dhabi
Hamilton (Mercedes), Pérez (Racing Point) e Verstappen (Red Bull)

A temporada 2020 contou com um domínio retumbante de Hamilton misturado com vários momentos em que a loucura se impôs e equipes diversas venceram. A única sequência de três em três, porém, aconteceu justamente nas últimas corridas do ano. A última vitória de Hamilton aconteceu no GP do Bahrein, encerrando as glórias do sétimo título. Mas Hamilton testou positivo para a covid-19 na semana seguinte e ficou fora do GP de Sakhir, realizado na mesma pista barenita, mas na configuração do anel externo.

Por lá, a corrida foi completamente bizarra. Verstappen e Leclerc bateram na largada e abandonaram, enquanto a Mercedes errou feio em pit-stops tanto de Bottas quanto de George Russell, que estreava na equipe como substituto de Lewis. Russell mesmo assim venceria, mas sofreu um furo de pneu e ficou sem a glória. Sergio Pérez, na corrida #190 na F1, ficou com a vitória pela antiga Racing Point, atual Aston Martin. O detalhe é que Pérez estava sem vaga para 2021, já defenestrado da equipe que vestia rosa. A vitória acabou fundamental para conquistar o espaço da Red Bull que detém até hoje. Por fim, Verstappen ganhou o GP de Abu Dhabi para a Red Bull e indicou o que viria no ano posterior.

Hamilton e a Hungria sempre se entenderam bem, como em 2019 (Foto: Mercedes)

F1 2019

Sequência 4 – GPs da Alemanha, Hungria e Bélgica
Verstappen (Red Bull), Hamilton (Mercedes) e Leclerc (Ferrari)

A temporada 2019 também contou com uma sequência deste naipe no meio do domínio da Mercedes. A primeira corrida da série foi a grande anomalia. Num chove-e-para alucinante em Hockenheim, os favoritos foram ficando para trás. Nico Hülkenberg passou a ter chances reais de vencer, mas cometeu um erro e abandonou. Verstappen, no fim das contas, levou a Red Bull à segunda vitória daquela temporada após 11 provas.

Na Hungria, logo em seguida, Hamilton conquistou o que era a oitava vitória do ano para a Mercedes. E, por fim, Leclerc ganhou na Bélgica num momento em que a Ferrari apontou como praticamente invencível por conta do motor nas pistas mais velozes. Ainda venceria o GP da Itália em seguida, logo antes da Ferrari ser punida por irregularidades.

Daniel Ricciardo venceu na China e fez o shoey (Foto: Red Bull Content Pool)

F1 2018

Sequência 5 – GPs do Bahrein, China e Azerbaijão
Vettel (Ferrari), Ricciardo (Red Bull) e Hamilton (Mercedes)

A temporada 2018 foi a de maior alternância de equipes vencedoras ao menos na última década, de longe. Isso porque Mercedes e Ferrari lutaram pelo título por parte do campeonato, enquanto a Red Bull acompanhava razoavelmente de perto e tinha ótimas condições de brigar em algumas pistas. Sebastian Vettel ganhou as duas primeiras provas do ano para a Ferrari, na Austrália e no Bahrein, justamente onde a sequência iniciou.

A prova seguinte foi na China, com enorme força da Red Bull e briga das três. Mas foi Ricciardo quem levou a melhor e ganhou para o time dos energéticos. Por fim, a primeira vitória da temporada veio na prova seguinte, no Azerbaijão, abrindo a história do que seria o quinto título dele e quinto seguido da Mercedes.

Daniel Ricciardo fez as pazes com Mônaco e venceu também em Monte Carlo (Foto: Red Bull Content Pool)

Sequência 6 – GPs de Mônaco, Canadá e França
Ricciardo (Red Bull), Vettel (Ferrari) e Hamilton (Mercedes)

O três em três seguinte começou em Mônaco, quando Ricciardo ganhou novamente. Foi a sensação de uma devolução da derrota na mesma pista no ano anterior, quando um erro da Red Bull tirou do australiano a chance de vencer. E mais uma vez houve drama, porque Ricciardo relatou problemas no motor e perda de potência ainda na primeira parte da prova. Como em Monte Carlo é praticamente impossível ultrapassar, ficou na pista e segurou a vitória por cerca de 50 voltas.

Duas semanas depois, Vettel venceria mais uma pela Ferrari. Hamilton daria o troco na França para ganhar de novo. Os dois brigavam firme pelo campeonato àquela altura, separados por somente 14 pontos após oito das 21 provas.

Na Alemanha, um erro de Vettel mudou os rumos do campeonato de 2018 (Foto: Reprodução/F1)

Sequência 7 – GPs da Áustria e Inglaterra e Alemanha
Verstappen (Red Bull), Vettel (Ferrari) e Hamilton (Mercedes)

E não é que as três corridas depois da França também seriam três times diferentes no lugar mais alto do pódio? Na casa da Red Bull, a Áustria, deu Verstappen. Mas as duas provas seguintes seriam absolutamente dramáticas para o campeonato e memoráveis para os anos seguintes na F1.

Vettel fez uma grande exibição na Inglaterra, interrompeu uma longa sequência de vitórias de Hamilton em casa e assumiu a liderança do campeonato. A percepção era de que Vettel havia conquistado uma quebra de saque importante, para usar jargão do tênis. Mas a prova seguinte era na casa de Seb, a Alemanha. E Vettel liderava a corrida após mais da metade da jornada, mas o começo da chuva causou confusão. A 15 voltas do fim, o tetracampeão tocou sozinho na brita, rodou e abandonou. Hamilton ficou com a vitória e começou a disparar no caminho do título.

A última vitória de Kimi Räikkönen na F1: Estados Unidos, 2018 (Foto: Ferrari)

Sequência 8 – GPs do Japão, EUA e México
Hamilton (Mercedes), Räikkönen (Ferrari) e Verstappen (Red Bull)

A sequência derradeira viria na parte final da F1 2018, já sem qualquer briga por caneco e sem Vettel envolvido. Hamilton se aproximava a galope do pentacampeonato. No Japão, deu mais um passo e ganhou a quarta prova seguida com a Mercedes.

Já o GP dos Estados Unidos ficou com a Ferrari, mas não com Vettel: com Kimi Räikkönen, na última vitória dele na F1. Por fim, Verstappen venceu pela segunda vez no ano e numa pista onde a Red Bull se mostrava superior. A prova terminou com a consagração do quinto título de Hamilton.

Em Montreal, Hamilton reagia no campeonato (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

F1 2017

Sequência 9 – GPs de Mônaco, Canadá e Azerbaijão
Vettel (Ferrari), Hamilton (Mercedes) e Ricciardo (Red Bull)

Assim como em 2018, a temporada 2017 também ensejou uma briga pelo título entre Hamilton e Vettel, Mercedes e Ferrari. A bem da verdade, apesar de 2018 ser lembrado como um campeonato de maior disputa, o duelo durou mais tempo no ano anterior. A primeira das sequências de três em três começou em Mônaco, quando Vettel ganhou a terceira dele na temporada para a Ferrari. Até aquele momento, vencera metade das corridas do ano.

A prova seguinte era no Canadá, e Hamilton também emendou a terceira vitória no campeonato. Das sete provas até aquele momento, cada um vencera três e Bottas ganhara uma corrida perdida no meio. Mas haveria um vencedor diferente na sequência: Ricciardo, de Red Bull. Foi nesta prova, em Baku, a fatídica batida proposital de Vettel na traseira de Hamilton durante intervenção do safety-car. Vettel achou que Lewis fazia um brake-test com ele, algo facilmente desbancado pelas imagens de TV. Seb acabou punido, Hamilton teve problemas mais tarde e a vitória ficou com Ricciardo.

Sebastian Vettel venceu o GP do Brasil em Interlagos pela terceira e última vez em 2017 (Foto: Ferrari)

Sequência 10 – GPs dos EUA, México e Brasil
Hamilton (Mercedes), Verstappen (Red Bull) e Vettel (Ferrari)

A última das nossas dez sequência aconteceu na perna americana da temporada. Hamilton venceu a última dele naquela temporada nos Estados Unidos, ficando a detalhes de conquistar o quarto título mundial e apagar de vez o fantasma do ano seguinte, quando perdeu o caneco para Nico Rosberg.

A confirmação do tetra de Hamilton veio na corrida seguinte, no México, mas sem a vitória. Verstappen foi quem venceu, no segundo triunfo dele e terceiro da Red Bull no campeonato. Vettel venceria pela última vez em 2017 no Brasil, a terceira vitória em Interlagos pela F1.

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