Mantendo a tradição, o GRANDE PREMIUM apresenta dez nomes que tiveram ótimos desempenhos em 2023, nos grids da F2, F3, FRECA e na F4 Italiana
O GRANDE PREMIUM dá continuidade a uma tradição anual nesta terça-feira (17): a lista dos principais destaques das categorias de base. A lista é feita com base no desempenho dos pilotos em 2023, mas não ignora, é claro, questões como tempo de categoria, idade e afins.
Ainda, não é um ranking apenas baseado em resultados, também envolve talento apresentado, performances como um todo. Por fim: são elegíveis para a lista os pilotos da F2, F3, FRECA e F4 Italiana, as quatro principais categorias de base da F1. E, claro, quanto mais próxima da F1, mais a categoria tem peso aqui, ou seja: F2 > F3 > FRECA > F4 Italiana.
Mesmo assim, é possível um piloto da F3 estar acima de outros destaques da F2, caso a performance tenha sido mais impressionante mesmo ponderando os pesos das categorias. Mesma coisa para alguém da FRECA na frente de F3 e F2, um piloto da F4 Italiana bem colocado e por aí vai.
Com apenas uma etapa para serem fechadas as temporadas de F2 e FRECA e com a F3 e a F4 Italiana já encerradas, o GRANDE PREMIUM apresenta seu ranking de jovens promessas com base nas performances de 2023:
10- Kacper Sztuka
Campeão da F4 Italiana com nove vitórias e uma campanha muito bonita, Sztuka só não está mais alto aqui na lista porque conquistou o título em seu terceiro ano de categoria, enquanto os dois grandes rivais eram estreantes em campeonatos completos por lá. A diferença de experiência era colossal ali, isso tem de ser levado em conta. Ainda assim, tem só 17 anos e pode salvar o esporte a motor polonês de uma fase bem ruim.
9- Ugo Ugochukwu
Aos 16 anos, Ugochukwu é uma das principais esperanças do esporte a motor americano. De contrato assinado com a academia de jovens da McLaren desde o kart, Ugo é muito rápido, mas ainda não bateu no teto que pode atingir nos monopostos. Vice-campeão da F4 Italiana, venceu três corridas, mas, como a expectativa era de título em 2023, fica um pouquinho abaixo de onde poderia estar se a lista falasse apenas de talento natural.
8- Arvid Lindblad
Arvid é uma promessa mundial também desde o kart. Com 16 anos recém-completados, é alguns meses mais jovem que Ugo e chegou em 2023 com menos quilometragem nos monopostos que o rival. Terminou a F4 Italiana em terceiro, com viés enorme de baixa na reta final, mas impressionou com seis vitórias no ano, inclusive varrendo a rodada tripla de Monza. Faz parte do programa de jovens da Red Bull, um dos mais promissores de lá, inclusive.
7- Martinius Stenshorne
Stenshorne foi uma das belas surpresas de 2023. Com o vice-campeonato da FRECA encaminhado, o norueguês vai tendo um desempenho bem acima do esperado, já que não dava tantos sinais positivos assim em 2022, quando frequentou os grids de F4 mundo afora. Pela equipe R-Ace, venceu quatro corridas no ano e, por mais que tenha cometido alguns erros, apresentou evolução nítida e boa velocidade. Tem 17 anos, é agenciado por Nicolas Todt e logo deve pintar em alguma academia de jovens.
6- Franco Colapinto
Ótimo piloto, viu? Aos 20 anos, Colapinto está maduro para dar o passo para a F2 e, sem dúvidas, deve fazer os argentinos sonharem com a volta ao grid da F1. Falta orçamento ali, mas o talento existe e é nítido desde o título da F4 Espanhola em 2019. Franco foi quarto colocado na F3 2023, mesmo guiando por uma MP que é claramente inferior no comparativo com Prema e Trident. Bela temporada, marcada pela entrada na academia de jovens da Williams.
5- Frederik Vesti
Campeão da FRECA em 2019, Vesti estava precisando de uma temporada forte como a que vive na F2 2023. Esperança de futuro da Mercedes, o dinamarquês ainda tem de apresentar maior regularidade, só que segue com chances até de título em 2023, o que seria impactante e até surpreendente. É bom, mas possivelmente estaria pior que em quinto aqui se a conta não fosse apenas do campeonato atual.
4- Zak O’Sullivan
18 aninhos, membro da academia de jovens da Williams e ótimo piloto. O’Sullivan é responsável por enormes expectativas para o futuro do automobilismo inglês e tem tudo para seguir marchando rumo à F1 em breve. Foi vice da F3 em seu segundo ano na categoria, venceu quatro corridas, mais que qualquer outro piloto no campeonato atual.
3- Andrea Kimi Antonelli
Andrea Kimi Antonelli talvez seja o nome mais quente da jovem geração de pilotos. Não é exagero dizer que só não lidera a lista porque disputou o ano na FRECA, que tem peso bem menor que F2 e F3. Ainda assim, é top-3 aqui. Campeão da F4 Italiana em 2022, faturou a FRECA com uma etapa de antecedência em um grid relativamente forte. A Mercedes confia tanto no italiano que, talvez, o garoto de 17 anos já passe direto para a F2.
2- Théo Pourchaire
Pourchaire deve ser campeão da F2 apenas em seu terceiro ano de categoria e isso, naturalmente, atrapalha um pouco, mas o francês é inegavelmente muito rápido. Campeão da F4 Francesa, da F4 Alemã e vice da F3, é piloto da academia da Sauber e tinha tudo para estar na F1, mas o desempenho anterior na F2 comprometeu um pouco. Ainda assim, tem só 20 anos e é nome forte para a chamada ‘silly season’ de 2025.
1- Gabriel Bortoleto
F3 não é F2, claro, mas o desempenho de Bortoleto foi estupendo. Estreante numa categoria tão forte, o brasileiro sobrou, venceu as duas primeiras corridas longas e administrou com maestria a temporada toda. Grande talento desde os tempos do kart, Gabriel assinou com a academia da McLaren e começa a trilhar um caminho fortíssimo para, um dia, chegar na F1. É o grande piloto da base em 2023, o paulista de 19 anos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube