Pegando o gancho dos lançamentos dos carros da Fórmula 1 2022 e com os testes de pré-temporada chegando, eis aqui no GRANDE PREMIUM uma lista com 10 pinturas 'diferentonas' de carros de testes ou mesmo só para um shakedown na F1

FÓRMULA 1: É HORA DE ACABAR COM OS LANÇAMENTOS DE CARROS?

O lançamento dos carros da Fórmula 1 é muito interessante, sobretudo, quando as equipes sofrem por mudanças no regulamento. As alterações aerodinâmicas sempre são os pontos focais. No entanto, há um outro detalhe — detalhe gigantesco, diga-se de passagem — também muito esperado, principalmente pela criatividade dos times do grid: as pinturas. Nunca são unanimidade, mas causam grande reboliço quando as mais ‘diferentonas’ aparecem.

Aqui nesta lista do GRANDE PREMIUM estão algumas delas — para ser mais exata, 10. Não as dos carros oficias, mas as de testes de pré-temporada ou de apenas um dia de shakedown. Algumas causaram estranheza, outras foram icônicas, e ainda há aquelas que muitos desejaram como oficial…

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O carro de testes da McLaren de 1997

O carro de testes da McLaren em 1997 (Foto: Reprodução)

Anos 90. McLaren. É quase impossível imaginar um carro da equipe sem o vermelho e branco. Mas nos testes de pré-temporada de 2007 isso aconteceu. A McLaren daquele ano apareceu com o tom de laranja brilhante que, embora seja presente na Fórmula 1 atual, era mais comum nos carros dos anos de 1960 e 1970. No entanto, mais tarde, o carro daquele campeonato seria, pela primeira vez, todo prateado, com detalhes em vermelho.

O carro de testes da Red Bull de 2015

O carro de testes da Red Bull em 2015 (Foto: Reprodução)

Este foi um carro muito memorável da Red Bull pela camuflagem preta e branca. Foi uma referência aos navios aliados durante a primeira e segunda guerra mundial. A missão dos taurinos em esconder praticamente tudo foi bem-sucedida, embora um detalhe ou outro pudessem ser visualizados. Mais tarde, em 2015, a Red Bull seguiu seu padrão de cores: azul, amarelo e vermelho.

O carro do shakedown da Alfa Romeo de 2019

O carro usado pela Alfa Romeo em 2019, durante shakedown (Foto: Reprodução)

Um carro recente, é verdade. Mas a Alfa Romeo chegou às pistas em Fiorano com uma pintura bem diferenciada: um vermelho bem escuro com detalhes em preto. Segundo a equipe, foram cores escolhidas como referência ao Dia dos Namorados, inclusive, com o emblema oficial da equipe. Para aquele ano, no entanto, o time de Hinwil voltou às suas já conhecidas cores: um vermelho puxado para o bordô em conjunto com o branco.

O carro de testes da Williams de 2014

O carro de testes da Williams em 2014 (Foto: Reprodução)

O carro de testes da Williams de 2014 teve um azul muito parecido com o que a equipe de Grove vai utilizar em 2022: um tom bem escuro. Isso aconteceu por causa do acordo com a Martini, que ainda estava em andamento no início daquele ano. Só que o ‘carro real’ foi bem diferente. Teve uma pintura toda branca, com detalhes em azul e vermelho.

O carro do shakedown da Red Bull de 2018

O carro usado pela Red Bull em 2018, durante shakedown (Foto: Reprodução)

Este também é um carro recente. A Red Bull aproveitou para usar naquele ano uma camuflagem digital, projetada em azul e cinza, dando um ar de elegância e agressividade. Mas durou pouco. Aliás, por apenas um dia. Isso porque o carro foi utilizado apenas para um shakedown. O ‘carro real’ seguiria, na verdade, as mesmas cores de sempre: o azul, vermelho e amarelo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram

O carro de testes da Force India de 2008

O carro de testes da Force India em 2008 (Foto: Reprodução)

Um carro muito diferente dos antes já vistos. Após a aquisição da Spyker por Vijay Mallya, a equipe decidiu ir para os testes de pré-temporada com um trio de cores elegantes: bordô, branco e detalhes em dourado. Mas a realidade do carro durante a temporada regular foi muito diferente, com um tom bem mais quente de laranja/vermelho.

O carro de testes da Spyker de 2007

O carro de testes da Spyker em 2007 (Foto: Reprodução)

Para homenagear suas raízes holandesas, a Spyker apareceu nos testes de pré-temporada com um laranja forte e brilhante. Mas, em fotos e transmissões de TV, a cor parecia mais avermelhada, o que não era o objetivo da equipe. Por isso, na temporada regular, eles voltaram para o já conhecido laranja, menos vibrante, é verdade, mas que deixava bem claro as cores do carro.

O carro de testes da Honda de 2007

O carro de testes da Honda em 2007 (Foto: Reprodução)

Simples, elegante e bonito. O carro de testes da Honda apareceu com uma proposta totalmente diferente. Até porque, durante a temporada regular, a equipe quis um carro ecologicamente correto, optando por uma pintura um tanto quanto inovadora e bem ‘diferentona’.

O carro de testes da Renault de 2002

O carro de testes da Renault em 2002 (Foto: Reprodução)

O azul e amarelo da Renault nos anos 2000 é muito icônico. Mas nos testes de pré-temporada de 2002, a escuderia francesa apostou num amarelo bem forte acompanhado da cor branca. Um visual bem simples, é verdade, mas muito charmoso.

O carro de testes da Red Bull de 2004

O carro de testes da Red Bull em 2004 (Foto: Reprodução)

Antes de iniciar sua primeira temporada na Fórmula 1 em 2005, a Red Bull já começou seus testes ao final de 2004. E a proposta de carro foi muito interessante. Inspirado na marca de energéticos, logo depois da aquisição da Jaguar Racing, o carro apresentado se assemelhava à uma lata. No entanto, foi modificado para a temporada regular, quando os taurinos optaram por sua cores icônicas na F1: azul, vermelho e amarelo.

AS 10 VEZES QUE A FIA INTERFERIU (E MUITO) NAS CORRIDAS DA FÓRMULA 1

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar