O GRANDE PREMIUM traz um 10+ diferente para esquentar os motores para a maior corrida do planeta: quem são os principais favoritos à vitória na edição 2024 da Indy 500?
É semana de Indy 500, e o GRANDE PREMIUM não poderia ficar de fora. Em uma tarefa sempre para lá de árdua, afinal, Indianápolis é conhecida por ‘escolher seus vencedores’, a tentativa é apontar os dez pilotos que parecem ter mais chances de triunfar na edição 2024 da prova mais importante do mundo.
Antes de iniciarmos a lista, as menções honrosas, afinal, foi difícil deixar de fora nomes que já venceram a prova, como Marcus Ericsson, Ryan Hunter-Reay e, principalmente, Takuma Sato. Além deles, caras como Kyle Larson, que estão voando na preparação, também acabaram cortados da relação, tamanha a dificuldade para apontar um top-10.
SCOTT MCLAUGHLIN
Melhor resultado na Indy 500: 14º (2023)
O pole de 2024 já teve duas grandes temporadas na Indy, mas ainda está atrás do primeiro grande resultado nas 500 Milhas de Indianápolis. Largando na frente, o neozelandês tem ótimas chances, especialmente porque a Chevrolet parece em considerável vantagem em relação a Honda e Penske, portanto, naturalmente, é a principal força da montadora.
WILL POWER
Melhor resultado na Indy 500: 1º (2018)
Se no começo da carreira o australiano parecia alérgico a ovais, isso mudou radicalmente de uns anos para cá. Power era fortíssimo candidato à pole, ela escapou, mas a vitória é muito possível também. Num duelo contra McLaughlin, por exemplo, tende a levar vantagem na experiência e no histórico. Surge como um dos maiores candidatos ao triunfo.
JOSEF NEWGARDEN
Melhor resultado na Indy 500: 1º (2023)
Talvez o grande favorito à vitória. Mergulhado no escândalo do push-to-pass com a Penske, o americano precisa de um resultado histórico para tentar virar a página. E parece ter ótimas condições para tal: Chevrolet, Penske, currículo. É craque nos ovais, atual vencedor da prova e também tende a ficar em vantagem diante de McLaughlin. Possivelmente também diante de Power. Já liderou o treino livre pós-classificação, inclusive.
PATO O’WARD
Melhor resultado na Indy 500: 2º (2022)
De bumpado junto com Fernando Alonso em 2019 até hoje, muita coisa mudou na vida de O’Ward, um dos pilotos mais badalados do grid da Indy. O mexicano tem contra ele a força absurda da rival Penske, claro, mas também a pecha que carrega junto com a McLaren de bater muito na trave. Chegou a hora de fazer o gol.
ALEXANDER ROSSI
Melhor resultado na Indy 500: 1º (2016)
Se Pato começou a trajetória na Indy 500 sendo bumpado, Rossi iniciou ela simplesmente vencendo enquanto novato, em uma das maiores zebras da história da prova. O americano viveu uma montanha-russa depois daquilo, teve um ápice importante, tornou-se uma das referências em ovais pela agressividade, mas escorregou também com uma série de trapalhadas. Hoje na McLaren, tem chance viva com a Chevrolet de voltar a vencer no IMS. É nome forte do time ao lado de O’Ward e Larson.
SANTINO FERRUCCI
Melhor resultado na Indy 500: 3º (2023)
Para quem não é muito do mundo da Indy, ver Ferrucci aqui pode soar completamente absurdo, mas a explicação é clara: o cara é bom de oval e, em Indianápolis, melhor ainda. O retrospecto de Santino no IMS é uma coisa de doido, com cinco participações na prova mais tradicional do planeta e cinco top-10. Isso correndo por Foyt, Dale Coyne, DRR… Não duvide de Santino levando a pequena Foyt à glória, não.
COLTON HERTA
Melhor resultado na Indy 500: 8º (2020)
Colton tem um pouco da pecha de Pato de ficar no quase, de perder boas chances, mas o fato é que o americano parece o elo mais forte de uma Honda combalida na Indy 500 2024. Andou forte na classificação, foi destaque no treino livre que simulou a corrida nesta segunda-feira. Pode aparecer lá na frente com a Andretti, sim.
ÁLEX PALOU
Melhor resultado na Indy 500: 2º (2021)
O nome mais forte da Indy na atualidade. O catalão chegou e estragou o que poderia ser uma dinastia de Newgarden na categoria, já é bicampeão e fortíssimo candidato ao tri. Em Indianápolis, tende a sofrer mais pelo que a Ganassi ainda não apresentou em 2024 no IMS, mas nunca pode ser descartado. Quase, muito quase, venceu a corrida em 2021, na quarta vez de Helio Castroneves.
HELIO CASTRONEVES
Melhor resultado na Indy 500: 1º (2001, 2002, 2009 e 2021)
O homem é autoridade máxima em Indianápolis. Veteraníssimo, Helio segue na ativa no IMS e vai em busca do penta, algo que ninguém nunca conseguiu fazer. A Meyer Shank melhorou bastante em 2024 e, mesmo que não tenha ainda aparecido tão bem na Indy 500 2024, tem currículo com o próprio brasileiro por lá. Não pode ser carta fora do baralho nunca, nunca.
SCOTT DIXON
Melhor resultado na Indy 500: 1º (2008)
É curioso como Dixon, um vencedor de Indy 500, tem fama de azarado em Indianápolis. É que o neozelandês é tão fenômeno da categoria que, realmente, ter ‘só’ uma Indy 500 no currículo não faz jus. Larga em uma desconfortável 21ª posição e tem nas mãos uma Ganassi que é brilhante sempre, porém parece mais apagada na edição de 2024 do IMS. Mas Indy 500 é Indy 500, e a magia pode acontecer no domingo. Impossível deixar Scott de fora da lista.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube