Lewis Hamilton coleciona insucessos em 100% das corridas de classificação na história (todas as duas)

As corridas de classificação – ou sprint, como quiser chamar – estão sendo testadas na Fórmula 1 em 2021 como uma forma de encontrar uma dinâmica diferente na categoria. Quem sabe, também como uma forma de mudar um pouco o equilíbrio de forças dos GPs. Na prática, até agora serviram principalmente para acabar com a paz de um piloto: Lewis Hamilton.

Na prova sprint para o GP da Itália neste sábado, 11, parecia um dia para a Mercedes se dar bem. Os carros pretos são os mais rápidos do fim de semana e as 18 voltas a mais serviriam para o time garantir mais alguns pontos, ainda que poucos. Tudo isso na teoria.

Quer dizer, Valtteri Bottas, correndo com o aviso de demissão no bolso, fez mais do que o esperado: com o melhor tempo na classificação de sexta, largou bem na classificação e ficou com a vitória, digo, com a pole position.

Só que a função do finlandês era ser o escudeiro de Hamilton, que largou pessimamente e se viu atrás da Red Bull de Max Verstappen, das duas McLarens e até (por poucos instantes) da Toro Rosso de Pierre Gasly. A prova curta, os carros e a pista, depois, inviabilizaram uma recuperação.

Hamilton ficando para trás logo após a largada da corrida de classificação (Crédito: Twitter/@F1)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Resultado? O hepcatampeão não só perdeu três (ou dois) pontos garantidos, como irá largar apenas em quarto no domingo.

Tem mais: como Bottas terá que ser penalizado por mudanças em seu carro, Max Verstappen largará na posição de honra e terá caminho aberto para ganhar um GP que, na teoria, era dos adversários.

Neste momento, Hamilton teve estar no motorhome xingando mentalmente Ross Brawn o Liberty Media pela ideia da corrida sprint. Na primeira vez que o modelo foi utilizado, no GP da Inglaterra, o piloto viu o melhor tempo da classificação virar um segundo lugar na corrida de sábado.

O sábado foi de Bottas, que deverá largar no fim do grid no domingo (Crédito: Twitter / @MercedesAMGF1)

Lewis, que tem grandes números e um ótimo aproveitamento na Fórmula 1, viu um formato no qual tem 100% de insucessos – ainda que usado apenas duas vezes. Resta, claro, a autocrítica: será culpa da sprint ou do piloto, que ainda não entendeu como proceder nessas horas ou simplesmente tem errado quando não deve?

Vamos ver, agora, como será o desmembramento desses acontecimentos amanhã, 12, no GP da Itália real oficial.

Já a corrida de classificação retorna em 13 de novembro, no fim de semana do GP de São Paulo. Hamilton espera ter melhor sorte no Brasil.

Leia mais:

Quem fica com a segunda vaga na Alfa Romeo em 2022?
GP da Holanda só engana e F1 ainda deve uma corrida

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar