Com 100% de aproveitando no pós-férias da categoria, Charles Leclerc é o melhor piloto da Fórmula 1 neste momento - mas tirar a diferença na luta pelo título é quase impossível

A essa altura, pode parecer repetitivo elogiar a performance de Charles Leclerc. Afinal, o piloto da Ferrari venceu as duas últimas corridas e, neste sábado (21), alcançou a quinta pole na temporada, no GP de Singapura. Mas não é exagero: o monegasco consegue manter o grande momento justamente em um circuito travado, que todos previam beneficiar mais a Mercedes.

É possível até fazer um recorte dentro dos resultados do ano. Considerando apenas o pós-férias da F1, Leclerc tem o aproveitamento de 100%. Fez todas as poles (três) e teve todas as vitórias (duas) possíveis dentro deste pequeno recorte.

Se fosse no futebol, poderíamos dizer que o piloto é o líder do segundo turno.

Leclerc comemora a quinta pole no ano, a terceira após as férias da F1

O resultado deste sábado também coloca mais alguns elogios e qualidades na prateleira de Leclerc. O circuito de Marina Bay é travado e com o muro muito próximo, convidando o piloto ao erro, mesmo que pequeno – o que aconteceu, na classificação, com o tetracampeão mundial Sebastian Vettel e com o pentacampeão Lewis Hamilton. A volta quase impecável acabou vindo justamente do mais novo entre os quatro pilotos de Ferrari e Mercedes. Para mostrar que um bom momento atrai mais bons momentos.

O inverso é verdadeiro, também. Vettel se afunda ainda mais em sua fase ruim. Sem vencer desde o GP da Bélgica do ano passado, o alemão chegou a ensaiar a conquista da pole no Q3, mas errou no começo da volta e se viu superado pelo companheiro. Ele, que já foi o novato desafiador, se vê cada vez mais desafiado pelo novato do carro #16. Podemos diz que ele sentiu a pressão.

Claro, classificação não vale nada – ainda que a prova em Singapura costume beneficiar quem larga na frente. Nesse cenário, Lewis Hamilton não pode ser descartado. As Flechas de Prata ainda são consideradas os melhores carros e as temperaturas amenas da noite asiática também ajudam. A diferença entre os dois primeiros não foi tão grande hoje (0s191), o que ajuda nessa perspectiva.

Hamilton não é carta fora do baralho: o inglês ainda está na briga pela vitória

Isso abre três cenários para o domingo. Se houver uma recuperação e vitória do inglês, o hexacampeonato fica cada vez mais garantido. No ano passado, a essa mesma altura do ano, Hamilton tinha 30 pontos a mais que o então segundo, Vettel, no Mundial de Pilotos. Neste momento, o #44 tem 63 de vantagem – sendo que o vice-líder é seu próprio companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Ele pode se dar o luxo de nem mais lutar pelas vitórias para ter os resultados que necessita para conquistar esse hexa. O que deve ser justo: no geral, o inglês é o melhor piloto do ano.

Caso Leclerc faça valer a vantagem da pole e vença a corrida, não só bota mais pressão em Vettel como mostra para a Ferrari que é ele, sim, o primeiro piloto do time. A torcida ferrarista vai se inflar ainda mais, mas o sonho de um título continuará distante. São 102 pontos atrás de Hamilton, que pouco erra e tem um carro que pouco quebra. 

A terceira possibilidade é uma vitória de Vettel. O alemão precisa de uma conquista relevante, mostrando que ainda é um campeão mundial que merece respeito da torcida e da própria equipe. Por mais que o pentacampeonato continue um sonho distante, ficar à frente de Leclerc neste momento pode ter impacto na temporada 2020 dentro da Ferrari. 

Independente do que acontecer amanhã, o hoje é totalmente de Charles Leclerc. O monegasco vive um momento de sonho para qualquer um que sonha, um dia, correr na Fórmula 1.

Leia mais:

Nasce uma estrela

– O mundo gira, o Vettel roda

– Em busca do segundo sonho europeu

– Projeto 2021

– Ele deixou o automobilismo e foi lutar pela preservação da natureza

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar