Primeira volta do GP da Inglaterra de 2021 tem tudo para se tornar um dos grandes exemplos da briga Verstappen x Hamilton

Vimos, neste domingo (18), a história sendo feita em Silverstone. A primeira volta do GP da Inglaterra de 2021 foi não só empolgante, mas marcante – e tem tudo para ser a grande representação da briga entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Agora, depende apenas dos dois para saber qual será a real dimensão dessa disputa no panteão de campeões da Fórmula 1.

A briga entre eles tem tudo aquilo que deve permear uma boa polêmica: dois pilotos arriscando tudo, disputa importante dentro da luta pelo título, um toque e um desfecho que divide os fãs. Afinal, de quem foi a culpa? Isso se você achar que houve um culpado, claro.

De qualquer forma, é fato que Verstappen tinha muito mais a perder ali. O holandês tem o melhor carro, poderia ser ultrapassado e recuperar depois, enquanto o heptacampeão teria praticamente dado adeus às chances de vitória se não arriscasse – o que seria péssimo na luta pelo título.

Verstappen escapa após o toque com Hamilton (Foto: reprodução / Twitter @F1)

O ruim, mesmo, é que seria interessante ver aquela briga continuando por mais algumas curvas, quiçá por mais algumas voltas. Afinal, trata-se da representação na pista da luta pelo campeonato.

Mas, voltando para o aspecto histórico. Quando lembramos de grandes disputa na F1, eventualmente aquelas que mais marcam época são as que rendem as melhores brigas polêmicas na pista. Ayrton Senna versus Alain Prost é a mais famosa para nós, brasileiros, mas tem também Michael Schumacher x Damon Hill, Ayrton Senna x Nigel Mansell e Lewis Hamilton x Fernando Alonso, só para ficar em alguns exemplos.

A última vez que vimos algo assim foi entre Hamilton e Nico Rosberg, em 2016 – quando o alemão partiu com tudo contra o companheiro de equipe, culminando naquele acidente no GP da Espanha de 2016, o da primeira vitória de Verstappen.

Ok, Sebastian Vettel tentou se colocar nessa posição nos anos seguintes, mas a realidade é que o tetracampeão e a Ferrari nunca conseguiram estar no mesmo nível de Hamilton e a Mercedes – e os momentos marcantes envolvem mais os erros dos italianos e do alemão do que qualquer coisa.

Agora, a Red Bull tem claramente o melhor carro de 2021, e Max está em seu auge. Porém, Hamilton é extremamente combativo e a Mercedes pouco erra. O resultado não é apenas essa primeira volta que vemos hoje, mas a recuperação do inglês, que venceu o GP da Inglaterra mesmo com as adversidades e a punição de 10 segundos.

Quem ganha com isso somos nós, vendo a história sendo feita mais uma vez.

Leia também:

+ A tradição mudou, resta saber se foi para melhor
Max Verstappen x Nico Rosberg
Volta mais rápida e qualifying race em uma F1 já imprevisível
Invenção de moda

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar