Negócios envolvendo o futuro da Stock Car e novos rumos da Fórmula 1 movimentaram a semana (e muito dinheiro) no automobilismo mundial

Na semana da prova mais importante do automobilismo brasileiro, o que se viu foram diferentes Corridas dos Milhões. A movimentação de dinheiro nos últimos dias atingiu da Stock Car à F1, nem sempre com a promessa de boas perspectivas. Enquanto os carros de turismo viram o término do vitorioso ciclo da Red Bull, Bernie Ecclestone tem como novo patrão o grupo Liberty Media. Tudo, claro, com muita grana envolvida.

As principais categorias estiveram em ação no último fim de semana com bons pegas e não ficaram de fora dos destaques dos últimos dias, mas a intensa movimentação financeira chamou atenção seja pela perspectiva positiva ou negativa para a continuidade de cada esporte a motor. Essas idas e vindas podem alterar significativamente os resultados das pistas já no próximo ano.

Tudo isso ainda sem falar no futuro sombrio dos pilotos brasileiors nos grandes centros. Com a despedida de Felipe Massa e ainda a falta de confirmação de Felipe Nasr para o próximo ano, o País não tem um piloto sequer garantido para a F1 – o brasiliense caminha para uma renovação com a própria Sauber e também conversa com Renault e Williams.

Saída da Red Bull no início da semana levantou preocupações quanto ao futuro da Stock Car (Cacá Bueno em Interlagos (Foto: Bruno Terena/Red Bull))

E foi exatamente na esteira do adeus de Massa que a saída da Red Bull deixou todos atônitos. A semana começou como o pior dos mundos para quem tem velocidade nas veias. A marca taurina já sinalizava a possibilidade de mudanças profundas para o próximo ano, ainda mais com a saída da Sky, outro forte apoiador na equipe de Andreas Mattheis.

Dito e feito. Na segunda-feira (5), a marca dona de 27 vitórias, 27 poles, dois títulos de equipes e três de pilotos anunciou a retirada de seus touros vermelhos do grid. Apesar disso, a empresa de bebidas energéticas segue como patrocinadora pessoal de três pilotos que estão diretamente envolvidos nas mudanças: Cacá Bueno, que vai ocupar o lugar justamente de Felipe Fraga na Cimed Racing, e Daniel Serra, que assim como Fraga ainda não anunciou onde vai correr.

Na última sexta, o Grande Prêmio relevou em primeira mão que a Stock Car renovou contrato com a TV Globo até 2018 e com o SporTV até o fim de 2020.
(Divulgação/Stock Car)

Nova Fórmula 1 deve oferecer mais entretenimento do que apenas carros que soltam faísca (Getty Images/Red Bull Content Pool)

Dos milhões de reais para os bilhões de dólares, a F1 também passará por mudanças. Ao contrário do que se vislumbra para a Stock Car, a mudança tende a ser positiva, sobretudo, se levado em conta o aspecto do entretenimento. O Liberty Media comprou a Formula One Group por US$ 8 bilhões em pleno 7 de Setembro para nós brasileiros.

De prático, fora as contas acionárias, a tendência é ver uma F1 menos sisuda ao público. Se o show não pode parar, o grupo de John C. Malone sabe mais que colocar faíscas nos carros. Nas mãos do norte-americano, sobretudo após a saída definitiva de Ecclestone, que deve acontecer em três anos, a principal categoria do automobilismo será mais moderna. Pelo histórico da empresa, estará mais ligada às redes sociais, transmissões por internet, interatividade com os fãs e até mesmo casas de apostas. Tudo em prol do entretenimento de quem gosta e consome o produto.

Além disso, deve exigir de suas empresas televisivas, mais espaço, atenção e por que não carinho ao longo da programação. Caso a emissora não esteja no seu próprio guarda-chuva, a simples concorrência tende a ser positiva na hora da negociação.

Ainda sobre as transmissões por internet, o Grande Prêmio anunciou na última quinta um importante acordo. Pela primeira vez, o principal portal de automobilismo da América Latina se tornou o canal de exibição do Campeonato Brasileiro de Turismo. A estreia aconteceu nesse sábado com a etapa de Interlagos

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar