Com o modo 'Mario Kart' já em voga na FE, única das grandes categorias a ir à pista até aqui em 2019, por que não relembrarmos curiosidades deste clássico jogo, que consegue influenciar até a vida real?
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Apenas uma categoria entre as principais do esporte a motor mundial já voltou às pistas em 2019: a Fórmula E. Com isso, tivemos a chance de observar as primeiras aparições do 'modo Mario Kart', ou o 'modo ataque', como acabou popularizado (e que consiste em uma zona de ativação de potência, fora do traçado comum, em que os pilotos passam por três sensores e ativam o modo por meio de um botão. Assim, os pilotos perdem tempo antes de alcançarem a maior potência).
As primeiras impressões, porém, não foram das mais positivas. Flavio Gomes, por exemplo, analisou a novidade como "infantil" e um erro da FE.
Mas, veja bem, qual o problema em um pouco de infância nos dias atuais?
Por isso, o GRANDE PREMIUM leva seu leitor, agora, ao mundo do Mario Kart. Aliás, do Super Mario Kart, a primeira versão do jogo que, hoje, já conta com NOVE. Sabia disso? Se sim, ótimo. Se não, fica aí a curiosidade!
A partir daqui, também, me permito usar a primeira pessoa na escrita, algo não muito usual no jornalismo. É só para poder contar a primeira curiosidade do texto, e que explica minha paixão pelo jogo.
Em 2016, uma casa noturna de São Paulo apostou numa série de festas temáticas – sobre videogame. Em uma delas, foi marcado um campeonato de Mario Kart 64, a segunda edição do jogo. Eu topei a ideia e, mesmo não gostando, nem um pouco, de baladas, fui disputar.
Na semifinal, lembrei os tempos de Minardi na F1 e levei uma volta (eram duelos um contra um). Eis que, no desespero, comecei a ativar o meu 'modo Mario Kart', muito antes da FE. Em certos trechos, ativei a potência máxima, comecei a cortar vantagem e, para delírio da plateia (não muito grande, pois era um campeonato de Mario Kart, veja bem), virei no final e fui para a decisão.
Perdi. Mas, meses depois, a mesma festa fez um campeonato de Super Mario Kart – o original. Nesse, fui campeão. E meu amor pelo jogo, que já era grande, se tornou eterno. A ponto de torcer para que o 'modo ataque' dê muito certo entre os carros elétricos. Só para que a memória do meu jogo preferido não se esvaia…
Este sou eu comemorando a vitória na final do campeonato (e na Rainbow Road, a pista mais complexa!).
Sim, eu usei o Toad para jogar. Como faço desde que ganhei um Super Nintendo, em 1996.
(mario kart)
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Vamos começar com alguns números?
Super Mario Kart foi lançado há 26 anos e meio, no dia 27 de agosto de 1992. Desde então, foram vendidas mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo.
O jogo entrou em 18 listas de melhores jogos da história desde então – mas, claro, não listas aleatórias feitas por qualquer um, e sim listas de sites e revistas especializados, como IGN, Edge, GameSpot, Slant, Next Generation e mais.
São 8 personagens disponíveis, sendo eles: Mario, Luigi, Bowser, Peach, Toad, Koopa Troopa, Donkey Kong Jr. e Yoshi.
Já pistas são 20: quatro versões do Mario Circuit, três da Donut Plains, três da Ghost Valley, três da Bowser Castle, duas da Choco Island, duas da Koopa Beach, duas da Vanilla Lake e, claro, a mais famosa, a Rainbow Road.
E os itens? O fator mais clássico do Mario Kart teve, em sua versão inicial, nove itens. Claro, a estrela que inspirou o 'modo ataque' da FE já estava lá. Ao seu lado estavam os cascos vermelho e verde, a banana, o cogumelo, a moeda, a pena, o fantasma (Boo) e o raríssimo raio.
São três níveis disponíveis: 50cc, 100cc e 150cc – o 'Mirror Mode', aberto em 150cc quando o restante do jogo foi completado, só chegou em versões seguintes. Também são quatro campeonatos: Mushroom Cup, Flower Cup, Star Cup e Special Cup.
Existem três itens do jogo que não podem ser utilizados, só o computador: cogumelos envenenados, utilizados por Toad e Peach para diminuir os adversários de tamanho; ovo, usado or Yoshi para que os adversários rodem; e a bola de fogo do Bowser, que joga os rivais para o lado.
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Recordes Mundiais
Sim, existem recordes mundais catalogados para um jogo que foi lançado em 1992. E sim!, eles são registrados até hoje. O mais recente, inclusive, é de 19 DE JANEIRO DE 2019! Sim, quatro dias antes dessa matéria ir para o ar!
Antes de contar qual é este recorde, porém, vamos por partes: a primeira é sobre o vídeo acima, que é do recorde mundial da Rainbow Road, conquistado por um holandês que joga com o codinome KVD em 9 de janeiro de 2018. A marca é de 1min23s62 e, se você assistir ao vídeo, verá que isso inclui FICAR POR MUITO TEMPO FORA DA PISTA. É muita loucura!
Porém, este recorde é da versão NTSC, já que também existe a PAL. O que é isso?
NTSC é o National Television System Committee, criado nos EUA e com resolução mais baixa, por exemplo, mais limitada. A PAL (Phase Alternating Line) é a usada no Brasil e criada na Europa, com imagem mais definida.
Para o recordista KVD essa é uma diferença fundamental: se tem a melhor marca da pista mais famosa no NTSC, no PAL ele "só" tem a melhor marca de uma volta rápida, não da prova inteira, que consiste em cinco voltas.
Abaixo, o recorde mais recente: há poucos dias, um jogador de codinome ScouB, da França, anotou uma volta na Koopa Beach 2 em 9s98. E, como você pode perceber aoa assistir, isso inclui COMPLETAR A VOLTA POR BAIXO DA ÁGUA.
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A lista de recordes é bem longa e pode ser conferida no site MKWRS (ou Mario Kart World Records). Mas o GP* traz alguns outros pontos curiosos para você:
– O recorde mais duradouro é de 2006 e, no momento em que este texto é escrito, já tem 4407 dias de vida: é do nosso amigo KVD, que completou a volta da Ghost Valley 1 em 11s65 há quase 13 anos.
– O tal do KVD também é o nome com mais recordes: no momento, ele é dono de 27; ScouB tem 23 e o também francês AntiStar tem 13.
– Há um brasileiro nesta lista: OliverSG tem um recorde, o da Ghost Valley 1 completa, com a marca de 59s22. Sim, é a mesma corrida que o KVD tem o recorde mais longíquo. Será que o brasileiro segura a onda por mais alguns anos?
– Apenas seis países aparecem nesta lista de recordistas: França, Holanda, Brasil Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
– A volta mais rápida em qualque circuito, adivinha, é dele: KVD. Ele fez uma volta da Vanilla Lake 2 em 8s45 em 2017.
– A prova completa (cinco voltas) mais rápida, porém, não é do (provável) melhor jogador do mundo: é do americano Sportsguy001, que fez a Koopa Beach 1 em 45s76 em 2015. É esse vídeo, aliás, que você vê abaixo:
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Curiosidades
Lembremos alguns dados curiosos e diferentes sobre o jogo, ora pois:
– A velocidade máxima dos karts no Super Mario Kart é de 145 km/h. Essa é a velocidade que Bowser e Donkey Kong Jr. podem alcançar em pistas normais ("de asfalto") e com 10 moedas no bolso (moedas aumentam a velocidade em 1km/h e 10 é o n° máximo).
– Você pode começar a corrida no modo 'mini', tal como quando é atingido por um raio. é só, na tela de escolha de personagem, pressionar o Y e, em seguida, apertar A.
– Lakitu, a tartaruga que te busca caso você caia na água ou na lava, por exemplo, é dona de todas as pistas do jogo.
– Na versão original do jogo, a japonesa, Bowser e Peach comemoravam seus pódios bebendo álcool. Nos EUA e, consequentemente, no resto do mundo, isso foi cortado.
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