GRANDE PREMIUM compara os feitos de agora do holandês com os do inglês nas primeiras 128 provas de Fórmula 1. Apesar do título mundial em 2008, o #44 não tem tanta vantagem assim na matemática

O começo das carreiras de Lewis Hamilton e Max Verstappen na Fórmula 1 encontram lá suas semelhanças. Os dois chegaram muito cedo para a categoria e, logo de cara, corresponderam a quem investiu no talento. Mas o que o inglês havia conseguido com o mesmo número de corridas do holandês? O GRANDE PREMIUM cruzou os números e apresenta a matemática neste Lado a Lado.

Hamilton e Verstappen tinham condições financeiras bastante discrepantes ainda no kart. Enquanto um vinha de família humilde, que precisou abrir mão de muita coisa para realizar o sonho do filho; o outro já tinha mais condições com o pai Jos tendo acumulado um bom capital como piloto. O que mais chamava a atenção mesmo era o talento dos pilotos. Em diferentes épocas, Lewis foi lapidado na McLaren, e Max foi para o guarda-chuva da Red Bull.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

É bem verdade que Hamilton, logo em sua segunda temporada, com 23 anos, então a bordo da McLaren, o hoje número 44 já havia espantando o mundo da velocidade. Depois de bater na trave no ano anterior, em 2008, ele conquistou o título mundial e deu mostras que poderia dominar a categoria por bom anos. A equipe em si que não ofereceu o melhor carro para o britânico e a coisa foi degringolando até o final de 2012, quando surge o projeto da Mercedes.

Com Verstappen, a mudança de equipe foi uma promoção. Da só modesta Toro Rosso (hoje AlphaTauri) de 2015 até as quatro corridas da temporada seguinte, com vitória na estreia pelo time maior, o holandês assombrou o mundo com muita técnica. Um arrojo que quase atrasou a sua carreira, próprio de um piloto que estreou com 17 anos e queria mostrar todo o seu talento. 

Verstappen e Hamilton ainda vão brigar muito pelo título mundial (Foto: Reprodução/TV)

Fato é que o #33 tem hoje 128 GPs disputados. A essa altura, Hamilton estava no GP dos Estados Unidos, em 2013, em seu primeiro ano com a Mercedes. Só a partir do ano seguinte, começaria o domínio das Flecha de Prata, que emendaram até aqui sete títulos consecutivos.

Além do título mundial, Hamilton tinha 22 vitórias e 54 pódios. Era de certa forma o recomeço da sua carreira, em busca de tantos e tantos recordes históricos na Fórmula 1. Ainda em busca do primeiro título da carreira, o piloto da Red Bull tem 15 vitórias e 50 pódios. Ou seja, por mais que o inglês tenha sido um fenômeno em seus primeiros anos, a carreira do holandês está longe de se jogar fora. 

Se isso é um prenúncio do que Verstappen pode fazer quando tiver as 14 temporadas completas de Hamilton, é difícil precisar. Ainda assim, a temporada 2021 é só o começo de uma disputa entre dois pilotos que foram fenômenos em seus primeiros anos na F1.

Leia mais:

+ As principais categorias do esporte a motor

+ Mir 2020 x Mir 2021

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar