No GP do Bahrein, o primeiro da temporada 2023 e realizado no último dia 5, a Red Bull fez a dobradinha e a Mercedes mostrou problemas com o W14. Mas nem sempre foi assim para as duas escuderias que dominam o cenário da F1 desde 2010

CRISE! FERRARI JÁ FAZ LECLERC SER PUNIDO NA F1 2023 | TT GP #87

A Fórmula 1 tem sido dominada, desde 2010, por Mercedes e Red Bull. Ambas as escuderias têm dividido os títulos mundiais de Pilotos e de Construtores e proporcionado novas lendas ao esporte a motor, como Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Max Verstappen. Mas será que essas hegemonias também se refletem nas estreias das temporadas?

A tirar pelo GP do Bahrein, realizado no último dia 5, a aparência diz que sim, já que a Red Bull mostrou uma performance consistente a ponto de aumentar as expectativas por um ano tranquilo e pela possibilidade de solidificar mais uma dinastia. Mas o mesmo GP no ano passado, quando também abriu a temporada, viu os taurinos estrearem de forma desastrosa e a Mercedes com alguma expectativa para o futuro. Verstappen e Red Bull levaram os títulos de 2022 com sobras.

Até que ponto a primeira etapa da temporada esboça o ano que será feito pela equipe? O GRANDE PREMIUM relembra como foram as estreias de Red Bull e Mercedes desde 2010. Tem lavada no placar!

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Confira as estreias por temporada desde 2010:

Apesar de ter sofrido com problemas elétricos na estreia, Vettel se recuperou ao longo da temporada e conquistou o seu primeiro título mundial em 2010 (Foto: Fórmula 1)

BAHREIN, 2010

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 5º e Michael Schumacher 6º
Pontos conquistados pela Mercedes: 18
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Sebastian Vettel 4º e Mark Webber 8º
Pontos conquistados pela Red Bull: 16
Placar até o momento: Mercedes 1×0 Red Bull
O GP do Bahrein em 2010 ficou marcado pelas estreias e pelos retornos. Os brasileiros Lucas Di Grassi, da Virgin, e Pedro de La Rosa, da Sauber, estrearam na Fórmula 1. Michael Schumacher retornou da aposentadoria e dirigiu o carro da Mercedes, que não corria na categoria com o seu próprio chassi desde 1955.

Felipe Massa, da Ferrari, entrou novamente em um cockpit após o acidente no GP da Hungria, em 2009. Mas o melhor início foi de Fernando Alonso, que fez a sua primeira corrida na escuderia de Maranello e conquistou a vitória ao ultrapassar Sebastian Vettel, com problemas elétricos, na volta 34.

Vettel em 2011: não teve para ninguém, inclusive na abertura da temporada (Foto: Formula 1)

AUSTRÁLIA, 2011

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 17º e Michael Schumacher 19º
Pontos conquistados pela Mercedes: 0
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Sebastian Vettel 1º e Mark Webber 5º
Pontos conquistados pela Red Bull: 35
Placar até o momento: Mercedes 1×1 Red Bull
A temporada de 2011 iniciou a dinastia da Red Bull e de Sebastian Vettel, que durou até 2013 com quatro títulos consecutivos. A vitória do piloto alemão no GP da Austrália deu um esboço de como seria o ano da Fórmula 1, com os taurinos sobrando e ocupando o lugar mais alto do pódio.

Por sua vez, a Mercedes teve um início desastroso, já que Michael Schumacher foi forçado a abandonar a prova na volta 19 por problemas na suspensão e Nico Rosberg colidiu com Rubens Barrichello, da Williams, na volta 22 e também não conseguiu continuar. O brasileiro foi considerado culpado no incidente e punido posteriormente.

McLaren começou bem a temporada 2012, mas aos poucos a Red Bull se estabeleceu no campeonato para dar o terceiro título mundial a Vettel (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

AUSTRÁLIA, 2012

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 12º e Michael Schumacher 20º
Pontos conquistados pela Mercedes: 0
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Sebastian Vettel 2º e Mark Webber 4º
Pontos conquistados pela Red Bull: 30
Placar até o momento: Mercedes 1×2 Red Bull
Mais uma estreia difícil para a Mercedes. Michael Schumacher precisou abandonar a prova na volta 10 por problemas no câmbio. Já Nico Rosberg, que não teve um bom ritmo de corrida, foi tocado por Sergio Pérez, da Sauber, na última volta e caiu para a 12ª colocação.

Por sua vez, a Red Bull sofreu com o ritmo forte da McLaren – que se manteve até a quarta etapa da temporada – e Vettel precisou carregar o carro para um valioso segundo lugar diante da performance dominante de Jenson Button.

Vettel foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada por 13 vezes em 2013, ano de completo domínio da Red Bull (Foto: AP)

AUSTRÁLIA, 2013

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 20º e Lewis Hamilton
Pontos conquistados pela Mercedes: 10
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Sebastian Vettel 3º e Mark Webber 6º
Pontos conquistados pela Red Bull: 23
Placar até o momento: Mercedes 1×3 Red Bull
O ano mais dominante da dinastia da Red Bull com Sebastian Vettel foi 2013. Os taurinos venceram o Mundial de Construtores com 279 pontos de diferença para a Mercedes, vice-campeã. Mas na abertura da temporada todos foram surpreendidos pela Lotus, de Kimi Räikkönen, que optou por dois pit-stops, enquanto as outras equipes fizeram três. Vettel, que teve 13 vitórias na temporada, ainda ficou atrás de Fernando Alonso, da Ferrari, por conta de uma estratégia que sacrificou a corrida do brasileiro Felipe Massa.

Embora não tenha vencido, a Red Bull mostrou que tinha um carro melhor. Ao contrário da Mercedes, que perdeu Nico Rosberg, na volta 26, por problemas elétricos. Lewis Hamilton, em sua estreia pela escuderia anglo-alemã, teve uma performance consistente, mas sentiu falta de um pacote mais potente para brigar pelas melhores posições – algo que ganharia ao longo da temporada.

A Mercedes se estabeleceu como a principal potência da Era Híbrida, iniciada em 2014, com o título do Mundial de Construtores. Lewis Hamilton conquistou o bicampeonato de pilotos, ainda que tenha sido apenas o 19º na Austrália (Foto: Mercedes/Divulgação)

AUSTRÁLIA, 2014

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 1º e Lewis Hamilton 19º
Pontos conquistados pela Mercedes: 25
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Sebastian Vettel 18º e Daniel Ricciardo desclassificado
Pontos conquistados pela Red Bull: 0
Placar até o momento: Mercedes 2×3 Red Bull
A Era Híbrida começou de forma desastrosa para a Red Bull. O então tetracampeão consecutivo Sebastian Vettel teve de abandonar a prova na volta 3 por problemas eletrônicos. Já Daniel Ricciardo, em sua estreia pelos taurinos depois de duas temporadas na Toro Rosso, chegou na segunda colocação, mas a inspeção técnica realizada após a corrida constatou um fluxo de massa de gasolina muito alto, e o australiano foi desqualificado.

Nem mesmo Lewis Hamilton, que foi campeão mundial naquela temporada, começou bem. Ele também deixou a etapa na segunda volta por falha do motor. A vitória, então, foi fácil para Nico Rosberg, que abriu a sequência de anos dourados da Mercedes com uma vitória de ponta a ponta.

O tricampeonato de Lewis Hamilton começou com vitória no GP da Austrália em 2015. Nico Rosberg e Sebastian Vettel completaram o pódio (Foto: Ferrari/Divulgação)

AUSTRÁLIA, 2015

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 2º e Lewis Hamilton
Pontos conquistados pela Mercedes: 43
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Daniel Ricciardo 6º e Daniil Kvyat não largou
Pontos conquistados pela Red Bull: 8
Placar até o momento: Mercedes 3×3 Red Bull
A Mercedes apresentou as suas credenciais já na primeira corrida da temporada 2015, com uma dobradinha de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Os dois pilotos tiveram performances dominantes, colocando mais de 30 segundos de diferença para Sebastian Vettel, da Ferrari, que foi o terceiro colocado.

Por sua vez, a decadente Red Bull teve problemas antes mesmo da corrida começar, já que Daniil Kvyat teve problemas na caixa de câmbios na volta de apresentação e nem largou. Ricciardo sofreu com o pacote dos taurinos e só conseguiu brigar com os carros da Sauber e da Force India. Os resultados decepcionantes fizeram com que a Red Bull após a corrida cobrasse a Renault por motores melhores.

Em outro ano dominante da Mercedes, foi a vez de Nico Rosberg (à esquerda) sorrir com o título mundial de pilotos em 2016. Hamilton (à direita) foi o vice (Foto: Fórmula 1/Divulgação)

AUSTRÁLIA, 2016

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Nico Rosberg 1º e Lewis Hamilton
Pontos conquistados pela Mercedes: 43
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Daniel Ricciardo 4º e Daniil Kvyat não largou
Pontos conquistados pela Red Bull: 12
Placar até o momento: Mercedes 4×3 Red Bull
Pareceu um filme repetido de 2015. Mais uma vez, a Mercedes mostrou porque tinha um carro muito melhor em relação aos adversários e fez o 1-2 com Nico Rosberg e Lewis Hamilton – dessa vez, porém, o alemão levou a melhor, assim como aconteceu no Mundial de Pilotos. A Ferrari, com Sebastian Vettel, até tentou desafiar o domínio mercedista nesta corrida, mas não tinha um pacote bom o suficiente.

A Red Bull voltou a ter problemas com Daniil Kvyat, que na volta de apresentação teve pane elétrica e nem largou. Daniel Ricciardo foi a única figura que se salvou dos taurinos na temporada e conseguiu o quarto lugar com uma apresentação bastante consistente.

Lewis Hamilton (Mercedes) e Sebastian Vettel (Ferrari) se cumprimentam após o GP da Austrália, em 2017. O alemão levou a melhor na estreia, mas o inglês ganhou o título mundial (Foto: Mercedes)

AUSTRÁLIA, 2017

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 2º e Valtteri Bottas 3º
Pontos conquistados pela Mercedes: 33
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Daniel Ricciardo 17º e Max Verstappen
Pontos conquistados pela Red Bull: 10
Placar até o momento: Mercedes 5×3 Red Bull
A temporada de 2017 ficou marcada pela disputa entre Mercedes e Ferrari pelos títulos mundiais de Construtores e de Pilotos. Mas a equipe anglo-alemã ainda tinha o melhor pacote, apesar da escuderia de Maranello ter se esforçado para perder os títulos. A estreia foi um esboço de como seria a temporada. Sebastian Vettel, da Ferrari, superou Lewis Hamilton na volta 16 e conduziu o carro vermelho para a vitória. Valtteri Bottas, em sua estreia pela Mercedes, foi o terceiro.

Já a Red Bull foi a terceira força do ano e isso ficou destacado na primeira etapa. Daniel Ricciardo sofreu com problemas no motor, assim como já tinha acontecido com os taurinos nas temporadas anteriores, e teve de abandonar a prova na volta 25. O estreante Max Verstappen foi melhor e terminou em quinto.

Filme repetido de 2017? Lewis Hamilton (à esquerda) e Sebastian Vettel (à direita) lutaram pelo título do Mundial de Pilotos em 2018. O alemão começou a temporada com vitória, mas o inglês reagiu e levou o campeonato (Foto: Fórmula 1/Divulgação)

AUSTRÁLIA, 2018

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 2º e Valtteri Bottas 8º
Pontos conquistados pela Mercedes: 22
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Daniel Ricciardo 4º e Max Verstappen
Pontos conquistados pela Red Bull: 20
Placar até o momento: Mercedes 6×3 Red Bull
Ferrari e Mercedes lutaram pelos mundiais de Pilotos e de Construtores na temporada de 2018. E quem começou melhor foi a escuderia de Maranello, vencendo o GP da Austrália com Vettel e com Kimi Räikkönen em terceiro. A Mercedes teve apenas Lewis Hamilton no pódio, em segundo, já que Bottas fez uma corrida de recuperação e terminou em oitavo, depois de ter largado na 15ª colocação devido a um acidente no Q3 da classificação, que causou danos na caixa de câmbio a ponto de necessitar uma troca – e com isso o piloto tomou mais cinco posições de punição.

Ainda sem apresentar grande evolução em relação aos anos anteriores, a Red Bull continuou como terceira força do grid, mas teve um início decente com Daniel Ricciardo em quarto e Max Verstappen em sexto. Depois de cinco anos, os taurinos terminaram uma estreia com os dois pilotos na zona de pontuação.

Valtteri Bottas comemora grande vitória na abertura da temporada 2019. Lewis Hamilton e Max Verstappen fecharam o pódio (Foto: Mercedes)

AUSTRÁLIA, 2019

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 2º e Valtteri Bottas 1º
Pontos conquistados pela Mercedes: 44
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Max Verstappen 3º e Pierre Gasly 11º
Pontos conquistados pela Red Bull: 15
Placar até o momento: Mercedes 7×3 Red Bull
A abertura da temporada de 2019 marcou uma das corridas mais brilhantes da carreira de Valtteri Bottas. O piloto finlandês largou em segundo, mas ultrapassou logo após a largada, na primeira curva, o seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton. Depois disso, Bottas apenas aumentou a diferença para os demais concorrentes e venceu com autoridade.

Já Hamilton ainda teve de administrar uma estratégia equivocada da equipe, que optou por um pit-stop ainda no início da corrida, como forma de cercar a Ferrari. Não deu certo e quem ameaçou a segunda colocação do inglês foi Max Verstappen, da Red Bull, em performance bastante consistente. O mesmo não se pode dizer de Pierre Gasly, que largou em 17º e sofreu para chegar em 11º.

A Mercedes novamente esteve no lugar mais alto do pódio na abertura da temporada em 2020, com Valtteri Bottas conquistando a vitória em corrida conturbada (Foto: Mercedes)

ÁUSTRIA, 2020

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 4º e Valtteri Bottas 1º
Pontos conquistados pela Mercedes: 37
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Max Verstappen 20º e Alexander Albon 13º
Pontos conquistados pela Red Bull: 0
Placar até o momento: Mercedes 8×3 Red Bull
Outra estreia fantástica de Valtteri Bottas, que além de ter conseguido a pole-position na classificação, liderou a corrida de ponta-a-ponta. O finlandês ainda segurou as investidas de Lewis Hamilton nas últimas voltas para assegurar o lugar mais alto do pódio.

Por sua vez, Hamilton, apesar de ter chegado em segundo, recebeu uma punição de 5s, após ser considerado culpado por um toque com Alexander Albon, da Red Bull, na volta 61 – o que jogou o piloto anglo-tailandês, que vinha brigando pela vitória, na 13ª colocação. O inglês caiu para quarto. Os taurinos ainda tiveram azar com Max Verstappen, que buscava a vitória até ter problemas elétricos na volta 11 e precisar abandonar a prova.

No ano de seu primeiro título mundial, Max Verstappen não conseguiu a vitória na estreia por ter extrapolado os limites de pista quando ultrapassou Lewis Hamilton a duas voltas do fim (Foto: Red Bull Content Pool)

BAHREIN, 2021

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 1º e Valtteri Bottas 3º
Pontos conquistados pela Mercedes: 41
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Max Verstappen 2º e Sergio Pérez 5º
Pontos conquistados pela Red Bull: 28
Placar até o momento: Mercedes 9×3 Red Bull
A luta pelo título mundial entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, em 2021, foi uma das maiores da história da Fórmula 1, e a primeira etapa da temporada, realizada no Bahrein, deixou um esboço de como seria o duelo: apertado e cheio de reviravoltas. O piloto inglês e o holandês trocaram de posição por quatro vezes, sendo que os pit-stops foram decisivos para essas mudanças. A duas voltas para o fim do GP, Verstappen chegou a reassumir a ponta, mas teve de devolver a posição por ter ultrapassado os limites de pista. Hamilton, então segurou, com menos de 1s de diferença, a vitória.

Valtteri Bottas e Sergio Pérez também deixaram claro que seriam pouco decisivos no auxílio aos seus companheiros de equipe. O finlandês ficou a mais de 37s dos dois primeiros e, em determinado momento da corrida, chegou a sofrer com Lando Norris, da McLaren. Já o mexicano explorou bastante as posições do grid e teve dificuldades para ultrapassar Charles Leclerc, da Ferrari, nas últimas voltas – e assim terminar em quinto.

Com problemas de confiabilidade no carro da Red Bull, Max Verstappen teve de abandonar a primeira etapa de 2022 na volta 54 (Foto: Red Bull Content Pool)

BAHREIN, 2022

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 3º e George Russell
Pontos conquistados pela Mercedes: 27
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Max Verstappen 19º e Sergio Pérez 18º
Pontos conquistados pela Red Bull: 0
Placar até o momento: Mercedes 10×3 Red Bull
O novo regulamento técnico e o novo teto de gastos da Fórmula 1 embaralharam as forças do grid em 2022. Muitas equipes tiveram dificuldades para acertarem o carro ao longo do ano. A Mercedes, apesar da estreia positiva no Bahrein, foi uma delas. Lewis Hamilton e George Russell tiveram performances consistentes, mas o pacote do carro, principalmente na questão aerodinâmica, era pior quando comparado à Ferrari e Red Bull.

Os taurinos tiveram outro problema que assombrou o início da temporada: confiabilidade. Max Verstappen, na volta 54, e Sergio Pérez, na 56, tiveram de abandonar a etapa, ambos com problemas de distribuição de combustível. Foi mais uma estreia desastrosa para a Red Bull.

Max Verstappen e Sergio Pérez fizeram a dobradinha da Red Bull na primeira etapa da temporada 2023. Fernando Alonso, em sua estreia pela Aston Martin, fechou o pódio (Foto: Red Bull Content Pool)

BAHREIN, 2023

Colocações finais dos pilotos da Mercedes: Lewis Hamilton 5º e George Russell
Pontos conquistados pela Mercedes: 16
Colocações finais dos pilotos da Red Bull: Max Verstappen 1º e Sergio Pérez
Pontos conquistados pela Red Bull: 43
Placar final: Mercedes 10×4 Red Bull
A melhor estreia da Red Bull desde 2010. O primeiro GP da temporada de 2023, realizado no Bahrein, deixou evidente o quanto o carro dos taurinos está melhor em relação aos demais concorrentes. Max Verstappen, que liderou quase toda a corrida, e Sergio Pérez sobraram e proporcionaram uma dobradinha confortável para os energéticos.

Por outro lado, a estreia da Mercedes foi completamente desagradável. O carro voltou a mostrar muitas deficiências e em questão de performance esteve abaixo da Aston Martin e da Ferrari. A sorte da escuderia anglo-alemã é que ela possui dois dos melhores pilotos do grid, que tiveram performances consistentes, de acordo com o que o W14 até o momento pode entregar.

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