Há 12 meses, Red Bull e Max Verstappen dominavam a Fórmula 1 de ponta a ponta, com folga, e deixavam Mônaco com ampla vantagem no campeonato em relação à Ferrari e McLaren. Mas agora os tempos são outros, e a pressão aumentou em Milton Keynes, já que as rivais mostraram melhoras significativas e criaram um cenário muito diferente para a temporada 2024
O primeiro terço da temporada 2024 da Fórmula 1 chegou oficialmente ao fim no GP de Mônaco, realizado no último domingo (26). Apesar de ser monótona na maioria das vezes, a corrida nas ruas estreitas de Monte Carlo frequentemente presenteia os fãs da categoria com alguma surpresa que pode, inclusive, direcionar o campeonato para um caminho diferente do esperado. Após vencer em sua terra natal, Charles Leclerc se aproximou de Max Verstappen na classificação e se tornou uma ameaça na briga pelo título, mas como estava a situação do campeonato nesta mesma época do ano passado? Esse é o tema do Lado a Lado desta semana.
Em 2023, a prova no Principado foi apenas a sexta do calendário. As restrições causadas pela pandemia da Covid-19 impediram a classe rainha de visitar a China, enquanto que as fortes chuvas e enchentes que afetaram a região da Emília-Romanha fizeram com que a corrida em Ímola tivesse de ser cancelada. Porém, mesmo contabilizando duas etapas a menos até o fim de maio, tanto o Mundial de Pilotos quanto o de Construtores já apresentavam contornos claros de extremo domínio de Verstappen e Red Bull.
Temporada 2023 após o GP de Mônaco:
Durante as etapas iniciais, os pilotos da esquadra dos energéticos se revezaram nas primeiras posições. Enquanto Verstappen acumulou vitórias no Bahrein, Austrália, Miami e Mônaco, Sergio Pérez recebeu a alcunha de ‘rei das ruas’ após desbancar seu companheiro de equipe nos circuitos urbanos da Arábia Saudita e Azerbaijão. Ao deixar o Principado, a diferença entre os dois na parte de cima da classificação era de 39 pontos — Max liderando com 144 tentos contra 105 do mexicano.
A grande surpresa do início de temporada ficou por conta de um velho conhecido. Fernando Alonso soube aproveitar o ótimo ritmo apresentado pela Aston Martin — que começou o ano como a segunda força do grid — e foi ao pódio em todas as primeiras seis provas, inclusive em Mônaco, quando foi segundo, deixando o microestado no sul da França com 93 pontos acumulados, suficientes para colocá-lo na terceira posição do Mundial. No mesmo ritmo, o time comandado por Mike Krack ainda contava com os 27 tentos de Lance Stroll para totalizar 121 entre as equipes, mas ainda muito distante dos 249 da Red Bull.
Ainda tendo de lidar com o conceito ‘zeropod’ do W14, que foi deixado de lado exatamente na corrida em Monte Carlo, Lewis Hamilton e George Russell até começaram bem o ano. Após completar um pódio histórico ao lado de Verstappen e Alonso no GP da Austrália, quando foi segundo colocado, o heptacampeão mundial somava 69 pontos depois da sexta etapa, mas ainda distante do asturiano da Aston Martin. Russell, por sua vez, ficava um pouco atrás, totalizando 50 tentos.
As maiores evoluções ficaram realmente por conta dos pilotos da Ferrari e McLaren. Nos primeiros meses de Frédéric Vasseur no comando da escuderia de Maranello, Charles Leclerc e Carlos Sainz sofriam com o desequilíbrio da SF-23, principalmente com o alto desgaste dos pneus. Enquanto que na garagem do time laranja-papaia, Oscar Piastri e Lando Norris tinham de guiar um dos piores carros do grid até aquele momento, acumulando, juntos, apenas 17 pontos.
Tabela de classificação:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 114 pontos |
2 | S PÉREZ | Red Bull | 105 pontos |
3 | F ALONSO | Aston Martin | 93 pontos |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 69 pontos |
5 | G RUSSELL | Mercedes | 50 pontos |
6 | C SAINZ | Ferrari | 48 pontos |
7 | C LECLERC | Ferrari | 42 pontos |
8 | L STROLL | Aston Martin | 27 pontos |
9 | E OCON | Alpine | 21 pontos |
10 | P GASLY | Alpine | 14 pontos |
11 | L NORRIS | McLaren | 12 pontos |
12 | N HÜLKENBERG | Haas | 6 pontos |
13 | O PIASTRI | McLaren | 5 pontos |
14 | V BOTTAS | Sauber | 4 pontos |
15 | G ZHOU | Sauber | 2 pontos |
16 | Y TSUNODA | AlphaTauri | 2 pontos |
17 | K MAGNUSSEN | Haas | 2 pontos |
18 | A ALBON | Williams | 1 ponto |
19 | N DE VRIES | AlphaTauri | 0 ponto |
20 | L SARGEANT | Williams | 0 ponto |
Temporada 2024 após o GP de Mônaco:
Bastaram alguns meses desde a confirmação do tricampeonato de Verstappen para o cenário na Fórmula 1 mudar totalmente de figura. Embora lidere o campeonato e seja o favorito na disputa pelo troféu, o neerlandês enxerga os rivais muito mais próximos quando olha no retrovisor do RB20 — principalmente Leclerc, que venceu o GP de Mônaco e agora está apenas 31 pontos atrás, em segundo.
Ainda que tenha desenvolvido um bólido com características significativamente diferentes em comparação com o dominante RB19 da temporada passada, parece que a Red Bull está muito perto de chegar ao topo da curva de desenvolvimento do atual regulamento. Como resultado, as rivais, tão perdidas em 2023, agora encontraram a direção certa a seguir e se aproximam ameaçadoramente da equipe de Milton Keynes. Antes inimaginável, a crise interna que eclodiu desde o início das investigações contra Christian Horner pode afetar a performance em pista.
Segunda colocada no Mundial de Construtores, a Ferrari já conquistou duas vitórias nesta temporada — GP da Austrália e de Mônaco —, somando 252 pontos, apenas 24 atrás do time de Milton Keynes. Leclerc tem sido o piloto mais consistente até aqui, não terminando nenhuma corrida atrás da quarta posição e, por isso, se coloca como o principal concorrente que Verstappen terá nas próximas etapas.
No mesmo período do ano passado, Pérez frequentava o segundo posto na classificação e tentava acompanhar de perto seu companheiro de equipe. A situação do mexicano, porém, é muito diferente agora, já que ele é apenas o quinto colocado com 107 pontos — praticamente a mesma quantidade de 2023 —, sem nenhuma vitória e com duas eliminações precoces durante a classificação. O desempenho abaixo do esperado pode prejudicar a Red Bull na briga pelo tricampeonato.
Por outro lado, depois de amargar apenas 12 pontos nas primeiras provas de 2023, Norris deu um salto impressionante em 12 meses e fecha o top-3 no momento. O britânico desencantou em Miami ao finalmente conseguir vencer a sua primeira corrida na F1 e quase repetiu o feito duas semanas depois, em Ímola, quando chegou apenas 0s725 atrás de Verstappen. Lando comemorou muito o “ritmo forte” da McLaren em Monte Carlo e, com o quarto lugar, deixou o local com 113 tentos na bagagem. Um pouco mais distante na briga, Piastri foi segundo e chegou aos 71 pontos, ocupando a sexta colocação.
Preterido pela Ferrari, Sainz começou o ano com o pé direito e superou Leclerc nas primeiras provas. Com uma corrida a menos, já que ficou de fora da etapa em Jedá por conta de uma apendicite, o #55 está na lista de pilotos que já venceram em 2024, alcançando tal feito em Melbourne. O espanhol até foi bem em Mônaco, embora não tenha conseguido imprimir o mesmo ritmo do companheiro de equipe, mas o suficiente para terminar em terceiro e somar mais 15 pontos no Mundial, totalizando 108 e fechando o top-4.
Tabela de classificação:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 169 pontos |
2 | C LECLERC | Ferrari | 138 pontos |
3 | L NORRIS | McLaren | 113 pontos |
4 | C SAINZ | Ferrari | 108 pontos |
5 | S PÉREZ | Red Bull | 107 pontos |
6 | O PIASTRI | McLaren | 71 pontos |
7 | G RUSSELL | Mercedes | 54 pontos |
8 | L HAMILTON | Mercedes | 42 pontos |
9 | F ALONSO | Aston Martin | 33 pontos |
10 | Y TSUNODA | RB | 19 pontos |
11 | L STROLL | Aston Martin | 11 pontos |
12 | O BEARMAN | Ferrari | 6 pontos |
13 | N HÜLKENBERG | Haas | 6 pontos |
14 | D RICCIARDO | RB | 5 pontos |
15 | A ALBON | Williams | 2 pontos |
16 | E OCON | Alpine | 1 ponto |
17 | K MAGNUSSEN | Haas | 1 ponto |
18 | P GASLY | Alpine | 1 ponto |
19 | G ZHOU | Sauber | 0 ponto |
20 | V BOTTAS | Sauber | 0 ponto |
21 | L SARGEANT | Williams | 0 ponto |
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube