Fernando Alonso é uma verdadeira montanha-russa em 2022. No início da temporada, o bicampeão mundial casou com o azar e somou somente 2 pontos nas primeiras cinco corridas. Agora, nas últimas quatro provas, pontuou em todas - somente Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton fizeram o mesmo. Ao contrário de 2021, quando tinha que novamente se adaptar à Fórmula 1, a missão do espanhol agora é 'somente' performar bem. Justamente por isso, mesmo com contextos diferentes, é interessante fazer o comparativo

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO GP DA INGLATERRA? | Paddock GP #293

Fernando Alonso teve um começo caótico de temporada em 2022, na Fórmula 1. Casado com o azar, o bicampeão mundial somou apenas dois pontinhos nas cinco primeiras corridas do ano – que não correspondiam à performance nas pistas.

A situação, claro, rendeu comentários diversos do próprio piloto da Alpine. Alonso, por exemplo, se comparou ao futebol e afirmou viver 2022 de “time que joga bem e só empata” – justamente por isso, disse também ter tido seu “melhor começo de temporada em termos de competitividade nos últimos 10 anos”. Mas, pontos mesmo, nada.

Claro, é verdade que, volta e meia, o bicampeão mundial facilitou o próprio encontro com a má sorte. Em Miami, por exemplo, Alonso tentou manobra ousada (até demais) em Pierre Gasly, mergulhou de maneira atrapalhada no carro da AlphaTauri e causou uma reação em cadeia, que culminou no abandono de Lando Norris também. Não suficiente, um corte ‘cara de pau’ da chicane no fim simplesmente colocou fogo em qualquer possibilidade de deixar o GP nos Estados Unidos com pontos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Rumo à Glória: Rumo à F1, Caio Collet tem rali correndo nas veias

Mas, depois da tempestade vem a bonança, já diria o ditado. O azar enfim parece ter largado o espanhol, que ainda desliza – como a punição no Canadá evidencia -, mas realmente aparenta ter passado pelo pior. Nas últimas quatro provas da F1 2022, Alonso pontuou em todas. Junto dele na estatística, somente Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton.

Além disso, claro, não podemos deixar de falar da ótima performance no treino classificatório para a corrida em Montreal. Alonso carimbou a segunda posição no grid de largada e pela primeira vez em 3.619 dias, começou um GP na primeira fila.

A montanha-russa Alonso 2022 instiga, então, uma avaliação. E nada melhor do que fazer isso comparando com a temporada passada do bicampeão mundial, a primeira após seu retorno à principal categoria de automobilismo do mundo. À ocasião, o foco do piloto espanhol era voltar ao ritmo da Fórmula 1. Atualmente, a missão é outra – precisa performar, não há mais a desculpa da adaptação. Em contexto, claro, o jovem talento Oscar Piastri, da Academia de Pilotos da Alpine, que pede passagem na F1.

Chegou a hora, portanto, de comparar lado a lado o desempenho de Fernando Alonso nas temporadas 2021 e 2022 da Fórmula 1 após nove etapas.

Fernando Alonso (Foto: Alpine)

LEIA MAIS
+ Confira todo o conteúdo do GRANDE PREMIUM

Alonso – 2021 (após 9 etapas)

Posição no campeonato: 11º
Pontos: 20
Pilotos à frente no campeonato: Verstappen (182) – Hamilton (150) – Pérez (104) – Norris (101) – Bottas (92) – Leclerc (62) – Sainz (60) – Ricciardo (40) – Gasly (39) – Vettel (30)
Melhor resultado: 6º lugar, GP do Azerbaijão
Pior resultado: 17º lugar, GP da Espanha
Corridas fora da zona de pontos: 3 (Bahrein, Espanha e Mônaco)
Abandonos: 1 (Bahrein)
Companheiro de equipe: Esteban Ocon
Posição do companheiro de equipe no campeonato: 13º, 12 pontos

Fernando Alonso (Foto: Alpine)

Alonso – 2022 (após 9 etapas)

Posição no campeonato: 10º
Pontos: 18
Pilotos à frente no campeonato: Verstappen (175) – Pérez (129) – Leclerc (126) – Russell (111) – Sainz (102) – Hamilton (77) – Norris (50) – Bottas (46) – Ocon (39)
Melhor resultado: 7º lugar, GP de Mônaco e GP do Azerbaijão
Pior resultado: 17º lugar, GP da Austrália
Corridas fora da zona de pontos: 4 (Arábia Saudita, Austrália, Emília-Romanha e Miami)
Abandonos: 2 (Arábia Saudita e Emília-Romanha)
Companheiro de equipe: Esteban Ocon
Posição do companheiro de equipe no campeonato: 9º, 39 pontos

VAGAS DA FÓRMULA 1 2023 ESTÃO NO FIM, MAS VETTEL TEM A DELE. POR ENQUANTO

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar