Sebastian Vettel vai se despedir da Fórmula 1, mas já escreveu seu nome na história da categoria. Sem dúvidas, entrou para o rol das lendas. E é por isso que, o GRANDE PREMIUM, colocou os grandes nomes do esporte lado a lado para enaltecer a grandeza do tetracampeão

Na última semana, Sebastian Vettel anunciou que vai deixar às pistas no fim da temporada. Uma despedida que abre uma ferida aberta nos corações do mais apaixonados pelo esporte a motor, mas que também deixa a expectativa sobre a Fórmula 1 do futuro.

Futuro esse que o alemão de 36 anos, de fato, vai ajudar a construir. Mesmo que não esteja num carro de corrida. E, há ainda um tempo para celebrar a presença do eterno #5 no grid, mas eis aqui no GRANDE PREMIUM uma singela homenagem a Sebastian, que escreveu seu nome na história. Do menino loiro sorridente de 15 anos atrás para a lenda que deixa hoje a maior categoria do automobilismo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A história das lendas

Eterno Juan Manuel Fangio (Foto: Reproduçã)

Lewis Hamilton, Michael Schumacher, Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Fernando Alonso… a lista pode ser longa, mas são alguns dos maiores pilotos de todos os tempos da Fórmula 1. Cada um com seu estilo, sua história, seu tempo, sua vitórias e excentricidade, fazem dos mais nostálgicos aos mais jovens deslumbrados admirarem a maior categoria do automobilismo.

Os dois primeiros são os maiores vencedores, em ‘eras’ e equipes diferentes. O brasileiro é um dos maiores ídolos de todos os tempos, que marcou rivalidade feroz com o francês Prost. O talentoso Alonso surpreendeu o mundo nos anos 2000. E Fangio dispensa apresentações: fez parte do nascimento e desenvolvimento da categoria.

Mas há um outro nome que entra com facilidade na lista, sem precisar de muito. Sebastian Vettel, piloto de Heppenheim, na Alemanha, também teve sua ‘era’ dominante. E tem números iguais, senão maiores que os citados acima. É só a prova de que é também uma lenda do esporte a motor.

Uma das lendas

A lenda Sebastian Vettel (Foto: Ben Stansall/AFP)

Em termos de título, está abaixo de Hamilton, Schumacher e Fangio. Está acima de Senna e Alonso. Está empatado com Prost. Ainda assim, seu jeito único de pilotagem quando chegou oficialmente à F1, em 2007, já indicava que o garoto alemão dos cabelos loiros poderia ser o protagonista de uma era importante da categoria. E foi.

Além de ainda carregar a marca de ser o mais jovem campeão da história (23 anos 4 meses e 11 dias), é também o mais jovem a fazer pole e vitória no mesmo fim de semana (21 anos e 73 dias, GP da Itália de 2008) e o mais jovem da história a fazer pole, vitória e volta mais rápida (21 anos e 353 dias, GP da Inglaterra de 2009). É, junto de Nigel Mansell em 1992, o piloto com mais vitórias partindo da pole num mesmo ano (nove, 2011). Vettel é o terceiro piloto com mais vitórias e voltas lideradas, o quarto com mais poles e o sétimo com mais corridas da história.

Uma carreira nada menos que gloriosa, de maneira inegável. Avesso às redes sociais, nos últimos anos, Vettel aumentou a maneira como tratava questões sociais, sempre nos circuitos, aproveitando a plataforma da F1. Neste período, defendeu questões climáticas e a defesa das abelhas, espécie que sofre ameaça global de extinção – algo que mudaria o ecossistema do planeta, já que são as responsáveis pela polinização -, pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e antiguerra após a invasão da Rússia na Ucrânia, além do antirracismo. Agora, terá mais tempo para tratar de outros assuntos.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar