Helio Castroneves e Tony Kanaan têm uma grande carreira no automobilismo norte-americano. Na semana em que Helio completa 42 anos, a mesma idade de Tony, o GRANDE PREMIUM compara os números dos dois na Indy

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

 
Helio Castroneves e Tony Kanaan são dois dos maiores nomes da história do automobilismo norte-americano. Os brasileiros são, também, os pilotos mais velhos ainda em atividade no grid da Indy.

 

Os dois são adversários de muitos anos. A caminhada da dupla no mundo da Indy começou para valer em 1996, quando Helio e Tony tentaram a sorte na Indy Lights, principal categoria de acesso. 

Kanaan foi vice no primeiro ano e campeão na temporada seguinte, enquanto Helio, então seu companheiro na Tasman, foi sétimo e vice. Aquilo bastava para que ambos ganhassem uma oportunidade como titulares na CART, uma das categorias resultantes da rachadura na Indy

Dali para frente, entre CART e Indy, Tony e Helio escreveram seus nomes na história da categoria e do automobilismo norte-americano. Ambos andaram praticamente o tempo todo nesses 20 anos em alto nível e, enquanto o baiano assegurou um título e uma vitória na Indy 500, o paulista levou logo três vezes o triunfo mais esperado do calendário, se colocando na estante de lendas do IMS.

Na semana em que Helio completa 42 e ‘empata’ na idade de Tony, o GRANDE PREMIUM coloca lado a lado os números dos dois em suas carreiras na Indy.

(Helio Castroneves (Foto: IndyCar))

Helio Castroneves

 

Nascimento: 10 de maio de 1975 (42 anos), em Ribeirão Preto, São Paulo

Equipe atual: Penske

Largadas: 331

Pódios: 90

Vitórias: 29 

Poles: 49

Pontos: 7.788

Título: 0

Vitórias na Indy 500: 3 (2001, 2002 e 2009, pela Penske)

Última vitória: Detroit 2, em 2014, pela Penske

Na última Indy 500: 11º com a Penske
(Castroneves)

Tony Kanaan

 

Nascimento: 31 de dezembro de 1974 (42 anos), em Salvador, Bahia

Equipe atual: Ganassi

Largadas: 330

Pódios: 76 

Vitórias: 17 

Poles: 16

Pontos: 6.986

Título: 1 (2004, pela Andretti)

Vitórias na Indy 500: 1 (2013, pela KV)

Última vitória: Fontana 2014, pela Ganassi

Na última Indy 500: 4º com a Ganassi
(Kanaan)

 

Helio passou basicamente a carreira toda na Indy com as cores da Penske, a equipe que por mais vezes no período dominou a categoria. Este fato, aliado a performances muito consistentes, colocam o paulista com ótimos números de vitórias e pódios e uma marca espetacular de poles, sendo o terceiro na história da Indy a largar mais vezes na posição de honra do grid.

 

Tony, por sua vez, trocou mais de equipes, mas também guiou ótimos carros. Hoje, por exemplo, está na toda poderosa Ganassi, mas é fato que seus melhores momentos foram pela Andretti, que também vivia fase espetacular no começo do século.

 

Se chama a atenção o fato de ambos os veteranos estarem vivendo um longo jejum de vitórias, impressiona mais ainda os feitos que conquistaram ao longo de suas carreiras. Tony foi campeão em 2004 com a Andretti e, em 2013, levou a modesta KV à vitória nas 500 Milhas de Indianápolis.

 

Helio, por sua vez, é um verdadeiro fenômeno do Indianapolis Motor Speedway. O brasileiro venceu a Indy 500 logo em sua primeira tentativa, em 2001, repetindo o feito no ano seguinte e ainda em 2009. Além disso, cravou a pole para a prova outras quatro vezes: 2003, 2007, 2009 e 2010. 

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”) (Kanaan)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar