Na próxima temporada, duas equipes de ponta terão novos pilotos. Enquanto a Ferrari promoveu Charles Leclerc, Red Bull convocou Pierre Gasly, mostrando que programa de jovens pilotos pode dar certo, sim

A temporada 2019 da F1 vem cheia de muitas expectativas e ansiedades. Afinal, a dança das cadeiras vista nessa reta final do atual campeonato promete dar uma chacoalhada no grid e uma animada nas provas do próximo ano.

Enquanto grandes mudanças foram vistas nas equipes de ponta, como Kimi Räikkönen indo para a Sauber e Daniel Ricciardo rumando para a Renault, até mesmo os times menores estão no bolo, como a McLaren contando com Carlos Sainz Jr e Lando Norris e a Toro Rosso ainda sem um piloto sequer anunciado.
E em toda essa mistura, houve dois lances interessantes e que mostram a aposta em jovens pilotos. De um lado, Pierre Gasly é promovido e sobe para a Red Bull, e do outro, a Ferrari aposta na juventude de Charles Leclerc e quebra com seus costumes conservadores.

O ponto em comum entre o monegasco e o francês, além da pouca idade e recente experiência na F1, é que ambos podem ser considerados casos de sucesso dos programas de pilotos de seus respectivos times.

Leclerc integra a Academia da Ferrari desde 2016, enquanto Gasly faz parte do Programa de Jovens Pilotos da Red Bull desde 2014. Por isso, o GRANDE PREMIUM veio aqui para comparar a trilha de sucesso dos dois.

 

Pierre e Gasly durante o GP de Singapura (Leclerc e Gasly (Foto: Reprodução))

Charles Leclerc
Idade: 20
Títulos: 2 (GP3 e F2)
Categorias que passou antes da F1: F3 Europeia, F-Renault 2.0, GP3 e F2
Na F1 desde*: 2018
Pontos (até o momento): 15
Classificação (até o momento): 15º
Melhor resultado: sexto no Azerbaijão
*temporada completa

 
(Charles Leclerc (Foto: Reprodução))

Pierre Gasly
Idade: 22
Títulos: 2 (F-Renault 2.0 e GP2)
Categorias que passou antes da F1: F4 Francesa, F-Renault 2.0, World Series e GP2
Na F1 desde*: 2018
Pontos (até o momento): 28
Classificação (até o momento): 13º
Melhor resultado: quarto no Bahrein
*temporada completa 

 
(Pierre Gasly (Foto: Reprodução))

 

Ao comparar a carreira de ambos os pilotos, é possível perceber que os passos foram quase sempre os mesmos. Categorias semelhantes e até mesmo o título no certame de entrada para a F1, é justificável que estejam em momentos semelhantes e que tenham alcançado juntos o tão sonhado posto em times de ponta.

Também muito talentosos e se destacando em 2018, o que vai separá-los no próximo campeonato é o momento em que estão as respectivas esquadras e seus companheiros. Por exemplo, Charles vai assumir um posto em uma Ferrari que, mesmo forte, ainda comete muitos erros, parece fragilizada e não consegue segurar o inspirado Lewis Hamilton e a quase perfeita Mercedes. Ainda, tem a difícil missão de fazer par com Sebastian Vettel, já estabelecido piloto número 1 da equipe de Maranello. Portanto, vai ter que se esforçar muito para não ser apenas mais um escudeiro do tetracampeão alemão.

Enquanto isso, Gasly vai chegar a uma Red Bull que está passando por um grande momento de transição. Após tantos anos empurrado pelo motor Renault, o time das bebidas energéticas vai ser fornecida pela Honda. No escuro, ainda não se sabe o que esperar dessa parceria, que tem trazido muito ânimo e expectativas, já que a marca francesa vinha decepcionando cada vez mais. O piloto ainda vai contar com Max Verstappen como parceiro, holandês prodígio que conquistou uma vitória em sua primeira corrida com as cores da equipe de Milton Keys.

Com caminhos e talentos semelhantes, mas destinos tão diferentes, a temporada 2019 da F1 promete muita emoção e traz bastante expectativa. Baseando-se apenas no que Gasly e Leclerc mostraram até o momento na categoria, é esperando que conquistem ainda mais bons resultados e cresçam ainda mais em suas carreiras.

 

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar