Na Era Híbrida, Lewis Hamilton teve dois grandes adversários. Qual deles é o melhor desafiante ao heptacampeão?

O jogo virou. A Mercedes e Lewis Hamilton possuem finalmente adversários que, se não estão melhores, estão no mesmo nível: a Red Bull e Max Verstappen. Porém, essa não é a primeira vez que o heptacampeão possui um competidor em condições de desafiá-lo na atual era híbrida da Fórmula 1.

Afinal, nos primeiros anos do atual regulamento de unidades de potência da categoria, Hamilton tinha um “inimigo” dentro de casa: Nico Rosberg. O alemão tinha nas mãos o segundo carro da Mercedes, em uma luta doméstica contra o companheiro de equipe.

Rosberg: o único a ganhar um título contra Hamilton na era híbrida da F1 (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Por isso, é natural que, agora, comecem a surgir comparativos: quem é melhor, Max ou Nico? Infelizmente, Rosberg preferiu se aposentar logo após o título mundial de 2016, e pouco disputou contra o holandês.

No entanto, é possível tentar pegar o resultado de ambos e fazer alguns comparativos. Um com ambos com o mesmo número de GPs, na atual contagem de Verstappen. A outra, entre as carreiras completas de ambos.

Ainda assim, não será um comparativo 100% assertivo. Rosberg passou mais tempo em equipes médias, ainda que em uma era na qual não havia um domínio tão grande de um outro só time. Só que, depois, ele foi para a equipe que massacrou a concorrência. Já Max passou por momentos turbulentos da Red Bull, sobretudo em razão da falta de competitividade dos motores Renault à época.

Mas, ainda assim, vale a espiada – e veremos que, na frieza dos números Verstappen vem se saindo melhor que o alemão. Será que o jovem repetirá o feito de superar Hamilton?

Max Verstappen x Nico Rosberg

Max Verstappen

Temporadas: 6 (mais 8 GPs)
Equipes: Toro Rosso e Red Bull
Vitórias: 14
Pódios: 49
Poles: 6
Voltas mais rápidas: 13
Pontos na carreira: 1.318
Melhor resultado no Mundial: 3º (2019 e 2020)

Max Verstappen vem no melhor momento da carreira em 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Nico Rosberg aos 127 GPs

Temporadas: 6 (mais 19 GPs)
Equipes: Williams e Mercedes
Vitórias: 1
Pódios: 7
Poles: 1
Voltas mais rápidas: 4
Pontos na carreira: 399,5 (nota: até então, Rosberg só havia corrido três temporadas com o atual regulamento de pontos, com 25 para o vencedor)
Melhor resultado no Mundial: 7º (x3)

Rosberg comemorando o título de 2016 (Foto: Pirelli)

Nico Rosberg em toda a carreira

Temporadas: 11
Equipes: Williams e Mercedes
Vitórias: 23
Pódios: 57
Poles: 30
Voltas mais rápidas: 20
Pontos na carreira: 159.4,5
Melhor resultado no Mundial: campeão em 2016

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar