Com aproveitamento de 95,5% ao longo de 2023, a Red Bull se tornou a equipe mais dominante da história da F1. Os energéticos desbancaram a McLaren, que assegurou o recorde por 35 anos. O GRANDE PREMIUM coloca lado a lado os números das duas temporadas mais dominantes do esporte
A Red Bull e Max Verstappen tiveram uma temporada que beirou a perfeição ao longo de 2023 e, graças a isso, atingiram marcas impressionantes. Durante a campanha, que resultou em 21 vitórias em 22 corridas, a equipe conquistou o hexa no Mundial de Construtores, enquanto o neerlandês garantiu o tri com certa facilidade entre os pilotos. Junto dessas marcas importantes, outros registros também acabaram entrando para o livro dos recordes da história da categoria.
Isso porque Verstappen quebrou a própria marca e se tornou o piloto com mais triunfos em um mesmo ano [19], além de ser também aquele que tem mais vitórias consecutivas na categoria [10]. A Red Bull também se tornou a equipe que mais vezes venceu em um ano [21]. Mas mais do que isso, o time dos energéticos desbancou a McLaren de 1988 no que diz respeito ao melhor aproveitamento ao longo de uma temporada.
Em 1988 a McLaren tinha o time dos sonhos com o potente motor Honda e uma dupla fortíssima formada por Alain Prost e Ayrton Senna. Na ocasião, o MP4/4, carro do time britânico, venceu nada menos que 15 das 16 corridas possíveis. A única derrota veio para a Ferrari, no GP da Itália. As 8 vitórias de Senna e as sete de Prost renderam à McLaren um aproveitamento de 93,8%, número que até 2023 acreditava-se que seria impossível ser quebrado.
Mas a Red Bull superou, por pouco, essa marca. Com um motor que também tem o DNA da Honda, o RB19 teve um aproveitamento de 95,5% durante o ano. Ao todo, foram 19 triunfos de Verstappen e outros dois de Sergio Pérez. Quem desbancou a invencibilidade foi, novamente, a Ferrari, mas no GP de Singapura.
Com performances tão dominantes e surpreendentes, o GRANDE PREMIUM decidiu colocar Lado a Lado as performances da Red Bull de 2023 e da McLaren de 1988. Confira:
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
McLaren MP4/4 1988:
Corridas: 16
Pole-position: 15
Pódios: 25
Voltas na liderança: 1003
Vitórias: 15
1-2: 10
Pontos no fim do ano: 199 (575 considerando o formato atual)
Aproveitamento de vitórias: 93,8%
Red Bull RB19 2023
Pole-position: 14
Pódios: 30
Voltas na liderança: 1149
Vitórias: 21
1-2: 6
Pontos no fim do ano: 860
Aproveitamento de vitórias: 95,5%
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube