Lando Norris e Oscar Piastri são o futuro da McLaren na Fórmula 1. Ambos impressionaram a equipe durante a temporada de estreia e, posteriormente, receberam contratos duradouros para participarem de um projeto de longo prazo com a escuderia. Mas qual dos dois foi melhor em seu ano como debutante?

Oscar Piastri se tornou uma das notícias do momento depois de estender seu vínculo com a McLaren. Apostando em um projeto de longo prazo, a equipe britânica optou por oferecer um novo contrato ao estreante — que tinha a permanência garantida até o fim de 2024. Agora, as partes seguem juntas pelo menos até 2026. A renovação do acordo veio na esteira dos bons resultados e na confiança que a escuderia tem no piloto. Uma curiosidade nesse caso é que, assim como Lando Norris em 2019, o #81 estreou pela McLaren ao lado de um piloto mais experiente e que liderava os planos do time de Woking — na época Carlos Sainz.

E as semelhanças entre os companheiros de McLaren não param por aí. Assim como em 2023, em 2019 o time britânico também teve um início de temporada dos mais complicados e precisou evoluir aos poucos até conquistar o quarto posto no Mundial de Construtores. Ademais, Norris e Piastri tiveram complicações nas primeiras corridas de seus anos como debutantes, mas evoluíram de forma considerável ao longo da temporada. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ambos também foram acometidos por azares e alguns erros frutos da inexperiência. Isso acabou resultando em uma classificação na tabela do Mundial de Pilotos que, quando analisada de forma separada, mascara um pouco o quão boa foram suas campanhas.

Mas quem teve resultados melhores no ano de estreia pela McLaren? Essa é a análise que o GRANDE PREMIUM faz no Lado a lado de hoje. Para efeito de comparação, separamos apenas as primeiras 15 corridas daquele ano, para contar com amostragem igual ao que Piastri tem até agora em 2023. Confira:

Lando Norris, 2019

Lando Norris estreou na Fórmula 1 com a McLaren em 2019 (Foto: Lando Norris/Reprodução)

Corridas: 15

Abandonos: 5

Top-10: 7

Melhor posição final: 6º (GPs do Bahrein e da Áustria)

Pontuação após 15 corridas: 31 pontos

Pontos de Carlos Sainz (companheiro de equipe): 58 pontos

Oscar Piastri, 2023

Oscar Piastri está garantido na McLaren até 2026 (Foto: McLaren)

Corridas: 15

Abandonos: 2

Top-10: 6 (7* considerando a corrida sprint na Bélgica)

Melhor posição final: 4º no GP da Inglaterra (2º se considerar a corrida sprint na Bélgica)

Pontuação após 15 corridas: 42 pontos

Pontos de Lando Norris (companheiro de equipe): 97 pontos

Fórmula 1 dá sequência à temporada 2023 já neste fim de semana, entre os dias 22 e 24 de setembro, com o GP do Japão, em Suzuka.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar