Assim como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, Gabriel Bortoleto tem boas chances de vencer a temporada da Fórmula 2 em seu ano de estreia. O GRANDE PREMIUM comparou a campanha dos quatro pilotos após a antepenúltima etapa de cada temporada

Gabriel Bortoleto é o mais novo líder da temporada 2024 da Fórmula 2. O brasileiro se colocou de vez na disputa depois de vencer a corrida principal em Monza largando de último, mas o primeiro lugar na tabela, no entanto, só aconteceu após a 12ª etapa, realizada no Azerbaijão no último domingo (15).

Em um fim de semana que contou com o tropeço do rival direto Isack Hadjar, Bortoleto conseguiu um quinto lugar na prova sprint e foi quarto na corrida principal. Com isso, somou pontos o suficiente para impor uma vantagem de 4,5 tentos sobre o francês.

Embora ainda falte duas etapas para o fim da temporada, Bortoleto vive melhor fase e desponta como favorito a conquistar o título da Fórmula 2. O mais surpreendente em tudo isso, no entanto, é que esta é a primeira temporada do brasileiro na F2. A promoção para a principal categoria de acesso à Fórmula 1 aconteceu após ser campeão da Fórmula 3 em 2023, também em seu ano de estreia.

Caso realmente consiga o título da F2 em 2024, Bortoleto vai igualar os feitos Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri — nomes um tanto respeitados e que chegaram com moral na Fórmula 1.

Gabriel Bortoleto é o novo líder da Fórmula 2 (Foto: James Gasperotti)

Por isso, no Lado a Lado de hoje, o GRANDE PREMIUM faz uma comparação entre a temporada de Bortoleto com a dos outros pilotos que foram campeões da F2 no ano de estreia. Como ainda restam duas etapas para o fim da temporada 2024, utilizamos os números até a antepenúltima rodada de cada ano. Confira:

Charles Leclerc: 2017

Equipe: Prema

Etapas: 9

Corridas disputadas: 18

Poles: 7

Vitórias: 5

Pódios: 7

Abandonos: 3

Desclassificação: 1

Corridas nos pontos: 12

Volta mais rápida: 4

Pontos: 218 

Charles Leclerc venceu a F2 em 2017 (Foto: F2)

George Russell: 2018

Equipe: Art

Etapas: 10

Corridas disputadas: 20

Poles: 4

Vitórias: 5

Pódios: 9

Abandonos: 3

Desclassificação: 0

Corridas nos pontos: 14

Volta mais rápida: 4

Pontos: 219

George Russell também venceu a Fórmula 2 em seu ano de estreia (Foto F2)

Oscar Piastri: 2021

Equipe: Prema

Etapas: 6

Corridas disputadas: 17*

Poles: 3

Vitórias: 3

Pódios: 7

Abandonos: 1

Desclassificação: 0

Corridas nos pontos: 14 

Volta mais rápida: 4

Pontos: 178 

*Corrida 2 da Rússia foi cancelada

Oscar Piastri também venceu a F2 junto da Prema (Foto: F2)

Gabriel Bortoleto: 2024

Equipe: Invicta

Etapas: 12

Corridas disputadas: 24

Poles: 2

Vitórias: 2

Pódios: 5

Abandonos: 3

Desclassificação: 0

Corridas nos pontos: 18

Volta mais rápida: 2

Pontos: 169,5

Gabriel Bortoleto pode vencer a F2 em seu primeiro ano (Foto: James Gasperotti)

Fórmula 2 agora só retorna de 29 de novembro a 1º de dezembro em no Catar, primeira vez da categoria no circuito de Lusail. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Bortoleto vê Hadjar zerar em Baku e assume liderança da F2 2024. Confira classificação

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar