Vice-campeão em 2021, Edoardo Mortara subiu de nível na atual temporada e se consolidou como um dos favoritos ao título mundial da Fórmula E, ocupando a liderança do campeonato em sua reta final

BRIGA PELO TÍTULO DA FÓRMULA E: VANDOORNE ESCALA PELOTÃO EM MARRAKECH E SEGUE VIVO

Edoardo Mortara assumiu a liderança do Mundial de Pilotos da Fórmula E após vencer a última etapa, disputada em Marrakech, e somar sua terceira vitória nesta temporada. Ainda que a batalha pelo título esteja totalmente em aberto — ainda restam seis corridas pela frente até agosto, em três rodadas duplas —, é inevitável perceber que o rendimento do piloto da Venturi deu um salto considerável de um ano para o outro.

No ano passado, o regulamento confuso da Fórmula E — que privilegiava, principalmente na classificação, aqueles que estavam em posições piores no campeonato em detrimento aos líderes, que pegavam pista suja — fez com que um equilíbrio totalmente ilusório se mantivesse até o fim do campeonato.

Na última corrida, Nyck de Vries acabou levando a melhor e ficou com o título ao somar 99 pontos, apenas sete à frente de Mortara — para se ter uma ideia do equilíbrio, Jake Dennis fez 91 tentos, Mitch Evans conseguiu 90 e Robin Frijns fechou o top-5 com 89.

Entretanto, o ano de 2022 trouxe um Mortara já calejado pela perda da disputa do ano passado e com uma característica que tem feito toda a diferença na atual temporada: a regularidade. Além de ser — empatado com Evans — o piloto que mais venceu no ano, conseguiu sua primeira pole — emendando a segunda logo no dia seguinte — e somou pontos muito importantes quando não conseguiu vencer. Além disso, deixou de pontuar apenas nas duas corridas em que abandonou por algum motivo.

Sem mais delongas, vamos aos números de Mortara nas duas temporadas, após dez corridas realizadas:

Mortara é o líder do campeonato e um dos grandes favoritos ao título da Fórmula E (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mortara em 2021

O recorte da temporada passada inclui os dados da estreia do campeonato, em Diriyah, até a corrida 1 de Nova York, décima etapa de 2020/2021. Com três pódios somados, sendo um deles a única vitória da temporada, em Puebla, Mortara somava 72 pontos a essa altura do campeonato em 2021.

A dificuldade de emendar dois resultados positivos seguidos fica clara na relação de corridas do suíço, que alternou boas corridas — como o segundo lugar em Diriyah ou a quarta colocação em Roma — com provas para esquecer — como exemplos, o abandono na corrida 1 de Valência e o 12º lugar em Mônaco.

Em dez corridas, Mortara pontuou em cinco e ficou de fora da zona de pontuação em outras cinco, sendo que em três vezes o piloto da Venturi precisou abandonar a disputa. Em uma dessas, na corrida 2 de Diriyah, o suíço nem alinhou o carro após bater no treino livre devido a um problema nos freios — na ocasião, todos os carros com motores Mercedes foram impedidos de participar da classificação por questões de segurança.

No fim, mesmo com toda a irregularidade e o regulamento que prejudicava os ponteiros, Mortara somou praticamente todos os seus pontos nas nove primeiras corridas. A partir de Nova York, o piloto só voltou a subir ao pódio duas vezes, uma em Londres e outra em Berlim, o que deixa uma mensagem para 2022: manter o rendimento na reta final da temporada será fundamental para quebrar a escrita e sair com o título esse ano.

Resultados de Mortara nas dez primeiras corridas de 2021:

Diriyah 1: 2º lugar

Diriyah 2: Não largou

Roma 1: DNF

Roma 2: 4º lugar

Valência 1: DNF

Valência 2: 9º lugar

Mônaco: 12º lugar

Puebla 1: 3º lugar

Puebla 2: 1º lugar

Nova York 1: 14º lugar

Mortara vem em grande sequência, com quatro pódios, e assumiu a liderança em Marrakech (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mortara em 2022

Na temporada atual, a regularidade do piloto da Venturi tem sido fator fundamental para a liderança do campeonato — que poderia ter vindo antes, é verdade, se não fossem os dois abandonos consecutivos sofridos em Roma e Mônaco. Com 139 pontos somados no Mundial de Pilotos, Edoardo somou quase o dobro do que conseguiu no mesmo período do ano passado, e uma pontuação maior do que em toda a disputa do último campeonato.

É claro que a mudança de regulamento na classificação fez com que o somatório de pontos do piloto aumentasse, afinal a Fórmula E abandonou o formato que prejudicava os líderes e adotou um sistema de mata-mata — ao qual Mortara se adaptou rapidamente e se tornou um dos destaques, com duas poles conquistadas no mesmo final de semana e passagens rotineiras até as últimas fases.

Para se ter uma ideia, alguns números dão a dimensão do campeonato que o suíço faz em 2022: no momento, Mortara soma quatro pódios consecutivos — com duas vitórias incluídas — e terminou absolutamente todas as corridas em que não abandonou dentro da zona de pontuação. Ou seja: quando não quebrou, Edoardo somou pontos para a equipe que ainda conta com o brasileiro Lucas Di Grassi.

Com dez corridas disputadas e mais seis pela frente até o encerramento do campeonato, em agosto, Mortara busca manter a rotina de pódios para assegurar um título que passou perto no ano passado, mas não veio. Com a casca de quem batalhou até o final contra a Mercedes, Edoardo veio com tudo em 2022 e simplesmente não abre mão dos pontos. Pior para os rivais, que vão precisar encontrar um jeito de parar o suíço se quiserem terminar o ano com a taça na bagagem.

Resultados de Mortara nas dez primeiras corridas de 2022:

Diriyah 1: 6º lugar

Diriyah 2: 1º lugar

México: 5º lugar

Roma 1: 7º lugar

Roma 2: DNF

Mônaco: DNF

Berlim 1: 1º lugar

Berlim 2: 2º lugar

Jacarta: 3º lugar

Marrakech: 1º lugar

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

LEIA MAIS

10 motivos para acompanhar a reta final da Fórmula E em 2022

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar