Interlagos marcou dois grandes momentos da carreira de Felipe Massa: o primeiro em 2008, quando chegou disputando o título daquele campeonato, e agora em 2016, em que nesse final de semana ele faz sua última corrida em casa na F1

Neste ano Felipe Massa deu uma notícia que pegou muitos de surpresa. Durante o GP da Itália, o brasileiro anunciou que se aposentaria da F1 ao final do campeonato de 2016. Após quase 14 temporadas completas na categoria, seria o fim de uma fase.

E é este final de semana que acontece o GP do Brasil, que marca a despedida do piloto de Interlagos. Entre muitos acontecimentos marcantes, como a possível decisão do título em favor de Nico Rosberg, é natural que receba muitas homenagens no sábado e domingo.

É engraçado pensar que o tradicional autódromo paulistano marca dois momentos bastante distintos da trajetória do atual titular da Williams na categoria. Em 2008 chegou disputando o campeonato com Lewis Hamilton, e em 2016 chega para uma despedida.

É claro, esses dois anos também mostram momentos bastante diferentes de Massa na F1. No primeiro, há oito anos, o competidor defendia uma forte Ferrari que brigava por vitórias e estava constantemente na ponta.

No entanto, nem tudo foram flores. Naquele ano, a temporada de Massa começava mal. Suas primeiras corridas tinham sido complicadas, e muito se especulou se ele havia voltado ao seu modo de cometer muitos erros assim como no começo de sua carreira.

Mas o brasileiro logo tratou de provar que todos estavam errados quando emplacou uma sequência de quatro provas no pódio. Até o final do ano, ficaria fora do top-10 em três oportunidades, na Inglaterra, Hungria e Cingapura.

Até que então chegou a decisiva corrida em Interlagos. Chegando sete pontos atrás de Lewis Hamilton, precisava vencer ou chegar em segundo e torcer para o adversário ficar fora do rol dos cinco melhores.

Largando da pole-position, Massa fez bela corrida em frente a sua torcida caseira e chegou a cruzar a linha de chegada em primeiro. No entanto, uma ultrapassagem na última curva deu o título para o inglês.

Hoje, Felipe amarga em um time que um dia já foi competitivo, mas atualmente tem que se contentar com a quarta, talvez quinta, força do grid – disputa ponto a ponto a melhor posição da classificação com a Force India.

Diferente daquele 2008, sua temporada começou bem em 2016. Terminou a primeira corrida, na Austrália, na quinta colocação, mas isso era o máximo que alcançaria neste ano -até agora, pois ainda faltam duas etapas para o final do campeonato.

Após repetir o bom desempenho no GP da Rússia, Felipe viu a competitividade da Williams ficar mesmo em 2014. Já foram sete disputas fora da zona de pontos, o que o coloca hoje na 11ª posição do Mundial de Pilotos.

Neste final de semana agora ele chega em Interlagos com um ar de despedida. Afinal, será sua última prova na F1 em casa. Agora é sentar no carro e curtir cada momento em frente de sua torcida.

No entanto, a carreira de Felipe Massa não deve ser baseada apenas em suas últimas temporadas. Ao longo de todos os anos na F1, conquistou 11 vitórias, 41 pódios, 16 pole-positions e 15 voltas mais rápidas, números esses que devem ser bastante respeitados pelos brasileiros.

Felipe Massa 2008

Equipe Ferrari
Motor Ferrari
Vitórias 6
Pole-positions 5
Pódios 10
Voltas mais rápidas 3
Abandonos 2
Pontos conquistados 97

Massa comemora vitória no GP do Brasil de 2008 (Felipe Massa celebra vitória no GP do Brasil de 2008 (Foto: Ferrari) )

Felipe Massa 2016

Equipe Williams
Motor Mercedes
Vitórias 0
Pole-positions 0
Pódios 0
Voltas mais rápidas 0
Abandonos 2
Pontos conquistados 51*

*ainda faltam duas etapas para o final do campeonato

Massa recebeu homenagem em seu carro neste final de semana (Massa recebeu homenagem em seu carro neste final de semana)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar