O GRANDE PREMIUM coloca Lado a lado dois dos maiores nomes da história do esporte a motor, recordistas absolutos de títulos no Mundial de Rali

FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramPinterestEmail

O Mundial de Rali volta a acelerar a partir desta quinta-feira (20), em uma das primeiras competições do esporte a motor em 2022. Mas a temporada que se inicia em Monte Carlo não vai ter nada de comum: será a primeira, desde 2002, sem a presença em tempo integral de Sébastien Loeb ou Sébastien Ogier.

Para deixar claro o tamanho do impacto do grid sem a presença fixa dos franceses, um dado rápido e assustador: em 2003, Petter Solberg foi campeão. Em 2019, Ott Tänak levantou a taça. Em absolutamente todos os outros anos, de 2004 para cá, deu Loeb ou Ogier. É uma revolução no WRC, pois.

Na lista histórica do Mundial de Rali, o tamanho dos xarás fica ainda mais evidente. As lendas finlandeses Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen têm, cada um, quatro títulos do WRC. Acima deles, só os franceses: Loeb, com nove; Ogier, com oito. Uma diferença brutal.

Por isso, esquentando os motores para um campeonato em que, teoricamente, ninguém é de ninguém, e que Loeb e Ogier não devem fazer mais do que algumas etapas e, portanto, não deverão ser fatores na briga pelo título, o GRANDE PREMIUM coloca os dois Lado a lado, com números das carreiras da dupla.

Sébastien Ogier: viciado em títulos (Foto: Reprodução/Facebook)

SÉBASTIEN LOEB

Idade: 47 anos
Títulos no WRC: 9
Temporadas: 19
Temporadas completas: 10
Ralis disputados: 180
Ralis vencidos: 79
Pódios: 119
Especiais vencidas: 925
Pontos conquistados: 1727
Primeiro Rali: Catalunha (1999)
Último Rali: Turquia (2020)
Primeira vitória: Alemanha (2002)
Última vitória: Catalunha (2018)

SÉBASTIEN OGIER

Idade: 38 anos
Títulos no WRC: 8
Temporadas: 14
Temporadas completas: 13
Ralis disputados: 168
Ralis vencidos: 54
Pódios: 91
Especiais vencidas: 632
Pontos conquistados: 2537
Primeiro Rali: México (2008)
Último Rali: Monza (2021)
Primeira vitória: Portugal (2010)
Última vitória: Monza (2021)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar