O GP da Áustria viu o caos ser instaurado de vez na F1 2024. Lando Norris tomou coragem, partiu para cima de Max Verstappen e foi recebido com pancada. A guerra na categoria foi deflagrada
George Russell viu a vitória em um excelente GP da Áustria cair dos céus. No último domingo (30), o inglês fez a parte dele: ficou vivo na disputa, defendeu o terceiro lugar e esteve no lugar e na hora certos para aproveitar a surreal batida entre Max Verstappen e Lando Norris.
Max e Lando foram os protagonistas do dia, mais uma vez. Desta vez, o inglês foi com fome para cima, buscou o triunfo, mas o neerlandês jogou o carro para cima do rival, os dois bateram, quebraram. Verstappen ainda voltou e foi quinto, atrás de Oscar Piastri, Carlos Sainz e Lewis Hamilton.
O top-10 no Red Bull Ring ainda teve um espetacular Nico Hülkenberg, Sergio Pérez, Kevin Magnussen, Daniel Ricciardo e Pierre Gasly. Charles Leclerc não pontuou depois de sofrer o fim de semana todo.
O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Russell a Norris, que não conseguiu completar a prova depois do acidente.
As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

1º) George Russell – 8.5 – Não foi, nem de longe, a exibição mais inspirada que Russell já teve, mas o inglês fez a parte dele o fim de semana todo. Já tinha ido bem na sprint e caminhava para um valente pódio no domingo, mas Verstappen ajudou e se tirou do caminho, levando Norris com ele. George agradece.
2º) Oscar Piastri – 8.0 – Apesar de mais um vacilo na classificação que pode tranquilamente ter custado a vitória, Piastri teve bom fim de semana. Competente na sprint, competente no domingo. Dois segundos lugares, ainda que no sábado tenha faltado ação para perseguir Max e no dia seguinte a posição de largada tenha comprometido.
3º) Carlos Sainz – 8.0 – Ótimo fim de semana de Sainz. A Ferrari esteve, de novo, em uma etapa apagada, sofreu com ritmo, estava abaixo da Mercedes, claramente, por exemplo. Mesmo assim, o espanhol beliscou pódio, além de um justo top-5 no sábado. Dominou o duelo com Leclerc na Áustria.

4º) Lewis Hamilton – 6.5 – Sofreu danos no carro no início da prova e só foi perdendo rendimento. Disse no fim que o ritmo era “uma merda”. Exagerado, mas não foi realmente grandes coisas. Podia ter sido ele a vencer a corrida diante de tudo que rolou, aliás.
5º) Max Verstappen – 4.0 – Grandes classificações, uma delas acachapante, uma sprint muito segura para vencer, mas aí simplesmente não soube perder no domingo. Fez o que não devia e tirou Norris da corrida, errou totalmente a mão na disputa, passou do limite.
6º) Nico Hülkenberg – 9.5 – Uma das melhores atuações da temporada. Colocar a Haas na sexta colocação é uma tremenda façanha, Hülk segue brilhando na F1 2024 e se destacando semana após semana. Ultrapassou Pérez na última volta, deu aula.
7º) Sergio Pérez – 1.5 – Parece piorar a cada etapa. A vergonha da vez, além de, claro, colocar a Red Bull apenas em sétimo, foi ficar atrás de uma Haas. Aliás, nem com Verstappen punido, com pneu furado e tudo mais, nem assim, Pérez?
8º) Kevin Magnussen – 8.5 – Fez um ótimo trabalho também. Não brilhou tanto quanto Hülkenberg, mas anotou pontos valiosos para a equipe.
9º) Daniel Ricciardo – 7.5 – Muito beneficiado pela tática certeira da equipe, é verdade, mas Ricciardo merece alguns elogios por ter dado um jeito de pontuar na Áustria.
10º) Pierre Gasly – 8.0 – A Alpine esteve especialmente lenta no fim de semana e, mesmo assim, a sequência de pontos de Gasly continuou. O francês ainda protagonizou mais um capítulo da luta interna com Ocon. Levou a melhor em bela ultrapassagem.

11º) Charles Leclerc – 3.5 – Problemas no carro, erros, quebras, acidentes, teve de tudo no fim de semana de Leclerc, menos pontos no domingo. Sábado também foi discreto, mas domingo piorou depois da largada ruim e da batida com Pérez e Piastri.
12º) Esteban Ocon – 7.0 – A Alpine não deve estar nada feliz com Ocon de novo, mas admita: foi divertida a briga com Gasly, vai? Esteban é duríssimo, sabe defender muito no limite suas posições. Faltou ritmo.
13º) Lance Stroll – 6.0 – Olha, fez o que deu com uma Aston Martin que vive momento horrível. Por incrível que pareça, está numa fase menos pior que a de Alonso.
14º) Yuki Tsunoda – 4.5 – Terceira corrida muito ruim em sequência, hein? Isso com Ricciardo se destacando razoavelmente em duas delas. Precisa retomar a confiança logo.
15º) Alexander Albon – 4.5 – Vem errando bastante, parece afundado pela fase horrenda da Williams. Não consegue esconder a frustração.

16º) Valtteri Bottas – 4.5 – É outro que está bastante frustrado com o carro que tem. Pelo menos voltou a andar na frente de Sargeant.
17º) Guanyu Zhou – 3.5 – Não foi um horror, aliás, muito prejudicado por uma paulada que levou de Alonso, mas na classificação, de novo, falhou legal.
18º) Fernando Alonso – 1.5 – Ter levado mais dois pontos na carteira por bater em Zhou em uma corrida que não tinha chance alguma de fazer nada só serviu para coroar a fase complicadíssima que vive.
19º) Logan Sargeant – 1.5 – A questão é saber se foi a última corrida de Logan na F1. Provável que não, ou seja, deve levar mais uma nota assim semana que vem aqui.
NC) Lando Norris – 7.5 – O próprio Norris analisou a performance da sprint como “amadora”, isso tem de pesar firme aqui na avaliação, porque valia vitória diante de Verstappen. No domingo, cresceu muito na reta final, partiu para cima e fez o que tem de fazer. O neerlandês que bateu nele, paciência.

GP da Áustria – 9.0 – A grande corrida da temporada junto com o caótico GP do Canadá. Teve de tudo, inclusive uma batalha sangrenta pela liderança, que rendeu danos importantíssimos nos carros de Verstappen e Norris. Lando despertou a versão pré-2022 em Max de novo e a guerra parece pronta para começar.
Melhores GPs – GP do Canadá e GP da Áustria – 9.0
Pior GP – GP de Mônaco – 3.0
Média: 6.5
MÉDIA DA TEMPORADA:
1º) Max Verstappen – 8.3
2º) Oliver Bearman – 8.0*
3º) Lando Norris – 7.9
4º) Nico Hülkenberg – 7.6
5º) Carlos Sainz – 7.0
6º) Charles Leclerc – 6.9
7º) George Russell – 6.9
8º) Oscar Piastri – 6.8
9º) Pierre Gasly – 6.5
10º) Lewis Hamilton – 6.0
11º) Fernando Alonso – 6.0
12º) Yuki Tsunoda – 5.9
13º) Esteban Ocon – 5.9
14º) Alexander Albon – 5.5
15º) Kevin Magnussen – 5.4
16º) Daniel Ricciardo – 5.0
17º) Lance Stroll – 4.8
18º) Valtteri Bottas – 4.5
19º) Sergio Pérez – 4.3
20º) Guanyu Zhou – 4.2
21º) Logan Sargeant – 3.0
*Oliver Bearman atuou em apenas 1 corrida, substituindo Carlos Sainz na Ferrari.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube