O GP do Japão foi mais uma corrida agradável na boa sequência da F1 depois das férias. Max Verstappen retomou o controle das ações, enquanto a McLaren brilhou em dia de pódio duplo

Max Verstappen veio mordido depois de perder a série invicta em Singapura e atropelou todo mundo no GP do Japão. O holandês colocou praticamente as duas mãos na taça ao vencer com quase 20s de vantagem para Lando Norris. Oscar Piastri fechou o pódio duplo da McLaren em tarde que consagrou a Red Bull hexacampeã do Mundial de Construtores.

Ferrari e Mercedes batalharam firme logo atrás e os italianos saíram em vantagem: Charles Leclerc na frente de Lewis Hamilton e Carlos Sainz melhor que George Russell. Em oitavo, Fernando Alonso segurou as Alpine de Esteban Ocon e Pierre Gasly.

A prova também foi marcada por atuação medonha de Sergio Pérez, que abandonou depois de se envolver em acidentes, tomar duas punições e até voltar para a pista para não acumular sanção no GP do Catar. Um vexame.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Pérez, Lance Stroll, Alexander Albon, Valtteri Bottas e Logan Sargeant, que não completaram a corrida.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP do Japão teve Verstappen e duas McLaren (Foto: AFP)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Depois do fim de semana irreconhecível em Singapura, Max voltou ao normal com um sacode em cima de todo mundo no Japão. O holandês passeou, dominou todas as sessões, cravou pole com mais de 0s5 para o pelotão, venceu com quase 20s de vantagem, fez volta mais rápida. Outra grande atuação do virtual tricampeão.

2º) Lando Norris – 9.0 – Quatro pódios nas últimas sete corridas: Norris é o segundo piloto mais quente da F1 no momento. O inglês vive ótima forma e é peça fundamental para a McLaren estar reagindo no campeonato. Bela largada, compensou a classificação pior que a de Piastri.

3º) Oscar Piastri – 8.5 – Primeiro pódio da carreira! Piastri é muito bom piloto e a tendência é que faça cada vez mais grandes resultados, tem potencial para isso. Mas ainda está abaixo de Norris, o ritmo de corrida no Japão mostrou bem.

Leclerc terminou o GP do Japão na quarta posição (Foto: AFP)

4º) Charles Leclerc – 8.0 – A verdade é que Leclerc vem numa fase boa, mas o que estava pegando era a desvantagem para Sainz. No Japão, o monegasco foi superior praticamente o tempo todo, ainda superando as Mercedes na briga direta que vale o vice dos Construtores.

5º) Lewis Hamilton – 7.0 – Foi um pouco ríspido ao extremo na briga direta com Russell, mas foi inegavelmente melhor que o companheiro. Garantiu pontinhos importantes também para a Mercedes e vai até entrando na briga pelo vice de pilotos.

6º) Carlos Sainz – 7.0 – Não fez uma má corrida, mais ou menos na mesma linha do que vinha acontecendo recentemente com Leclerc. Deveria ter parado antes no pit-stop final, aquilo custou a posição para Hamilton, mas foi uma prova decente.

7º) George Russell – 6.0 – Vive um momento daqueles em que parece impossível conseguir concretizar as oportunidades. Sempre alguma coisa dá errado e não só por culpa dele, longe disso. Mas valeu a ousadia da tática de paradas, deu uma graça no fim da corrida.

8º) Fernando Alonso – 7.5 – Alonso fez tudo que podia e não podia com o carro que atualmente tem nas mãos. O importante era vencer as Alpine e o espanhol conseguiu, pelo menos. Não tem como ir mais para frente atualmente, não.

9º) Esteban Ocon – 8.0 – Fez uma boa corrida, com recuperação interessante depois de se envolver em um acidente na largada. Mas, definitivamente, não deveria ter ficado na frente de Gasly. Ganhou uma forcinha da Alpine.

10º) Pierre Gasly – 8.5 – Ótima corrida, ia chegar coladinho em Alonso depois de uma bela recuperação, ritmo forte. Sofreu na classificação, mas isso é um problema da Alpine no momento. Ficou irado, com razão, com a ordem do time de deixar Ocon passar. É que Pierre passaria de qualquer jeito mesmo se a Alpine não tivesse invertido lá atrás.

Gasly devolveu posição a Ocon apenas no terceiro setor da última volta e ficou irado (Foto: Alpine)

11º) Liam Lawson – 7.5 – Não deu em pontos, mas foi outra atuação sólida do neozelandês. Em quatro corridas na F1, foi bem em todas elas, fechou todas na frente de Tsunoda, deveria ficar no grid, sem dúvida alguma.

12º) Yuki Tsunoda – 6.5 – Fez uma grande classificação, mas logo na largada já viu que teria problemas para bater Lawson. E não conseguiu, no fim das contas. Foi uma corrida decente, só que com nova derrota para o companheiro estreante.

13º) Guanyu Zhou – 5.0 – Corrida discretíssima, como quase sempre faz, mas teve méritos de se recuperar da confusão na largada. Fez o que deu.

14º) Nico Hülkenberg – 5.0 – Também fez o que era possível em uma corrida em que a Haas estava destruindo pneus mais que o normal. Imagina o nível desse carro…

15º) Kevin Magnussen – 4.5 – Mesma coisa de Hülk, terminando um pouco atrás do alemão e tendo sido acertado por Pérez de maneira totalmente infantil. Não teve culpa alguma.

Pérez teve cena inusitada no Japão: voltar à pista após abandonar (Foto: Red Bull Content Pool)

NC) Alexander Albon – 5.0 – Teve a corrida totalmente comprometida pelo toque na largada. Não teve culpa, mas também não foi vítima. Segue o jogo.

NC) Lance Stroll – 4.0 – A excelente largada salvou a nota de Stroll, já que o canadense largou de último e quebrou cedo na corrida. Pelo menos teve a largada, muito boa.

NC) Sergio Pérez – 0.0 – Zero, né? É zero, não tem outra nota para uma das piores exibições em muito tempo na F1. Melhor carro, não foi bem na classificação e teve uma prova medonha, com punições, acidentes, abandono duas vezes. Sim, isso mesmo.

NC) Valtteri Bottas – 4.5 – O coitado agora não teve culpa da falta de sorte. Virou sanduíche na largada e depois tomou uma pancada de Sargeant pela segunda vez em três corridas. Dureza.

NC) Logan Sargeant – 0.0 – Bateu na classificação e aí bateu em Bottas na corrida com o terceiro carro da Williams, todo remendado. Tem outra nota para isso?

Norris agora ocupa uma vaga no top-5 do Ranking GP 2023 (Foto: McLaren)

GP do Japão – 7.0 – Uma boa corrida. Provavelmente a pior desde a volta das férias, mas ainda boa. Não rolou briga na frente, mas teve caos, muito por conta da série de erros dos pilotos, sejamos justos. Uma corrida inegavelmente agitada, pelo menos.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 7.0

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Fernando Alonso – 7.5
3º) Liam Lawson – 7.4
4º) Lewis Hamilton – 7.3
5º) Lando Norris – 7.0
6º) Alexander Albon – 6.8
7º) Pierre Gasly – 6.8
8º) Carlos Sainz – 6.7
9º) Oscar Piastri – 6.4
10º) George Russell – 6.4
11º) Esteban Ocon – 6.3
12º) Charles Leclerc – 6.1
13º) Nico Hülkenberg – 5.8
14º) Yuki Tsunoda – 5.7
15º) Sergio Pérez – 5.3
16º) Daniel Ricciardo – 5.3
17º) Valtteri Bottas – 5.1
18º) Guanyu Zhou – 4.9
19º) Kevin Magnussen – 4.9
20º) Lance Stroll – 4.6
21º) Logan Sargeant – 3.7
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar