O GP dos EUA teve mais uma vitória de Max Verstappen, mas com alguma emoção, certa disputa na primeira metade da corrida e até uma aproximação final de Lewis Hamilton. Quatro equipes andaram próximas em Austin, bom sinal

Max Verstappen venceu um GP dos EUA que foi muito mais equilibrado do que quase qualquer outra etapa da F1 2023. A Red Bull foi superior, o holandês triunfou, mas a parada foi apertada, com McLaren e Mercedes bem rápidas quase o fim de semana todo.

Lando Norris chegou em terceiro, mas subiu para segundo depois da desclassificação de Lewis Hamilton. O inglês e Charles Leclerc, então sexto, caíram na inspeção técnica da FIA por irregularidade na prancha do assoalho. O pódio, então, foi fechado por Carlos Sainz.

Sergio Pérez e George Russell, bastante discretos, ainda ficaram no top-5, seguidos por Pierre Gasly, em sexto com a Alpine. Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Logan Sargeant também apareceram entre os dez primeiros. Foi o primeiro ponto da carreira do americano da Williams, logo na corrida de casa.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen aos desclassificados Hamilton e Leclerc.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP dos Estados Unidos antes da desclassificação de Hamilton (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 9.0 – Longe de ter sido o melhor fim de semana do ano para o tricampeão, mas é mais uma vitória na conta. Aliás, duas, se contarmos a da sprint aí. Na prova que vale mais, uma classificação atrapalhada com erro de limite de pista, mas a reação veio em grande estilo no domingo, mesmo sofrendo de problemas nos freios.

2º) Lando Norris – 9.0 – Mais uma vez, parecia que poderia vencer, mas não rolou. Liderou praticamente metade da corrida e, depois de perder a ponta, ainda conseguiu encostar de novo em Max. Faltou mais ação na disputa contra o holandês, sentir o momento ali de agarrar a oportunidade.

3º) Carlos Sainz – 8.0 – Um fim de semana bom do espanhol, mas nada além disso. Sofreu para acompanhar Leclerc na classificação de sexta-feira, mas cresceu ao dar trabalho na sprint mesmo de pneus macios e, no domingo, fez uma prova muito competente. É um cara extremamente regular.

Carlos Sainz teve mais um pódio sem ir ao pódio nos EUA (Foto: AFP)

4º) Sergio Pérez – 5.5 – Quarto lugar não é terrível, mas ainda fica abaixo do que precisa para mostrar que deve ser um piloto Red Bull. Sofreu na sprint também, teve outra classificação ruim, enfim, não é esse quarto lugar que vai mudar o momento do mexicano. Mas talvez salve o emprego…

5º) George Russell – 5.5 – Outro que ficou bem apagadinho no fim de semana, tanto na sprint quanto na corrida principal. Ganhou dois lugares com as desclassificações, mas foi o pior dos pilotos das equipes maiores, tirando Piastri.

6º) Pierre Gasly – 8.0 – Um ótimo fim de semana de Gasly. O francês encaixou a Alpine nos pontos nas duas corridas, teve ritmo forte, boa classificação. Único porém foi a largada do domingo, mas atrapalhada também por um Russell parado no grid.

7º) Lance Stroll – 7.0 – Conseguiu voltar aos pontos e isso é muito importante, mas, exceto um período de domingo, foi outro fim de semana ruim. Ao menos encontrou algum ritmo na reta final, deu sorte com as desclassificações, quebras e afins.

8º) Yuki Tsunoda – 8.5 – Conquistou pontos cruciais para a AlphaTauri tentar sobreviver. 4 com oitavo lugar, a volta mais rápida, tentos fundamentais para o time lanterna do campeonato. É outro que estava precisando voltar ao top-10 com urgência, ainda mais depois do bom trabalho de Liam Lawson.

9º) Alexander Albon – 7.0 – Só pontuou pelas desclassificações, sejamos honestos. Não foi, nem de perto, o melhor dos finais de semana do tailandês, mas pontos são pontos. Precisa melhorar ali no controle dos limites de pista, é sempre uma das maiores vítimas das punições por isso.

10º) Logan Sargeant – 6.5 – Talvez tenha feito a melhor exibição na F1, mas não era para pontos, né? Atrás de Albon quase o tempo todo, subiu com as desclassificações. Talvez também o suficiente para manter o emprego, viu? Quem sabe?

No GP dos EUA, Sargeant foi o primeiro americano em 30 anos a pontuar na F1 (Foto: Williams)

11º) Nico Hülkenberg – 6.0 – Fez uma bela corrida, merecia ter pontuado nos EUA. O alemão reagiu depois de largar dos boxes e sofrer muito nas duas classificações, justamente seu ponto mais forte.

12º) Valtteri Bottas – 5.0 – Totalmente apático. Ainda ficou relativamente perto dos pontos com tudo que aconteceu.

13º) Guanyu Zhou – 4.5 – Ainda mais apático, teve de dar a posição para o companheiro e tudo. Não foi bem.

14º) Kevin Magnussen – 4.5 – Sofreu para acompanhar o ritmo de corrida de Hülk depois de ter sido decente na classificação. Terminou na frente apenas de um Ricciardo voltando e de pneus macios do nada.

15º) Daniel Ricciardo – 4.5 – Apareceu apenas sendo ultrapassado. Foi corrida de voltar ao ritmo, recuperar a forma, só isso, mas sofreu com a falta de treinos. Ofuscado por Tsunoda.

Fernando Alonso abandonou o GP dos EUA quando ocupava o top-10 (Foto: AFP)

NC) Fernando Alonso – 6.5 – O fim de semana estava sofrido toda vida para a Aston Martin, mas a equipe melhorou com a volta atrás nas atualizações para o domingo e Alonso fazia uma corridaça. Acabou tendo problemas e abandonou, mas tinha tudo para chegar em sexto depois de sair dos boxes.

NC) Oscar Piastri – 5.5 – Fim de semana bem discreto, mas acabou que o acidente na largada com Ocon prejudicou uma avaliação melhor. Ficou devendo em ritmo na comparação com Norris.

NC) Esteban Ocon – 6.0 – Também ficou devendo no ritmo na comparação com Gasly, mas tinha tudo para fazer uma corrida sólida, o acidente na largada prejudicou.

DSQ) Lewis Hamilton – 8.5 – Muito forte no fim de semana todo, tirou do carro o que Russell não conseguiu em momento algum e, não fosse a inércia da Mercedes na hora das paradas, poderia muito bem ter vencido. Uma pena a desclassificação por irregularidade técnica, aquele pódio era bem justo.

DSQ) Charles Leclerc – 6.5 – Baita classificação nos dois dias, mas sofreu com ritmo em ambos. A estratégia foi errada no domingo, só que também teve vacilo de Charles na largada. Foi um fim de semana, em desempenho, positivo, mas o resultado não viria mesmo sem a desclassificação.

Pierre Gasly está no top-5 do Ranking GP 2023 (Foto: Alpine)

GP dos EUA – 7.5 – Foi uma boa corrida, especialmente porque teve disputa por vitória, algo raríssimo na F1 2023. Mas não foi a mais movimentada das provas, a sprint não foi muito legal, faltou uma batalha em pista mesmo nas voltas finais pelo triunfo. Mas boa corrida.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Catar – 1.0
Média: 6.7

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Fernando Alonso – 7.4
3º) Lando Norris – 7.2
4º) Lewis Hamilton – 7.1
5º) Pierre Gasly – 6.8
6º) Carlos Sainz – 6.7
7º) Alexander Albon – 6.7
8º) Oscar Piastri – 6.5
9º) Liam Lawson – 6.5
10º) George Russell – 6.5
11º) Esteban Ocon – 6.3
12º) Charles Leclerc – 6.1
13º) Nico Hülkenberg – 5.7
14º) Yuki Tsunoda – 5.7
15º) Valtteri Bottas – 5.3
16º) Sergio Pérez – 5.0
17º) Guanyu Zhou – 5.0
18º) Daniel Ricciardo – 5.0
19º) Kevin Magnussen – 4.8
20º) Lance Stroll – 4.7
21º) Logan Sargeant – 3.7
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar