O GP da França, talvez último antes da retirada de Paul Ricard do calendário, prometia uma boa briga pela vitória. Mas Charles Leclerc entregou o mel

LECLERC BATE NA FRANÇA E VERSTAPPEN ENCAMINHA TÍTULO DA F1 2022 | Paddock GP #297

Ninguém sabe do futuro do GP da França, favorito a sair do calendário do Mundial de Fórmula 1 para a temporada 2023. A corrida deste ano tinha condições reais de apresentar uma bela briga pela vitória, algo que indicou que faria nas primeiras voltas, quando Max Verstappen pressionou Charles Leclerc, então líder. Aí, Leclerc mudou tudo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O monegasco errou sozinho após Verstappen fazer o pit-stop, bateu, abandonou e mais uma vez deixou pelo caminho uma vitória. Desta vez, porém, por conta de si próprio. Leclerc deixou 25 pontos pelo caminho e viu Verstappen abrir uma distância gigantesca com a vitória, que acabou sendo até fácil. São 63 pontos entre os dois.

As melhores notas do GP da França, porém, não couberam ao vencedor da prova e, sim, e um piloto que brilhou ao se recuperar duas vezes na pista e outro que colocou o problemático carro na melhor posição do ano até agora.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen ganhou mais uma, a sétima do ano (Foto: Red Bull Content Pool)

LEIA MAIS
Confira todo material do GRANDE PREMIUM

+ Assista ao Briefing, que comentou TUDO sobre o GP da França

1) Max Verstappen – 8.5 – Impressionante como a temporada 2022 de Verstappen é muito menos brilhante que a de 2021. E nem é culpa dele, viu? O holandês segue praticamente impecável, mas as vitórias estão saindo mais tranquilas. Na França, dificilmente bateria Leclerc, mas aí o rival foi ao muro…

2) Lewis Hamilton – 9.0 – Emendar quatro pódios seguidos com a Mercedes 2022 não é tarefa simples, hein? É evidente que a equipe evoluiu bastante, mas Hamilton vive ótima fase nas últimas corridas. O inglês voltou a impressionar com o segundo lugar na França e a vitória parece questão de tempo.

3) George Russell – 8.0 – Andou atrás de Hamilton o fim de semana todo, mas chegou ao pódio mais uma vez. Perde um pouquinho porque se precipitou tentando passar Pérez e também deu uma bela exagerada no rádio ao reclamar do rival. Mas a verdade é que foi mais uma bela corrida do inglês, que parece estar na Mercedes a vida toda.

Assim terminou a corrida de Leclerc: no muro (Foto: Reprodução)

4) Sergio Pérez – 5.0 – Quase deu pódio, mas que corridinha mais ou menos de Pérez, né? Verstappen venceu e o mexicano ficou longe toda vida, não ameaçou Hamilton, perdeu a posição para Russell, tomou passão de Sainz com pneus gastos, enfim, não se encontrou na França. O resultado foi bem melhor que a performance.

5) Carlos Sainz – 9.0 – Possivelmente a grande atuação de Sainz em 2022, viu? Sim, melhor do que a vitória do espanhol na Inglaterra. Largando em 19º por punição de troca de motor, Carlos saiu atropelando todo mundo e, não fosse o safety-car causado por Leclerc, que destruiu sua estratégia, ou mesmo a punição causada pela Ferrari nos boxes, bem possivelmente estaria no pódio. Corridão.

6) Fernando Alonso – 8.0 – Mais uma grande corrida de Alonso em 2022 e, assim como vem acontecendo recentemente, com grande resultado. O espanhol começa a surgir como mais forte candidato a liderar a ‘F1 B’.

7) Lando Norris – 7.5 – Falando em liderar a ‘F1 B’, aí está Norris. Mais um belo resultado do inglês, que teve ainda uma classificação absurda, na frente até de Russell. Está em ótimo momento desde o ano passado.

8) Esteban Ocon – 6.5 – O resultado em si foi muito bom e a corrida como um todo foi também. A classificação ficou devendo um pouco e a gente não pode ignorar a paulada que Ocon deu em Tsunoda e tirou o japonês da corrida. Apesar disso, foi bem de novo.

9) Daniel Ricciardo – 6.5 – Foi uma das melhores corridas de Ricciardo em 2022 e isso diz muito mais sobre a temporada do australiano do que sobre a prova na França em si. Regular, pontuou, mas atrás de Norris e das duas Alpine. Não foi ao Q3 de novo.

10) Lance Stroll – 7.0 – Pontuou! Stroll fez uma boa corrida na França, se manteve ali nos pontos quase o tempo todo e aproveitou a oportunidade que apareceu. Já que Vettel não quis polêmica com a fechada que tomou do próprio companheiro na última curva, também deixaremos passar. Mas foi uma bela trancada…

Carlos Sainz mandou teve de se recuperar duas vezes por punições da Ferrari (Foto: Ferrari)

11) Sebastian Vettel – 6.5 – Também teve uma corrida bem decente, a diferença aí é que não pontuou. Perto de Stroll, mas derrotado pelo companheiro de equipe. De todo modo, outra prova em que a Aston Martin rendeu muito mais na corrida do que na classificação.

12) Pierre Gasly – 5.0 – Caiu no Q1 e até fazia prova de recuperação, mas acabou errando ao tentar passar Albon e perdeu tempo e posições cruciais. Talvez tivesse marcado 1 pontinho não fosse aquilo, mas um fim de semana realmente abaixo de seus padrões.

13) Alexander Albon – 6.0 – Não cometeu erros importantes, esteve relativamente perto dos pontos durante a corrida, enfim, não tem muito como ser julgado de forma ruim aqui.

14) Valtteri Bottas – 4.0 – Alguém aí viu Bottas, não apenas na corrida, mas no fim de semana?

15) Mick Schumacher – 4.5 – Apagado, voltou a se envolver em confusão e teve uma classificação muito ruim. Um balde de água fria após corridas muito fortes que teve.

Guanyu Zhou foi outro que sofreu em Le Castellet (Foto: Alfa Romeo)

NC) Guanyu Zhou – 2.5 – A gente fala tanto que Zhou precisa pegar ritmo, mas que não se envolve muito em batidas e tal. E aí ele se envolveu.

NC) Nicholas Latifi – 4.0 – Mais um que se envolveu em batida e é incrível como sempre dá um jeito de ficar o mais para trás possível na corrida. Aconteça o que acontecer.

NC) Kevin Magnussen – 5.0 – Teve uma largada absurda, quase histórica. Aí se complicou durante a corrida, mas as primeiras voltas foram daquelas inesquecíveis.

NC) Yuki Tsunoda – 5.5 – Uma bela classificação, mas aí tudo foi para o ralo com a pancada que tomou de Ocon. Uma pena, podia ter sido uma bela corrida do japonês.

NC) Charles Leclerc – 3.5 – Pole naquele estilão dele e o ritmo estava ótimo, liderando a corrida. Possivelmente teria uma batalha dura com Verstappen pela frente, mas tinha total condição de vencer. Só que bateu sozinho. 25 pontos cruciais que foram embora num vacilo gigante que não pode rolar de jeito nenhum.

Max Verstappen e Charles Leclerc lado a lado na largada do GP da França (Foto: Red Bull Content Pool)

GP da França – 6.5 – Depois de duas ótimas corridas, a prova em Paul Ricard assentou os ânimos. Não que tenha sido um dia perdido, até porque a pista de Le Castellet entregou boas brigas por posições, erros e colisões. Foi decepcionante, porém, pelo fato de Charles Leclerc ter jogado por terra a possibilidade de uma briga pegada pela vitória.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Pior GP – GP da Austrália – 4.5
Média: 7.0

MÉDIA TEMPORADA

1- Max Verstappen – 8,6
2- Charles Leclerc – 8,0
3- George Russell – 7,7
4- Lewis Hamilton – 7,1
5- Sergio Pérez – 7,1
6- Fernando Alonso – 7,0
7- Esteban Ocon – 7,0
8- Lando Norris – 6,9
9- Carlos Sainz – 6,8
10- Valtteri Bottas 6,7
11- Pierre Gasly – 6,2
12- Alexander Albon – 6,1
13- Sebastian Vettel – 6,1
14- Kevin Magnussen – 5,9
15- Lance Stroll – 5,1
16- Yuki Tsunoda – 5,0
17- Guanyu Zhou – 4,8
18- Nico Hülkenberg – 4,8
19- Daniel Ricciardo – 4,7
20- Mick Schumacher – 4,5
21- Nicholas Latifi – 3,6

LECLERC PRECISA APRENDER A SE PERDOAR APESAR DE ERRO NA F1 2022

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar