O GP de Singapura que marcou o retorno da Fórmula 1 ao país após três anos foi movimentado, mas sem grandes atrativos. Título do Max Verstappen ficou para o Japão

TUDO SOBRE O GP DE SINGAPURA DE FÓRMULA 1 | Briefing

A Fórmula 1 voltou à Ásia no último fim de semana para a 17ª etapa do campeonato mundial de 2022, o GP de Singapura. Após três anos longe da ilha, a categoria voltou num fim de semana que poderia render o título mundial a Max Verstappen. Mas o holandês teve dias difíceis e teve de ver o companheiro, Sergio Pérez, sair com a vitória.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pérez tomou a dianteira logo na largada, quando era o segundo colocado e ultrapassou o pole Charles Leclerc. Daí em diante, não perdeu mais. Leclerc ficou em segundo, enquanto Carlos Sainz saiu de quarto para terceiro também na largada, ao ultrapassar Lewis Hamilton.

Verstappen cometeu erros na largada e ao tentar passar Lando Norris e acabou na sétima colocação em que largou, depois de um equívoco da Red Bull no cálculo de combustível durante a classificação. Hamilton também errou duas vezes e terminou em nono.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Sergio Pérez venceu o GP de Singapura de ponta a ponta, após tomar a liderança de Leclerc na largada (Foto: Red Bull Content Pool)

1 – Sergio Pérez – 9.5 – Pérez simplesmente renasceu em Singapura. O mexicano parecia fora de combate nas últimas provas, não mostrava nenhum tipo de reação, mas aí veio uma pista de rua, né? Na especialidade da casa, Checo aproveitou as chances e brilhou em um fim de semana em que seus rivais estiveram muito abaixo. Ponto para o rei das ruas.

2 – Charles Leclerc – 7.5 – Fez mais uma classificação brilhante, isso é um fato, mas o vacilo enorme que deu na largada custou a vitória. Não teve ritmo e nem muito ímpeto para bater Pérez depois daquilo, faz parte. Leclerc precisa voltar a vencer saindo da pole, está complicado já.

3 – Carlos Sainz – 7.0 – Uma apatia total no fim de semana. Não teve grande classificação e, na corrida, penou no ritmo, em momento algum acompanhou Leclerc. Salvou um pódio, o resultado não foi ruim, mas a performance deixou a desejar.

Max Verstappen sofreu no fim de semana e terminou em sétimo (Foto: Red Bull Content Pool)

4 – Lando Norris – 8.5 – Um dos principais destaques do fim de semana. Lando fez uma classificação forte, sim, mas uma corrida ainda melhor. Teve momentos, inclusive, de andar na mesma batida do pessoal da ‘F1 A’, algo impactante para a McLaren atual. Com os abandonos da Alpine, ficou bem perto do sétimo lugar do campeonato.

5 – Daniel Ricciardo – 7.5 – O resultado foi espetacular, especialmente largando tão longe do pelotão da frente. Mas, sejamos sinceros: veio quase que integralmente pela boa estratégia de pit-stop da McLaren, que jogou o australiano para a frente de Pierre Gasly, a dupla da Aston Martin e até Lewis Hamilton e Max Verstappen. O ritmo nem foi bom assim.

6 – Lance Stroll – 8.0 – Teve um desempenho impressionante no domingo. Em uma Aston Martin que dá claros sinais de recuperação gradual, o canadense fez prova bem sólida, mostrando também que conhece os atalhos em um piso úmido.

7 – Max Verstappen – 4.5 – Absolutamente irreconhecível. Max teve uma classificação totalmente atrapalhada pela Red Bull, que o deixou sem combustível no Q3, e perdeu as chances de vitória ali. Acontece que, no domingo, se desesperou com isso e quis recuperar tudo de uma vez, como se fosse possível. Errou algumas vezes de forma até acintosa.

8 – Sebastian Vettel – 7.5 – Vettel não faz uma temporada brilhante em sua despedida, mas coleciona alguns momentos bem bacanas. Foi mais um deles, hein? O alemão foi sólido, competitivo e marcou pontos importantes para a Aston Martin na briga da parte final da tabela do Mundial de Construtores.

9 – Lewis Hamilton – 3.0 – A classificação foi boa, Lewis quase conseguiu cravar a pole. Aí veio a corrida, ficou preso na péssima largada de Leclerc e acabou caindo para o quarto lugar. Dali para frente, acumulou erros, inclusive uma pancada no muro, de frente, que milagrosamente não acabou em abandono. Não voltou bem das férias, não.

10 – Pierre Gasly – 7.0 – Tinha tudo para chegar em uma posição muito boa, talvez até um quinto lugar, mas a gloriosa AlphaTauri tinha um plano – de atrapalhar tudo, claro. A pior das estratégias de parada, colocando slicks quando a pista ainda estava bem úmida, jogou Pierre para trás de vários carros. Estava logo abaixo de Norris…

O fim de semana foi um desastre, mas George Russell não saiu zerado de Singapura (Foto: Mercedes)

11 – Valtteri Bottas – 4.0 – Viveu mais um fim de semana discretíssimo, quase não apareceu e ainda fez outra classificação péssima. Não pontuou mesmo com tantos abandonos e bobeadas acontecendo na frente.

12 – Kevin Magnussen – 4.0 – Assim como Bottas, vive uma péssima fase na temporada, tem constantemente se envolvido em enroscos, tomando bandeiras pretas com disco laranja, sofrido mesmo. Difícil o imaginar pontuando de novo, mesmo quando se classifica bem, como em Singapura.

13 – Mick Schumacher – 3.5 – Ficou atrás de Magnussen diante disso tudo, né? Uma classificação ruim de novo, mas temos de dizer: foi vítima na batida com Russell que, aliás, saiu reclamando sem razão nenhuma do alemão.

14 – George Russell – 1.5 – Uma das piores atuações individuais de qualquer piloto em 2022. Considerando apenas os de ponta, certamente a pior. Péssima classificação, caindo no Q2 de forma inexplicável e, depois, uma corrida pior ainda. Erros, batida, confusões, reclamações, escolhas erradas, tudo.

NC – Yuki Tsunoda – 3.0 – Tinha até chances de pontuar quando resolveu ignorar que estava de pneus slicks novos em uma pista que ainda estava secando. Obviamente bateu.

Fernando Alonso abandonou o GP de Singapura quando vinha em sexto lugar (Foto: reprodução/F1TV)

NC – Esteban Ocon – 5.0 – Praticamente um sem nota de jogador de futebol aqui. “Atuou pouco tempo, sem nota”. Teve quebra na classificação e quebra na corrida, não tem muito o que fazer, né? Poderia ter pontuado diante da corrida caótica.

NC – Alexander Albon – 4.0 – Vamos dar um desconto pela apendicite, a cirurgia complicada que teve e tudo mais, mas foi bem abaixo. E ainda bateu, né? Não viveu boa jornada.

NC – Fernando Alonso – 7.0 – Lembrou o Alonso do começo do ano: um azar desgraçado diante de uma performance muito sólida. Tinha tudo para brigar ali com as McLaren, mas quebrou…

NC – Nicholas Latifi – 1.0 – Simplesmente Nicholas Latifi em um circuito de rua com pista molhada. Não tem mais o que dizer.

NC – Guanyou Zhou – 4.5 – Coitado, a corrida não era boa, mas foi totalmente vítima de um Latifi inconsequente que o prensou no muro. Complicado…

O pelotão da frente no começo do GP de Singapura (Foto: Red Bull Content Pool)

GP de Singapura – 4.5 – Mesmo com muitos abandonos, pista que foi de molhada à seca durante a prova, duas entrada do safety-car e três do VSC, a corrida não emplacou. Por duas horas em grande parte modorrentas, Pérez desfilou para vencer enquanto as emoções eram parcas.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Piores GPs – GP da Austrália e GP de Singapura – 4.5
Média – 6.9

MÉDIA TEMPORADA
1- Max Verstappen 8,5
2- Charles Leclerc 7,8
3- George Russell 7,4
4- Fernando Alonso 7,1
5- Lando Norris 6,9
6- Esteban Ocon 6,9
7- Carlos Sainz 6,8
8- Lewis Hamilton 6,7
9- Sergio Pérez 6,7
10- Pierre Gasly 6,6
11- Alexander Albon 6,2
12- Sebastian Vettel 6,2
13- Valtteri Bottas 5,9
14- Lance Stroll 5,6
15- Kevin Magnussen 5,2
16- Guanyu Zhou 4,9
17- Yuki Tsunoda 4,7
18- Mick Schumacher 4,5
19- Daniel Ricciardo 4,5
20- Nicholas Latifi 3,4
Nyck de Vries – 10,0
Nico Hülkenberg – 4,8

PÉREZ BRILHA NA F1 EM SINGAPURA + BI DE VERSTAPPEN NO JAPÃO? | Paddock GP #307

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar