Azevedo controla prova e conquista inédito hexacampeonato na disputa das motos no Rali dos Sertões

Com o resultado alcançado neste fim de semana em Foz do Iguaçu, Jean Azevedo torna-se o maior vencedor da história do maior rali do Brasil sob duas rodas. Bastou um quinto lugar na especial deste sábado para o paulista de São José dos Campos gritar pela sexta vez: ‘É campeão’

É hexa! Na tarde deste sábado (8), em Foz do Iguaçu, Jean Azevedo transformou-se no maior vencedor do Rali dos Sertões na disputa das motos. Um dos principais nomes da história do rali cross-country brasileiro, o paulista de São José dos Campos conquistou seu sexto título no Sertões sob duas rodas. Outrora campeão em 1995, 2000, 2002, 2004 e 2005, Jean volta a conquistar a prova dez anos depois, agora representando a equipe Honda Mobil, assegurando um lugar na história da competição. Além disso, o piloto disputou e venceu o Sertões correndo de carro, em 2009, na classe Protótipos.

Na 23ª edição do Rali dos Sertões, Jean teve uma jornada árdua, porém jamais deixou de estar no comando da prova. Após sete dias cruzando os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Azevedo chegou a Foz do Iguaçu depois de percorrer 2.855,79 km, sendo 1.508,60 km de trecho cronometrado. Um feito para a história do Sertões e para a já laureada carreira do piloto da Honda.

É hexa! Jean Azevedo comemora mais um título no Rali dos Sertões (Foto: Marcelo Machado/Vipcomm)

Após sete etapas, Jean completou o percurso no tempo total de 15h51min38s, colocando 12min31s de vantagem sobre o segundo colocado, Ramon Sacilotti. Pela primeira vez no Sertões, o francês Adrién Metgé, que também representa as cores da Honda, assegurou o terceiro lugar, 15min04s atrás de Azevedo.

“Estou muito contente com esse título. Quando voltei para as motos, após uma temporada nos carros, tinha esse objetivo. Nos anos anteriores, o campeonato valia pelo mundial, então havia muitos pilotos estrangeiros com equipamentos melhores, mas sempre fui o melhor brasileiro. Mas nesse ano, em condições iguais, finalmente consegui esse hexa que tanto eu queria”, vibrou Jean, que disputou o Sertões pela 21ª vez na carreira.

Experiente, Jean precisou aproveitar sua bagagem na competição para conseguir abrir vantagem sobre os adversários no momento certo. A bordo da Honda CRF 450 X, Azevedo venceu três especiais, ficou em segundo em duas e terceiro em mais uma. Na última etapa, foi só administrar a vantagem para comemorar o título.

Em sua estreia no Rali dos Sertões, Tunico Maciel faturou o título na classe Marathon (Foto: Marcelo Maragni/Vipcomm)

“Foi uma edição bem diferente. Uma prova muito rápida, com muita lomba. Consegui fazer uma prova bem pensada, com estratégia. Não dava para forçar todos os dias. Ataquei quando tinha de atacar e deu certo. Tenho só de agradecer a toda a equipe Honda Mobil. Não ganho sozinho, tenho todo o apoio de uma equipe”, vibrou.

Azevedo também elogiou o desempenho da sua moto: “É uma moto que utilizo há um tempo. É espetacular. Qualquer um pode comprar na concessionária, colocar o kit e disputar um rali. É uma moto que está disponível a todos”, comemorou o piloto, que faturou também o título da classe Super Production no Rali dos Sertões.

Além do triunfo de Azevedo, a Honda tem outros tantos motivos para comemorar. Metgé venceu a última especial do Sertões 2015 e conseguiu o terceiro lugar na sua estreia na desafiadora prova.

“Como primeiro rali, foi muito bom”, avaliou o piloto francês. “Aprendi muito após erros e acertos. O Dário [Julio] me ajudou muito ao longo dos dias e estou muito feliz com o resultado”, declarou o europeu, que venceu duas das sete especiais da prova e sagrou-se campeão da prova na classe Production Aberta.

Metgé levou a bandeira da França ao pódio, sendo terceiro na classificação geral (Foto: Marcelo Maragni/Vipcomm)

Destaque também para a vitória de Tunico Maciel. O piloto fez sua estreia no Rali dos Sertões neste ano e, logo de cara, faturou o título na classe Marathon. “Foi muito bom ter participado do Sertões, foi uma grande experiência. Tive ajuda dos pilotos da minha equipe, que foram excepcionais. Sem eles, não teria terminado. Aprendi a lidar com o rali, andar no próprio ritmo. Agora é comemorar o título”, declarou Maciel, sétimo colocado na classificação geral.

Por fim, Julio ‘Bissinho’ Zavatti alcançou um feito ao colocar sua Honda CRF 230 entre os dez primeiros colocados na classificação geral, predominada por pilotos com motos de 450 cc. Mesmo com uma cilindrada menor, o piloto de Monte Alto fez um belo rali e assegurou mais um título na carreira: o de vencedor do Rali dos Sertões na categoria CRF 230, levando a Vendramini Rally ao topo do pódio em Foz do Iguaçu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.