100% nos circuitos mistos, Penske chega com obrigação de vencer com Newgarden em Mid-Ohio

A Penske venceu e cravou a pole em todas as corridas que a Indy realizou em circuitos mistos até aqui. Com Scott Dixon tendo considerável vantagem na liderança do campeonato, o GP de Mid-Ohio surge como uma espécie de última chance para Josef Newgarden e a Penske

A Indy vive a melhor de suas temporadas nos últimos anos em termos de corridas e os novos kits aerodinâmicos têm muito a ver com isso. Acontece que eles também trouxeram à categoria algumas definições claras em relação aos diferentes tipos de pista e uma delas é que, em circuitos mistos, vitória e pole são da Penske.

 
Nesse cenário, a etapa do final de semana em Mid-Ohio ganha um caráter extremamente decisivo. 62 pontos atrás do líder Scott Dixon na classificação do campeonato, Josef Newgarden basicamente só pode pensar em vencer no misto de Lexington para seguir com boas chances de buscar o bicampeonato.
 
Até agora, em três etapas disputadas em pistas do tipo, a Penske venceu todas e fez a pole em todas. Curiosamente, quem se garantiu na posição de honra também assegurou o lugar mais alto do pódio: Newgarden no Alabama e em Elkhart Lake e Will Power no GP de Indianápolis.
Josef Newgarden venceu em Elkhart Lake e precisa repetir o feito em Mid-Ohio (Foto: IndyCar)

E Dixon nisso tudo? Bom, como acontece em praticamente todas as corridas do campeonato, o neozelandês não teve, obviamente, o melhor carro nessas três corridas, mas passou longe de tomar um atraso tão feio pensando em pontuação: sexto em Barber, segundo no Indy GP e terceiro em Road America

 
E é justamente essa consistência de Dixon – não só nos mistos, mas no campeonato todo já que não foi pior que 12º em corrida alguma – que mais precisa assustar a Penske e forçar o time a triunfar no final de semana. E, se até dias atrás poderia também ser com Power, agora parece mesmo que só Newgarden é capaz de evitar o penta de Dixon.
 
Se voltarmos menos de duas semanas, veremos que a Andretti viveu um cenário parecido em Toronto. Numa pista que 'era dela', a equipe precisava dar um jeito de se manter viva na disputa, mas a vitória de Dixon somada aos insucessos com Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay basicamente tiraram do páreo o duo americano da Andretti.
Scott Dixon sempre é competitivo (Foto: IndyCar)

Tudo bem que ainda faltarão quatro corridas, que as pistas favorecem ainda um pouco a Penske – restarão dois mistos – e que Sonoma tem pontuação dobrada, mas um GP de Mid-Ohio com Dixon chegando na frente de Newgarden e ampliando ainda mais a distância na tabela de pontos basicamente sacramentaria o campeonato.

 
Aliás, mais do que salvar a própria pele e a pele da Penske, é possível dizer que até a temporada 2018 da Indy está nas mãos de Newgarden em Mid-Ohio. Caso o americano não faça sua parte, muito provavelmente o campeonato que se desenhava o melhor dos últimos anos também pela competitividade vai acabar sendo o que primeiro definiu seu campeão, um incrível Dixon de uma nem tão incrível Ganassi.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.