2º mesmo sem asa frontal, Rahal classifica manobra para passar Pagenaud como “de corrida” e exime Hawksworth de culpa

Graham Rahal fez mais da metade da corrida sem a asa da frente e mesmo assim terminou brigando pela vitória. O segundo lugar pode parecer algo heroico, mas poderia ter sido mais que isso. Uma ultrapassagem polêmica em Simon Pagenaud e uma resposta com ajuda de Jack Hawksworth marcaram a corrida do Alabama

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quase que Graham Rahal, o melhor piloto com carros empurrados por motores da Honda em 2015, faturou a vitória de debute da montadora japonesa na temporada 2016 da Indy. Quase. A quatro voltas do final do GP do Alabama deste domingo (24), Rahal vencia a corrida sem asa da frente. Não deu certo, no fim das contas, porque Simon Pagenaud deu o troco da ultrapassagem de voltas atrás e venceu. Mas o segundo lugar acabou sendo adocicado para o piloto da RLL.

 
O grande momento da corrida foi a disputa dos dois ponteiros em Barber, diga-se. Na volta 80 de 90 da corrida, Rahal se aproveitou de um espaço deixado por Simon e se colocou de forma otimista por dentro na curva sete. Pagenaud recuou e perdeu a posição. A vingança veio na 86, quando Pagenaud atacava para todos os lados. Rahal acabou preso atrás do retardatário Jack Hawksworth e não teve como evitar.
 
"Foi uma proteção boa [de Pagenaud na volta 80]. Dá para ver que ele vira completamente para dentro, e tudo bem. Para mim, é um incidente de corrida. Ele voltou quando estava atrás de mim. Se vai guiar assim, tudo bem. Dei espaço do lado de fora para ele. Poderia tê-lo empurrado", disse.
Graham Rahal consolado pelo pai e chefe, Bobby (Foto: IndyCar)
Assim como viu seu movimento como normal, também não recriminou Hawksworth por acabar atrapalhando sua defesa do líder do campeonato.
 
"Estava tentando sair do tráfego. Hawksworth estava do lado de fora da curva cinco e pensei que ia ficar por lá, mas ele veio para dentro e me pegou. Jack ia nos deixar passar, foi apenas a direção que ele tomou, além de Simon ter sido muito bom nas curvas dois e três", explicou.
 
"Eu precisava ter ido bem na cinco, estava até melhor que ele. O flap da asa frontal direita quebrou na volta 40, então estávamos fazendo toda a corrida sem a asa. Foi uma batalha dura ficar perto desses caras para começo de conversa", seguiu.
 
As asas de Rahal fora gravemente danificadas primeiro após uma confusão bem antes na corrida, logo na largada, quando Sébastien Bourdais fez a curva pela corrida e acertou Graham e Scott Dixon. O outro lado acabou sendo inutilizado pelo problema no flap a qual ele se referiu. Mesmo sem as asas, foi ao pódio.
 
A Indy agora parte para Indianápolis. O GP acontece em 14 de maio, exatas duas semanas antes da 100º edição das 500 Milhas.

PADDOCK GP #25 FALA SOBRE F1 NA CHINA, INDY, MOTOGP E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.