Adversários erram nos boxes, Dixon surge na frente e vence corrida 1 em Elkhart Lake
Scott Dixon segue vencendo de todas as formas em 2020. Em Elkhart Lake, o neozelandês aproveitou os muitos erros dos rivais e, assim, triunfou pela terceira vez em três corridas, já começando a encaminhar o hexacampeonato
Três vitórias em três corridas. O início da temporada 2020 da Indy só tem um nome: Scott Dixon. Neste sábado (11), na volta do público aos autódromos da categoria, o neozelandês surgiu daquele jeito, na base da estratégia e dos problemas dos rivais, para assumir a ponta e não mais sair de lá, triunfando na corrida 1 do GP de Elkhart Lake e repetindo um início de campeonato que não acontecia desde 2006, com Sébastien Bourdais.
Das três provas no ano, foi, de longe, a mais esquisita. No Texas, o piloto da Ganassi controlou o ritmo, enquanto que, em Indianápolis, uma amarela embaralhou o pelotão. Em Elkhart Lake, até rolaram incidentes, mas a vitória veio parando antes dos rivais, na eficiência da equipe no pit-stop coletivo e, principalmente, em problemas de Josef Newgarden, Graham Rahal e Santino Ferrucci nos boxes.
Relacionadas
O primeiro a se complicar foi Graham, com defeito na mangueira de combustível quando vinha na segunda colocação. Depois, Newgarden: o carro do americano morreu nos boxes e a liderança folgada virou uma luta por top-15. Por fim, Ferrucci: era quem mais tinha push-to-pass disponível e vinha em terceiro, sedento para cima de Dixon e Will Power, quando foi acertado por Dalton Kellett nos boxes.
Eficiente, rápido, inteligente e ainda sortudo. Dixon esteve em um dia daqueles e, quando foi para a ponta, não saiu mais. Power bem que tentou atacar, mas não foi páreo para o neozelandês e sua Ganassi, que seguem 100% em 2020. O australiano, pelo menos, segurou um ótimo Álex Palou para somar seus primeiros bons pontos no ano.
O novato espanhol, aliás, foi um dos grandes nomes da prova, conseguindo aproveitar o bom carro da Dale Coyne para fazer sua estreia em um pódio da Indy. Ryan Hunter-Reay e Colton Herta tiveram atuações de altos e baixos, mas salvaram a pele da Andretti no top-5.
Ferrucci e Rahal ainda se recuperaram, em sexto e sétimo, respectivamente. O mesmo não aconteceu com Newgarden, que foi ladeira abaixo após o problema nos boxes: fritou pneus, fez pit-stop a mais, perdeu ritmo e chegou em 14º.
O top-10 da corrida 1 ainda teve Pato O’Ward, Takuma Sato e Marcus Ericsson, que rodou na última volta. Alexander Rossi, cada vez mais afundado, foi 19º.
Saiba como foi a corrida 1 em Elkhart Lake
A largada para a corrida 1 do GP de Elkhart Lake aconteceu às 18h15 (em Brasília), com um Ryan Hunter-Reay que saiu decidido a tomar a dianteira. A disputa com Josef Newgarden foi muito forte, mas o piloto da Penske segurou bem a liderança, espalhando o rival da Andretti, que ainda manteve o segundo lugar.
Graham Rahal e Santino Ferrucci também saíram muito bem, engolindo Jack Harvey, o pior dos líderes na largada. Scott Dixon já pintava em sétimo, enquanto Simon Pagenaud escalava para 13º.
Aí que veio a segunda volta e a Andretti sofreu horrores. Em questão de segundos, Marco Andretti, Alexander Rossi e Zach Veach passearam na grama, com os dois primeiros atropelando placas e prejudicando a asa dianteira. Ambos pararam e o #98 ainda tomou drive-through por excesso de velocidade nos boxes.
Depois de uma pressão tremenda no início, Newgarden passou a andar consistentemente mais veloz que Hunter-Reay, conseguindo 2s de respiro nas primeiras cinco voltas. E Dixon? Bom, o neozelandês foi para cima e tirou Herta da frente, já colando em Harvey pelo top-5.
Quem tinha um péssimo início de corrida era Will Power, que despencou no início para décimo e recebia ainda grande pressão de Pato O’Ward, afinal, não tinha ritmo para buscar Álex Palou.
Hunter-Reay foi perdendo desempenho e a consequência era óbvia: adeus, segundo lugar. Rahal cresceu e se livrou do compatriota sem muitos problemas. Ryan já entrava na mira de Ferrucci e de Harvey, que vinham mais rápidos na volta 10.
O 11º giro reservou boas disputas: Rosenqvist passou Herta, mas escapou na curva seguinte e tomou o troco. Na frente deles, Ferrucci forçou e mergulhou para dentro de Hunter-Reay, indo parar no top-3. Na volta 12, um grupo grande de pilotos foi aos boxes, entre eles: Power, Pagenaud, Sato e Daly. Não ia demorar para acontecer o mesmo com os líderes.
Newgarden e Ferrucci foram aos boxes na sequência e tudo bem com a parada de ambos. Os problemas vieram com Rahal, em um pit-stop imenso que o jogou de segundo para 11º. Power e Palou, na outra direção, viravam terceiro e quarto.
Na volta 15, Newgarden liderava a corrida com impressionantes 9s para Ferrucci, que tinha um bom respiro para Power e Palou. Hunter-Reay aparecia em quinto, com Harvey, Dixon e Herta atrás. Rosenqvist e O’Ward brigavam firme na frente de Rahal, Ericsson e Pagenaud.
O trecho do segundo stint da corrida era mais morno que o primeiro, com destaque para Pagenaud, que ganhava algum terreno ali no pelotão intermediário. A briga na frente esquentava pelo quarto lugar, com um grupo formado por Palou, Hunter-Reay, Harvey e Dixon.
A prova se aproximava da metade e Dixon era o primeiro dos líderes a ir aos boxes pela segunda vez. Palou fazia o mesmo na volta 27, bem como Herta, Rosenqvist, Pagenaud e O’Ward.
Aí chegou a hora do líder ir aos boxes e, mais uma vez, problemas. O carro de Newgarden apagou na parada e o americano perdeu um tempo colossal por ali. Foram nada menos que 13 posições perdidas e 15s de desvantagem para Power e Dixon, que surgiam, meio que do nada, na frente.
Dixon e Power, então, foram para o embate. O australiano, sabendo que precisava bater o neozelandês para voltar para o campeonato, partiu para cima, travou tudo, jogou tudo, e ficou na ponta. Ferrucci se reaproximou da dupla, mas a briga pela vitória mudava totalmente de panorama.
Na volta 30, Power liderava com 1s3 para Dixon, 2s4 para Ferrucci e 5s6 para Hunter-Reay. Harvey, Palou, Herta, Rahal, Pagenaud e O’Ward fechavam o top-10, com Newgarden na sequência.
Em busca de uma recuperação improvável, Newgarden tirou O’Ward do caminho, iniciando a perseguição ao companheiro Pagenaud, que vinha em nono. 16s na frente dos dois, Dixon encostava em Power, esquentando a batalha pela vitória.
Quando Newgarden finalmente passava Pagenaud, na volta 37, surgia a primeira amarela da corrida: Harvey, então em quinto, rodou e foi parar na brita. Tinha toda cara de quebra. A prova ganhava novas opções de estratégias e, claro, de candidatos ao triunfo.
Todo mundo foi aos boxes na amarela, naturalmente, e, também de forma completamente esperada, Dixon e a Ganassi brilharam. Uma parada de cinema, entregando o neozelandês bem mais rápido de volta para a pista que Power. O top-10 tinha os dois, Hunter-Reay, Palou, Herta, Newgarden, Ferrucci, Rahal, Pagenaud e Ericsson.
O detalhe é que Santino se envolveu em novo incidente no pit-lane, com um atrapalhado Dalton Kellett. Naquele momento, o top-3 do começo da corrida já tinha tido problemas nos boxes: primeiro Rahal, depois Newgarden, na sequência Ferrucci.
Veio a relargada na volta 41 e os primeiros se mantiveram os mesmos, mas Newgarden saiu bem lento após uma fritada de pneus e via Ferrucci e Rahal passarem. Pagenaud e Ericsson brigava forte quando, logo atrás deles, Daly fechou a curva em cima de O’Ward e se deu mal: foi jogado para fora e bateu forte, saindo com fortes dores no ombro após abandonar. Nova amarela, pois.
Newgarden e Veach eram os únicos nos boxes, tentando algo de diferente para a relargada e as últimas dez voltas. O atual campeão, que fritou forte na relargada anterior, apostava nos pneus duros e num ajuste agressivo na asa dianteira.
Veio a bandeira verde na volta 45 e, antes até de algo acontecer, estava lá Kellett na brita na curva zero, antes de abrir a volta. Estava na cara que viria amarela, mas a direção de prova deixou correr mais um pouco e Palou deu um show, passando e segurando Hunter-Reay. Power e Dixon seguiam se pegando, com o neozelandês controlando os ataques de um australiano que chegava a sair de traseira antes da relargada.
Durante a amarela, porém, veio a ordem da direção de prova para Hunter-Reay na frente de Palou, retomando as posições da relargada anterior.
Os pilotos relargaram com oito voltas para o fim e, acredite: novo show de Palou. O espanhol atropelou novamente Hunter-Reay, dando um drible no americano. E não queria parar por aí, logo encostando em Power, que não tinha mais tanto contato com Dixon.
Briga boa rolava pelo nono lugar. Primeiro, O’Ward tentou passar Pagenaud, que espalhou e deixou o mexicano do lado de fora, fritando pneus. No entanto, o troco veio no giro seguinte, com manobra tranquila e um tranco estranho do francês na lateral da McLaren. Pior para Pagenaud, que ainda perdeu lugar para Sato e Kimball.
As voltas finais foram de aperto de Palou em Power, mas sem sucesso. Ainda teve tempo de Chilton e Rossi se enroscarem e o #27 amargar mais um resultado tenebroso.
Na volta final, com Dixon marchando para a vitória e Power obtendo uma separação boa para Palou, Ericsson rodou ao tentar passar Herta e despencou para décimo.
Indy 2020, GP de Elkhart Lake, Corrida 1, Final:
1 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:54:09.870 | 55 voltas |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | +2.539 | |
3 | A PALOU | Dale Coyne Honda | +3.193 | |
4 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +3.984 | |
5 | C HERTA | Andretti Honda | +7.249 | |
6 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +8.200 | |
7 | G RAHAL | RLL Honda | +11.355 | |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +14.785 | |
9 | T SATO | RLL Honda | +15.005 | |
10 | M ERICSSON | Ganassi Honda | +15.766 | |
11 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | +16.170 | |
12 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +17.623 | |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +19.114 | |
14 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +19.184 | |
15 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | +20.978 | |
16 | Z VEACH | Andretti Honda | +22.650 | |
17 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +37.490 | |
18 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +1 volta | |
19 | A ROSSI | Andretti Honda | +1 volta | |
20 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
21 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +14 voltas | NC |
22 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +16 voltas | NC |
23 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +18 voltas | NC |