Ainda buscando 1º triunfo na Indy 500, Kanaan diz que reconhecimento do público é como vitória

O brasileiro Tony Kanaan já chegou perto de vencer algumas vezes nas 500 Milhas de Indianápolis, mas nunca conseguiu capitalizar. Largando de 12º, ele tentará, neste domingo, conquistar sua primeira vitória na 12ª largada no oval mais famoso do mundo

A edição 38 da REVISTA WARM UP relembra Greg Moore
Siga a REVISTA WARM UP

Tony Kanaan sempre deixou claro que seu grande sonho de consumo é a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. O brasileiro já bateu na trave algumas vezes, como em 2004, 2006 e nos três últimos anos, liderou ao menos uma volta em suas oito de suas 11 participações, mas nunca conseguiu vencer. Neste domingo (26), Tony vai correr pela 12ª vez na prova mais importante dos Estados Unidos para buscar o tão sonhado troféu, mas já mostra um certo conformismo caso deixe a Indy sem esse feito.

Não é que Kanaan esnoba Indianápolis, muito pelo contrário. O argumento dele é que, por tudo o que já viveu no circuito e por todo o reconhecimento que tem perante ao público, sente-se como se já tivesse vencido.

Tony Kanaan já liderou oito edições das 500 Milhas, mas nunca venceu (Foto: Carsten Horst/Grande Prêmio)

icone_TV Kanaan revela pintura especial de capacete para Indy 500

“Se eu nunca ganhar essa coisa, acho que eu sinto, das pessoas ao meu redor, como é vencer. Obviamente, será muito diferente se eu tiver o meu rosto no troféu e tudo, mas eu não levo assim, eu não acho que essa pista me deva nada”, afirmou o piloto da KV em entrevista ao site oficial da Indy. “Não vou, daqui a alguns anos, ficar me lamentando”.

“Eu vivi grandes momentos aqui. Algumas pessoas vão dizer que estou dando uma desculpa, mas eu apenas posso dizer que, toda vez que estive aqui, eu me coloquei em uma posição para vencer. É tudo o que posso fazer”, destacou. “Amo o modo como os fãs pensam, pois eu penso que eles sabem o quanto trabalho para isso”, continuou.
Kanaan falou que “seria injusto dizer” que merece vencer, “porque há outros 32 pilotos correndo atrás da vitória também”.

Ouvir seu nome gritado pelos torcedores nas arquibancadas é outra coisa que Kanaan não esquece. “Para mim, as melhores memórias são que, toda vez que dirijo o meu carrinho de golfe, posso escutar o meu nome. No ano em que larguei em último [2010], cheguei a liderar a corrida e terminei em 11º por causa de uma estratégia no fim, desci do carro e o lugar inteiro estava gritando o meu nome, e Dario [Franchitti] havia vencido a corrida”, relembrou

Na 97ª edição das 500 Mihas de Indianápolis, cuja largada está marcada para as 13h (de Brasília) de domingo, Tony Kanaan vai largar na 12ª colocação.

As imagens da quinta-feira da Indy em Indianápolis
Acompanhe a cobertura das 500 Milhas no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.