Palou critica rodada dupla da Indy em Iowa: “Coisa mais chata que fiz na vida”
Apesar de segundo lugar no domingo, Álex Palou lamentou falta de oportunidades para tentar ultrapassagens no oval de Iowa na Indy
Líder do campeonato, Álex Palou terminou a rodada dupla de Iowa com muitas críticas ao espetáculo apresentado pela Indy no circuito oval da cidade de Newton. O bicampeão da categoria disse que as duas corridas foram as “coisas mais chatas que já fiz na vida”, após poucas oportunidades de ultrapassagens.
O Iowa Speedway sofreu um recapeamento parcial do circuito nos últimos meses, enquanto se preparava para receber a etapa da Nascar, no último mês. O novo asfalto foi colocado somente na parte interna das curvas, portanto, a linha de fora tinha o piso antigo, com muitos bumps e mais lento. Essa foi a principal razão para os carros não utilizarem a outra parte do traçado, reduzindo consideravelmente as chances de ultrapassagens.
A chateação de Palou tem justificativa. No sábado (13), a corrida teve 100 ultrapassagens por posição, com 95 no domingo (14). Números muito abaixo do que foi a rodada dupla de Iowa de 2023, disputada sobre o asfalto antigo. A corrida 1 teve 319 ultrapassagens, com 379 na segunda — 195 x 698, o que representou uma queda de 72% entre um ano e outro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM:Rossi agradece Indy por aeroscreen após forte acidente na volta final em Iowa
“Feliz com o segundo lugar, mas foi uma pena por não termos conseguido fazer nada com relação a ultrapassagens, nada nesse sentido. Um pouco de tédio para todo mundo: pilotos, imprensa…”, disse Palou.
“Isso foi a coisa mais entediante que já fiz na vida. Principalmente ontem [sábado]. Uma pena que não pudemos entregar um show melhor. Todo mundo concorda que foram corridas chatas de se pilotar”, completou.
Palou esteve perto de vencer pela primeira vez em um circuito oval, terminando na segunda posição, no encalço de Will Power. O segundo lugar representou uma espécie de “redenção” para o sábado do espanhol, quando deixou o carro morrer no primeiro pit-stop e bateu sozinho durante a prova vencida por Scott McLaughlin.
“Sim, absolutamente [uma boa recuperação após bater no sábado]. Foi um final de semana que tivemos uma tonelada de velocidade se compararmos com o que tínhamos antes da classificação, mesmo com o terceiro e segundo lugar [nos grids de largada]. Ontem [sábado] foi uma vergonha por deixar o carro morrer no pit e, depois, bater no segundo stint”, finalizou Palou.
A Indy retorna na próxima semana, com a 12ª etapa da temporada 2024, com o GP de Toronto, o único fora dos Estados Unidos. O evento nos circuito de rua da cidade canadense tem cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.