Palou puxa 1-2 da Ganassi em treino livre marcado por pancada de Siegel em Nashville
Impulsionado pelo novo motor, Álex Palou abriu o fim de semana de atividades em Nashville com a liderança no treino livre 1. Scott Dixon ficou no segundo lugar
Líder do campeonato e muito perto do terceiro título da Indy, Álex Palou abriu o fim de semana em Nashville com a liderança. Impulsionado por um novo motor, o piloto espanhol da Ganassi marcou 23s956 no primeiro treino livre, disputado no início da tarde deste sábado (14), e ocupou o primeiro lugar. Ele não tem chance de pole, já que a troca não autorizada de componentes resultou em uma punição de nove posições no grid.
O treino ficou marcado também pelo forte acidente de Nolan Siegel. Ainda no início da sessão, perto dos 10 minutos de atividade, o americano da McLaren perdeu o controle na curva 4 e bateu forte com a traseira no muro. Apesar de não sofrer ferimentos, Siegel acabou causando fortes danos na barreira SAFER, que precisou de reparos que duraram 29 minutos.
Relacionadas
Hexacampeão, Scott Dixon demonstrou a força da Ganassi ao ficar na segunda posição com 23s958. Atrás dele, veio o americano Colton Herta, de Andretti, com 23s977. O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, foi quarto, seguido por Kyle Kirkwood, de Andretti.
33 pontos atrás de Palou e único piloto com chances realistas de tirar o título do espanhol, Will Power ficou na sexta posição com a Penske, à frente do companheiro de equipe Scott McLaughlin, que carrega possibilidades matemáticas de título, mas praticamente depende de um milagre.
O surpreendente Christian Rasmussen, de Carpenter, ficou no oitavo lugar, à frente do sueco Marcus Ericsson, de Andretti, e do americano Santino Ferrucci, de Foyt, que fechou o top-10.
O brasileiro Pietro Fittipaldi, da RLL, ficou na 20ª colocação. O melhor tempo foi em 24s407 após as 58 voltas completadas em Nashville. O tempo do piloto foi o mais rápido da equipe, já que Graham Rahal foi 24º e Christian Lundgaard foi 26º.
As atividades em Nashville retornam às 15h15 (de Brasília) com a sessão de classificação no oval. Cada piloto terá direito a uma única tentativa. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Nashville:
A bandeira verde foi dada às 10h00 do horário local (12h00 em Brasília, GMT-3) para os 90 minutos de atividade, com temperatura de 25°C, ventos na direção noroeste e 68% de umidade relativa do ar. A pista ficou inativa nos primeiros minutos, sem voltas rápidas.
Uma bandeira amarela aconteceu logo aos 10 minutos de sessão. Nolan Siegel perdeu a traseira na curva 4 e bateu forte no muro. O americano deixou o carro e foi liberado pelos médicos sem maiores ferimentos, mas a barreira SAFER sofreu fortes danos, que acabaram aumentando o tempo de interrupção da sessão para os reparos.
A bandeira verde só surgiu com 51 minutos restantes no cronômetro. Palou era líder com o tempo de 24s325, seguido por Kirkwood, Daly, Siegel, Simpson e Legge. Alexander Rossi, de McLaren, pulou para a liderança pouco tempo depois com 24s273.
Pato O’Ward manteve a McLaren na liderança com 24s250, mas foi superado em pouco tempo pelo australiano Will Power, que cravou 24s211 com a Penske.
O treino entrou no terço final com um novo líder: Colton Herta, de Andretti, desbancou Power para cravar 24s176. O’Ward, Rossi, McLaughlin, Palou, Dixon, Kirkwood, Rosenqvist, Robb e Armstrong completavam o top-10. De motor novo, Palou reassumiu a liderança com 24s031, enquanto O’Ward tirou Herta do segundo lugar com 24s139.
Perto dos minutos finais, Herta foi o primeiro piloto a quebrar a barreira dos 23 segundos ao cravar 23s977. Mas a liderança do americano evaporou quando Scott Dixon cravou 23s958 e Álex Palou veio com 23s956.
INDY 2024, GP DE NASHVILLE, TREINO LIVRE 1:
1 | A PALOU | Ganassi Honda | 23.956 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 23.958 | +0.002 |
3 | C HERTA | Andretti Honda | 23.977 | +0.021 |
4 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 24.038 | +0.082 |
5 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 24.056 | +0.100 |
6 | W POWER | Penske Chevrolet | 24.067 | +0.111 |
7 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 24.124 | +0.168 |
8 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 24.140 | +0.184 |
9 | M ERICSSON | Andretti Honda | 24.159 | +0.203 |
10 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 24.181 | +0.225 |
11 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 24.200 | +0.244 |
12 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 24.224 | +0.268 |
13 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 24.224 | +0.268 |
14 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 24.233 | +0.277 |
15 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 24.289 | +0.333 |
16 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 24.315 | +0.359 |
17 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 24.372 | +0.416 |
18 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 24.376 | +0.420 |
19 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 24.405 | +0.449 |
20 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 24.407 | +0.451 |
21 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 24.460 | +0.504 |
22 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 24.467 | +0.511 |
23 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 24.761 | +0.805 |
24 | G RAHAL | RLL Honda | 24.871 | +0.915 |
25 | K LEGGE | Dale Coyne Honda | 24.915 | +0.959 |
26 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 24.994 | +1.038 |
27 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 25.103 | +1.147 |