Alonso se diverte com estreia, mas já sente dificuldade em Indianápolis: “Por enquanto, é o carro que me conduz”

Fernando Alonso fez a sua estreia no oval de Indianápolis. Mesmo completando o programa de orientação aos novatos, o espanhol relatou um início complicado em termos de adaptação ao carro e à pista

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fernando Alonso teve seu primeiro grande dia de preparação para a Indy 500. Nesta quarta-feira (3), o espanhol testou com o carro laranja #29 no oval de Indianápolis, completando o programa de orientação aos novatos e virando sua melhor volta em 40s974, uma média de velocidade acima de 357 km/h.
 
Logo depois do primeiro teste, Alonso passou suas impressões, reconhecendo que descobriu uma realidade diferente da vista anteriormente no simulador e dizendo que não foi fácil atingir as velocidades necessárias para avançar os primeiros estágios do programa dos novatos. 
Fernando Alonso em Indianápolis (Foto: Reprodução/YouTube)
"Foi divertido. Bom jeito de começar. Foi um pouquinho difícil de alcançar a velocidade no começo, mas espero que a gente consiga mais voltas para sentir melhor o carro", comentou.
 
Ainda em adaptação com o bólido da Andretti, o bicampeão da F1 explicou que ainda não pegou totalmente o jeito da coisa.
 
"Por enquanto, é o carro que me conduz, não eu a ele. A sensação do simulador foi realística. Você tem o primeiro contato, sabe como vai ser, mas estar no carro é uma sensação única. Você vai de pé embaixo no simulador, e não é a mesma coisa que o carro de verdade”, admitiu.

O espanhol citou o último stint complicado, já com o tempo virando e garantiu que tinha fôlego para mais algumas voltas.

"Estava ventando bastante nas últimas voltas, mas isso foi bom para ver as dificuldades de andar aqui. Paramos porque não tinha mais pneus. Agora vamos ver os próximos passos, se não fosse a chuva, provavelmente a gente teria andado mais", falou.

Marco Andretti, Gil de Ferran e Fernando Alonso (Foto: Reprodução/Twitter)
Muito sorridente o tempo todo e até brincando com o chefe de McLaren Zak Brown ao questionar se poderia usar o acerto da Indy em Monza, o asturiano comentou que ao menos já pegou alguns macetes da pista com o bom número de voltas acumulado.
 
“Me sinto mais confortável. Não por causa da velocidade, mas por causa das voltas. Ter 30, 40 voltas acumuladas é suficiente para acertar o traçado, troca de marchas, qual marcha você usa para qual curva. Tudo parece bom, mas a coisa de verdade só começa agora”, completou.

A estreia de Alonso movimentou as redes sociais. Felipe Massa desejou boa sorte ao espanhol, enquanto Jenson Button brincou com o fato do ex-companheiro estar aprendendo a guiar em ovais e, consequentemente, virando para a esquerda sem parar.

 

Watching my old team mate turn left and only left for the first time! @fernandoalo_oficial #indy500

Uma publicação compartilhada por Jenson Button (@jensonbutton_22) em

Mai 3, 2017 às 8:17 PDT

Como foi a primeira vez de Alonso no oval de Indianápolis

Marco Andretti completou dois shakedowns, já que no primeiro foi detectado um pequeno problema de equilíbrio do carro, que saía um pouco de frente. Em seguida, o norte-americano saiu novamente para a pista e, quando retornou aos pits, passou as impressões do comportamento do carro para a equipe antes de Alonso assumir de vez o volante.

 
Até que, às 10h49 locais (11h49 pelo horário de Brasília), Alonso vestiu balaclava e capacete e finalmente entrou no carro para completar suas primeiras voltas em um circuito oval. Com os cintos de segurança devidamente apertados, Fernando estava pronto para a estreia. Com o motor Honda do carro ligado, o espanhol acelerou às 10h55, horário local.
 
Definitivamente, começava naquele momento a trajetória de Fernando Alonso rumo ao sonho de buscar a vitória em Indianápolis. E o espanhol foi evoluindo de forma progressiva, cumprindo com o cronograma estabelecido pela Andretti. Na sexta volta, o bicampeão da F1 alcançava já uma velocidade média de 337,7 km/h, evoluindo sem grandes problemas antes de retornar ao pit.
 
Alonso fez uma breve pausa antes de retornar à pista para seguir com o cronograma estabelecido pela Andretti.  Foi um stint de dez voltas, cumprindo a primeira parte do ROP. Sem problemas, o asturiano passou dos 210 mph e avançou à segunda fase da programação. A partir de então, o piloto de 35 anos aumentou um pouco mais o ritmo, avançando também para 211 mph (339 km/h) de média no circuito de Indianápolis. Nos bastidores, Zak Brown comentava: "Nunca vi Alonso tão feliz".
 
Fernando completou com tranquilidade também a segunda fase do Programa de Orientação a Novatos, andando sempre entre 211 e 213 mph, com sua melhor volta sendo em 213,852 mph (344,08 km/h). Faltava, portanto, apenas a fase derradeira do ROP para Alonso ser definitivamente aprovado pela Indy para fazer parte do rol dos pilotos em busca de uma das 33 vagas do grid das 500 Milhas de Indianápolis.
 
Na primeira volta da terceira fase do ROP, Alonso já conseguiu marcar 219.495 mph (353,16 km/h) de média, melhorando para 219.503 mph (353,2 km/h) na segunda. Na sequência, o espanhol conseguiu se manter constante, sempre na casa de 219 mph (352 km/h) e sustentou uma média mais que suficiente para completar com êxito a primeira parte do seu teste, passando com folga pelo 'Rookie Test' no Indianapolis Motor Speedway.
 
EDGARD MELLO FILHO DÁ SHOW NO PADDOCK GP #76. ASSISTA AGORA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.