Andretti rompe casa das 232 mph e lidera treino final antes da classificação em Indianápolis. Kanaan é segundo
Marco Andretti quebrou os cronômetros e o gelo em Indianápolis ao estabelecer a volta e a média mais rápidas em muitos anos no superoval: 232.239 mph. Tony Kanaan colocou a Ganassi em segundo e Helio Castroneves, conservador, foi o 24º
A cobertura 'in loco' da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens deste sábado da Indy em Indianápolis | |
A programação do fim de semana do automobilismo |
A conversa entre os pilotos era se alguém conseguiria neste fim de semana bater a casa das 230 mph, velocidade alcançada em 1996 quando Tony George resolveu romper a Indy e formar sua IRL. A dúvida existia porque ninguém propriamente havia andado em ritmo de classificação, até porque a chuva não havia permitido os treinos. Pois ontem, nos 18 minutos finais, a dúvida foi dirimida. E na manhã gélida deste sábado (17), o negócio foi ampliado.
12 pilotos passaram da marca/meta, sendo que Marco Andretti — aquele que mais tinha dúvida sobre o que seria a loteria de hoje — passou das 232 mph. 38s753 é o tempo que mais se aproximou das voltas que Arie Luyendyk deu na vida para ficar com o recorde do superoval. A média do piloto da equipe do papai é de 373,6 km/h.
Relacionadas
Com tempo 0s107 pior, Tony Kanaan apareceu bem e colocou o carro #10 da Ganassi na segunda colocação. Helio Castroneves preferiu poupar a Penske e não arriscar, ficando apenas em 24º.
Detalhe para o grid como um todo: os 30 que andaram para valer na sessão ficaram dentro do mesmo segundo.
Confira como foi o último treino livre em Indianápolis
Estava lá definidinho que, às 8h locais, os pilotos teriam pista livre para fazer os últimos acertos visando a classificação, até porque pouco tempo tiveram para isto nos últimos dias; ontem, por exemplo, só 18 minutos. Só que o tempo de novo não estava nada bom: não pela chuva, que deu uma trégua e parece não vir para estas bandas hoje, mas porque o frio era intenso. Indianápolis amanheceu com 5ºC e só aumentou um grau para a sessão. Assim, levou 55 minutos para que a direção de prova liberasse a pista com a presença do sol.
A divisão em dois grupos foi mantida, mas logo de cara, o povo começou a mandar ver e andar rápido demais. Andretti bateu a primeira volta já nas 230 mph e, na sequência, 232.239. O companheiro Kurt Busch, que provou estar plenamente adaptado aos monopostos, seguiu os passos e se colocou em segundo. Trouxeram a tira-colo Jack Hawksworth e Juan Pablo Montoya.
Alguns pilotos se mantiveram reticentes e levaram um tempo a ir para pista, tipo Jacques Villeneuve. Relaxado, o canadense esperou o momento certo e não quis arriscar muito. Para Villeneuve, a classificação não tem tanta importância assim. O piloto do carro #5 da Schmidt Peterson ficou em 18º, com média de 228,8 mph.
Quando o segundo grupo veio à pista, Tony Kanaan foi quem se desgatou, colocando a Ganassi com motor Chevrolet em segundo, 231,5 mph de média. Helio Castroneves, na toada de Villeneuve, também foi conservador e andou na casa de 227,8 mph, 39s502, que lhe deu apenas a 24ª colocação.
Duas bandeiras amarelas ainda atrapalharam os pilotos: Mikhail Aleshin deu uma escapada, sem tocar em muro algum, e detritos na pista paralisaram a sessão por um tempo. Que, aliás, teve os 30 pilotos que deram voltas consistentes num espaço de 0s999. Até Lazier andou no ritmo, baixando da casa dos 40s. Sage Karam deu uma volta de instalação, apenas. Os carros da Carpenter — o dono Ed e o convidado JR Hildebrand — preferiram ficar no sossego.
A classificação tem início às 11h locais (12h em Brasília), com acompanhamento ao vivo, 'in loco' e em tempo real do GRANDE PRÊMIO.
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 500 Milhas de Indianápolis com os repórteres Victor Martins e Evelyn Guimarães. Para acompanhar o noticiário completo, clique aqui.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, treinos livres:
1 | 25 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 38.751 | 11 | |
2 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 38.860 | +0.109 | 20 |
3 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 38.957 | +0.206 | 13 |
4 | 26 | KURT BUSCH | EUA | ANDRETTI HONDA | 38.963 | +0.212 | 21 |
5 | 6 | TOWNSEND BELL | EUA | KV CHEVROLET | 38.989 | +0.238 | 10 |
6 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | 38.992 | +0.241 | 13 |
7 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | SCHMIDT PETERSON HONDA | 39.028 | +0.277 | 13 |
8 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 39.063 | +0.312 | 17 |
9 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 39.067 | +0.316 | 13 |
10 | 98 | JACK HAWKSWORTH | ING | BRYAN HERTA HONDA | 39.070 | +0.319 | 12 |
11 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | 39.104 | +0.353 | 9 |
12 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 39.128 | +0.377 | 6 |
13 | 34 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 39.141 | +0.390 | 15 |
14 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 39.170 | +0.419 | 14 |
15 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 39.170 | +0.419 | 21 |
16 | 19 | JUSTIN WILSON | ING | DALE COYNE HONDA | 39.245 | +0.494 | 14 |
17 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT HONDA | 39.250 | +0.499 | 19 |
18 | 5 | JACQUES VILLENEUVE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | 39.326 | +0.575 | 18 |
19 | 68 | ALEX TAGLIANI | CAN | FISHER HARTMAN HONDA | 39.367 | +0.616 | 15 |
20 | 18 | CARLOS HUERTAS | COL | DALE COYNE HONDA | 39.391 | +0.640 | 13 |
21 | 63 | PIPPA MANN | ING | DALE COYNE HONDA | 39.432 | +0.681 | 8 |
22 | 17 | SEBASTIÁN SAAVEDRA | COL | KV CHEVROLET | 39.448 | +0.697 | 14 |
23 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 39.453 | +0.702 | 15 |
24 | 6 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 39.502 | +0.751 | 4 |
25 | 8 | RYAN BRISCOE | AUS | GANASSI CHEVROLET | 39.553 | +0.802 | 14 |
26 | 16 | ORIOL SERVIÀ | ESP | RLL HONDA | 39.569 | +0.818 | 11 |
27 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | 39.598 | +0.847 | 20 |
28 | 41 | MARTIN PLOWMAN | ING | FOYT HONDA | 39.660 | +0.909 | 13 |
29 | 33 | JAMES DAVISON | AUS | KV CHEVROLET | 39.717 | +0.966 | 13 |
30 | 91 | BUDDY LAZIER | EUA | LAZIER CHEVROLET | 39.752 | +1.001 | 11 |
31 | 22 | SAGE KARAM | EUA | DRR KINGDOM CHEVROLET | 1:04.841 | +26.090 | 1 |