Aos 40 anos, Franchitti anuncia aposentadoria das pistas em decorrência de acidente em Houston

Tetracampeão da Indy e três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Dario Franchitti seguiu os conselhos dos médicos e resolveu encerrar a carreira devido às lesões contraídas no forte acidente em que se envolveu em Houston, em outubro

O tetracampeão da Indy e três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis Dario Franchitti decidiu seguir os conselhos dos médicos que o acompanharam desde o acidente sofrido na corrida de Houston, em outubro, e optou por encerrar a carreira aos 40 anos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) em nota publicada no site da equipe Ganassi.

Na última volta da segunda bateria disputada no Reliant Park, o carro de Franchitti alçou voo em direção ao alambrado após um toque com o japonês Takuma Sato. O violento impacto resultou em fraturas em duas vértebras e no tornozelo direito, além de uma concussão cerebral.

Desde então, o piloto tem sido acompanhado de perto por médicos, que o aconselharam a se afastar do automobilismo. O tornozelo precisou passar por duas cirurgias para ser recuperado, mas foram as lesões na coluna e na cabeça que pesaram para a decisão tomada por Dario.Em nota, a organização do certame comentou o anúncio. “Como um tetracampeão da Indy e três vencedor da Indy 500, Dario Franchitti gravou seu nome entre os grandes deste esporte, e seu legado vai continuar a influenciar futuras gerações de pilotos. Sua paixão nasceu, em parte, de um amor profundo pelo esporte e uma reverência a sua história, e Dario carrega essa tradição e compartilha com todos que encontra. A liderança de Dario dentro e fora das pistas ajudou a dar forma à Indy, e queremos que ele continue envolvido com o esporte que ele ama”, diz o texto.

Dario Franchitti decidiu encerrar a carreira de piloto (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

“Desde o meu acidente em Houston, eu estive sob os cuidados de alguns dos melhores médicos e enfermeiros, todos os quais colocaram minha saúde, minha recuperação e minha recuperação como prioridade nas últimas semanas. Eu também gostaria de agradecer meus amigos e minha família pelo suporte inacreditável”, agradeceu Franchitti.

“Um mês após o acidente e baseado nos conselhos de especialistas dos médicos que trataram as minhas lesões na cabeça e na coluna, é da opinião deles que eu devo parar de correr. Eles colocaram de maneira muito clara que os riscos envolvidos com futuras corridas são grandes demais e podem ser prejudiciais para o meu bem-estar a longo prazo. Baseado neste conselho, eu não tenho escolha a não ser parar”, esclareceu.

A vitoriosa carreira de Franchitti no automobilismo norte-americano inclui os supracitados quatro títulos na Indy e as três vitórias em Indianápolis. Ao todo, foram 265 largadas na categoria estadunidense, com 92 pódios, 119 top-5 e 31 vitórias. Nenhum outro britânico teve tanto sucesso do lado de cá do Oceano Atlântico quanto ele.

O primeiro título de Franchitti foi conquistado em 2007, com a equipe Andretti, depois que Scott Dixon ficou sem combustível na reta de chegada em Chicago. Em 2008, ele se mudou para a Nascar, uma aventura que não deu certo. Já em 2009, estava de volta aos monopostos a bordo do #10 de Chip Ganassi. Com o carro vermelho, venceu três campeonatos seguidos, de 2009 a 2011.

As duas últimas temporadas é que não foram das melhores. Franchitti fechou os campeonatos de 2012 e 2013 em sétimo e décimo, respectivamente. Ainda assim, esteve em enorme evidência pela única vitória que conquistou nesse período: a terceira nas 500 Milhas de Indianápolis, prova que ele vencera nos anos de 2007 e 2010. O terceiro triunfo foi marcado por um duelo bastante parelho com Sato – o mesmo do acidente de Houston –, Dixon e Tony Kanaan até que o japonês bateu na última volta e decretou a vitória do escocês.

A combinação dos sucessos no campeonato e na Indy 500 coloca Franchitti entre as lendas do automobilismo nos Estados Unidos.

“As corridas têm sido a minha vida por mais de 30 anos e é realmente complicado pensar que a fase de piloto agora acabou. Eu estava realmente otimista para a temporada 2014 com a Ganassi, com o objetivo de vencer pela quarta vez nas 500 Milhas de Indianápolis e pela quinta vez no campeonato da Indy”, continuou.

“Gostaria de agradecer a todos os meus adversários, companheiros de equipe, todo o time e os patrocinadores pelo apoio incrível ao longo desta carreira incrível. Também gostaria de agradecer à Hogan, à Green e à Andretti-Green, pelas oportunidades para competir, e, especialmente, à Chip Ganassi, que se tornou como uma família para mim desde que me juntei a eles, lá em 2008. Eu seria descuidado se não agradecesse a todos os meus fãs ao redor do mundo. Não posso agradecer vocês o suficiente por continuarem ao meu lado por todos esses anos”, prosseguiu.

“Eu vou sempre me lembrar do tempo em que corri na CART e na Indy com memórias carinhosas e os relacionamentos que construí no esporte vão durar a vida toda”, disse.

Fora do cockpit, Franchitti planeja continuar envolvido com a Indy e com a Ganassi, em papel ainda a ser definido.

“Como meu amigo Greg Moore diria, ‘vejo vocês lá na frente!’”, encerrou Franchitti.

Galã da Indy, Dario Franchitti é uma das lendas do esporte (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Abre-se, portanto, uma interessantíssima vaga na equipe campeã de cinco dos últimos seis campeonatos. Franchitti dividiria a Ganassi com o atual campeão Dixon, o Kanaan e o Charlie Kimball em 2014. Mas, ao menos por enquanto, isso foi deixado de lado pelo dono do time.

“Dario Franchitti fez demais pela Ganassi, então será muito desapontador não vê-lo em um de nossos carros na próxima temporada. Mas, posto de maneira simples, Dario é uma lenda do esporte e sua falta será sentida por todos no paddock e nas arquibancadas”, afirmou o dirigente.

“Suas contribuições para o esporte do automobilismo são muitas, mas eu posso dizer que vão muito além do que ele fez na pista. O que é impressionante – e único – sobre Dario é que ele sempre foi um estudante das corridas, alguém que não apenas aprecia a ciência do esporte, mas também a rica tradição daqueles pilotos que vieram antes dele”, destacou.

“Essa notícia apenas serve como o início do próximo capítulo da carreira de Dario Franchitti, que eu espero que seja aqui, com a Ganassi”, completou.

Não há dúvidas de que a aposentadoria de Franchitti será sentida pela Indy, categoria que está tentando recuperar a popularidade de outrora e que tenta se escorar em alguns ídolos para isso. O escocês é um deles.

Em nota, a organização do certame comentou o anúncio. “Como um tetracampeão da Indy e três vencedor da Indy 500, Dario Franchitti gravou seu nome entre os grandes deste esporte, e seu legado vai continuar a influenciar futuras gerações de pilotos. Sua paixão nasceu, em parte, de um amor profundo pelo esporte e uma reverência a sua história, e Dario carrega essa tradição e compartilha com todos que encontra. A liderança de Dario dentro e fora das pistas ajudou a dar forma à Indy, e queremos que ele continue envolvido com o esporte que ele ama”, diz o texto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.