Após acidente, Newgarden passa por cirurgia na mão e é substituído por Junqueira no GP de Baltimore

Bruno Junqueira está de volta à Indy. Josef Newgarden, que fraturou um dedo da mão esquerda após acidente na etapa de Sonoma, precisou ser submetido à uma cirurgia e ficará de fora da etapa de Baltimore da Indy, neste fim de semana. O novato retornará no encerramento da temporada

O brasileiro Bruno Junqueira ocupará o lugar de Josef Newgarden em Baltimore, neste fim de semana, na 14ª e penúltima etapa da temporada de 2012 da Indy. O piloto que defende a Sarah Fisher Hartman desde o começo do ano fraturou o dedo indicador da mão esquerda na etapa de Sonoma e passou por cirurgia nesta terça-feira (28).

Campeão da Indy Lights em 2011, Newgarden se envolveu em um acidente com o francês Sébastien Bourdais no GP de Sonoma, disputado no último domingo (26). Bourdais, inclusive, disse que este foi o pior acidente de sua carreira. O ‘incognito’, como o próprio Newgarden se apelidou, por ter um rosto pouco conhecido no paddock, voltará a competir na última etapa da temporada, em Fontana.

Bruno Junqueira está fora da Indy desde as 500 Milhas de Indianápolis de 2011 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Com o chamado de emergência da equipe de Sarah Fisher, Junqueira cumprirá jornada dupla neste fim de semana, já que, paralelamente à prova da Indy, ocorrerá também a etapa de Baltimore da American Le Mans Series, que o brasileiro disputa em tempo integral em 2012. O mineiro é o terceiro colocado na divisão PC da ALMS e venceu a etapa de Mosport, no Canadá.

Junqueira não senta em um carro da Indy desde a classificação para as 500 Milhas de Indianápolis de 2011. Na ocasião, ele se classificou, pela equipe Foyt, para a disputa da mais importante prova dos Estados Unidos, mas foi trocado por Ryan Hunter-Reay, que ficara sem vaga no grid de largada.

“Estou muito feliz por voltar à Indy com a Sarah Fisher Hartman para o fim de semana em Baltimore. A equipe é muito organizada e esteve rápida durante toda a temporada”, declarou o brasileiro. “Eles fizeram um ótimo trabalho com Josef e eu espero lhes dar um bom fim de semana em Baltimore enquanto Josef estiver se recuperando”, acrescentou.

No último domingo, Junqueira fez uma aparição em caráter excepcional em outra categoria, a Stock Car. Ele disputou a etapa de Salvador pela Bassani Racing e terminou na 20ª posição, anotando um ponto.

Sarah Fisher, co-proprietária da equipe, disse ter “sorte” por poder chamar Junqueira para esta prova. “Ele tem grandes resultados e espero que possamos lhe dar a plataforma certa para que ele faça uma corrida sólida neste fim de semana”, falou a ex-pilota.

Newgarden sofreu um forte acidente na etapa de Sonoma da Indy (Foto: IndyCar/LAT USA)

Fisher fez questão de deixar clara a importância de Newgarden para o time. “Eu sei que ele está desapontado pelas circunstâncias – todos nós estamos – mas a equipe está sendo construída ao redor dele e o seu lugar estará pronto para quando ele esitver pronto. Estamos torcendo por uma recuperação rápida e saudável de Josef”, assegurou a dirigente.

Wink Hartman seguiu a mesma linha. “Tenho certeza que será difícil para o Josef ficar ao meu redor nos pits durante o GP de Baltimore, mas sei que ele concorda que o Bruno vai tomar conta muito bem do carro número 67 enquanto ele estiver de fora”, afirmou.

Newgarden também demonstrou apoio ao seu substituto. “Estarei em Baltimore ajudando Bruno e a equipe de todas as formas que puder e concentrado em me recuperar para Fontana”, falou. “Estou realmente desapontado por não entrar no carro, mas sei que Bruno fará um grande trabalho para a equipe”, completou o ‘incognito’, 23º colocado no campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.