Austin acerta com Foyt para 500 Milhas de 2013 e pode se tornar 3º negro a competir em Indianápolis

Durante a etapa de Mid-Ohio da Indy, a Foyt apresentou o jovem Chase Austin, de 22 anos, como piloto para a edição de 500 Milhas de Indianápolis. Austin poderá se tornar apenas o terceiro negro a disputar a tradicional prova, e o primeiro desde George Mack, em 2002

Pela primeira vez desde 2002 e pela terceira vez na história das 500 Milhas de Indianápolis, um piloto negro pode sentar ao volante na mais importante prova dos Estados Unidos. Isso acontecerá se Chase Austin, apresentado pela Foyt durante o fim de semana em Mid-Ohio, conseguir se classificar para a disputa da edição de 2013.

O piloto, visto como promissor por A.J. Foyt, quatro vezes vencedor das 500 Milhas, tem em seu currículo participações em quatro provas da Indy Lights, nos monopostos, seis etapas da Nationwide e três da Truck Series, no turismo. Aos 22 anos, ele começou no kartismo aos oito, e se tornou o mais jovem de todos os tempos a assinar um contrato de desenvolvimento na Nascar, tendo feito isso aos 14.

Chase Austin foi apresentado por A.J. Foyt no último sábado, em Mid-Ohio (Foto: IndyCar/LAT USA)

Na apresentação, Austin demonstrou seu entusiasmo com a possibilidade de competir na Indy. “Deverá ser diferente, algo do tipo ‘oh, não!’”, riu, antes de reforçar a confiança em seu potencial: “Mas eu acredito que estou pronto”.

Foyt acredita que, apesar da pouca idade, Austin já possui alguma experiência no esporte a motor. “Ele andou de turismo, de fórmula, em pistas de terra: andou corridas dos mais diversos tipos de carros e de karts”, disse o dirigente. “E venceu”.

No passado, os outros dois pilotos negros que disputaram as 500 Milhas de Indianápolis foram Willy Ribbs, em 1991, e George Mack, em 2002. Austin disse que isso não exerce uma pressão a mais sobre si. “Não, porque eu sempre penso comigo mesmo: ‘O que é a pior coisa que pode acontecer’? Se eu não conseguir me classificar, será o mesmo que acontece com muitas pessoas”, contou Austin.

“Eu tenho a oportunidade de correr para A.J. Foyt em Indianápolis. É nisso que eu vou me concentrar”, cravou Austin.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.