Bandeira amarela ajuda e faz Herta vencer pela primeira vez em excelente estreia do GP de Austin
Em uma estreia espetacular do GP de Austin no calendário da Indy, Colton Herta saiu vitorioso. O novato da Harding teve grande ritmo e ainda viu uma bandeira amarela surgir na hora certa para deixar Will Power e Alexander Rossi para trás
Herta foi destaque na pista desde a pré-temporada e também foi muito bem na classificação. Na corrida, largou bem e tinha tudo para fechar o pódio, mas um incidente entre Felix Rosenqvist e James Hinchcliffe fez o americano, que já havia feito a última parada, superar os então líderes Will Power e Alexander Rossi.
Josef Newgarden teve uma exibição bastante discreta, mas com mais uma boa estratégia e desempenho na preservação do equipamento. Com ritmo interessante, o campeão de 2017 chegou em segundo, sem ter como acompanhar Herta, mas segurando bem os ataques finais de Ryan Hunter-Reay, que fechou o pódio.
Relacionadas
Graham Rahal, que era o detentor do recorde de mais jovem vencedor da Indy, teve uma corrida bem ao seu estilo, com bastante briga e ultrapassagens, chegando na quarta colocação. Sébastien Bourdais, que passou o final de semana todo se queixando da falta de ritmo, foi um dos maiores sortudos com a amarela e ainda foi quinto.
Marco Andretti e Takuma Sato tiveram tardes bem parecidas com o que viveu Bourdais e chegaram logo atrás do francês, com um excelente novato Pato O'Ward levando a capenga Carlin ao oitavo lugar. Rossi, depois do tremendo azar, ainda chegou em nono, com Jack Harvey obtendo o segundo top-10 em duas provas em 2019.
Scott Dixon, outro que foi pego pela bandeira amarela, chegou em 13º, logo atrás de Tony Kanaan, que brigou muito e conseguiu passar metade do pelotão após largar em último. Punido por um pit-stop fora de hora já na reta final, Matheus Leist foi 17º.
Confira como foi o GP de Austin
A largada para o GP de Austin aconteceu às 14h43 (em Brasília). Will Power saiu muito bem e se defendeu da ponta, com o pelotão da frente se encrencando bastante na curva 1. Scott Dixon parecia pronto para pular para segundo, mas tomou uma fechada de porta de Alexander Rossi e, assim, despencou para sexto.
What. A. Start.
Welcome to the show. #INDYCARClassic // IndyCaronNBC?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCaronNBC
pic.twitter.com/me6r4tqkQU— NTT IndyCar Series (@IndyCar) March 24, 2019
Depois do fervo que foi a largada, a prova seguiu correspondendo ao que todos esperavam e as brigas por posições seguiam no pelotão inteiro. Na volta 3, Rossi botou de lado logo no primeiro setor e quase conseguiu superar Power, sempre com defesas eficientes.
Com ritmo impressionante, Herta conseguia cercar muito de perto os dois primeiros colocados e já começava a abrir uma certa folga para Hunter-Reay. Dixon era outro que ia ficando, enquanto O'Ward já recebia ataques de Newgarden e Rosenqvist.
You thought @PatricioOWard would take it easy in his 2019 debut? Nope.
He’s here to make a STATEMENT.#INDYCARClassic // @COTA pic.twitter.com/DFsaWR3If8
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) March 24, 2019
O que se viu foi que a estratégia de esticar o stint não foi uma boa e os pilotos foram voltando no meio do pelotão em brigas que não eram deles. No reposicionamento, Power, Herta, Rossi, Newgarden, Hunter-Reay, Rosenqvist, Ericsson, Hinch, Ferrucci e O'Ward – depois de manobra maravilhosa em Rahal – ocupavam o top-10.
Well, this is fun. @AlexanderRossi puts a move on @ColtonHerta to get the position back. Watch now on NBCSN: https://t.co/T1ca3YQEHn#INDYCARClassic // @COTA pic.twitter.com/fnhcdkXOGh
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) March 24, 2019
A estratégia de Rossi de ter um pneu mais macio que o dos rivais não vinha dando resultado até a volta 22, quando Herta fritou e abriu a brecha para Alexander partir para cima. Com calma na aproximação e ousadia na manobra, Rossi foi por fora do traçado para ganhar a segunda colocação.
Dixon tentava retomar a posição em cima de Rahal, mas esbarrava em uma falta de ritmo de momento da Ganassi. Mais para frente, quem não sofria com isso era a Andretti, com Hunter-Reay passando Ericsson após boa briga.
Uma amarela localizada apareceu no 33º giro, com Rosenqvist rodando logo após passar Hinchcliffe. Melhor para Dixon e Rahal, que subiam para oitavo e nono, respectivamente.
Ao seu melhor estilo, como se nada tivesse acontecendo, Dixon começava a escalar o pelotão e já superava O'Ward, ocupando a sétima colocação e partindo para cima de Ericsson. Na volta 37, Scott já aparecia na frente do sueco e parecia ter margem para mais.
Os dois garotos que mais chamavam a atenção na corrida começavam a perder um pouco de ritmo no terço final de prova. Pato perdeu também a posição para Rahal e caiu para nono, enquanto Herta perdeu totalmente contato com Power e Rossi.
Rosenqvist abandonou na hora, estatelado no muro, mas Hinch não teve uma sorte tão melhor, com a roda bem comprometida no local do toque.
WOW.
After leading all 45 laps prior, Will Power will not win the #INDYCARClassic. pic.twitter.com/2XjHCHTTAV
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) March 24, 2019
Quando Power, Rossi e Dixon foram para os boxes, as coisas ainda podiam ficar piores para o australiano, que parecia ter a corrida nas mãos antes do acidente de Hinch e Rosenqvist. O carro #12 morreu e não ligava mais, em mais um golpe de azar danado recente de Power.
O safety-car ficava bastante tempo na pista e o pelotão se alinhava para relargar na volta 51 com o top-10 formado por Herta, Newgarden, Hunter-Reay, Rahal, O'Ward, Bourdais, Andretti, Jones, Sato e Harvey. Rossi era 13º e Dixon vinha em 14º.
Veio a relargada e Herta fez uma ótima defesa dos ataques de Newgarden, enquanto Hunter-Reay também conseguiu trancar as investidas de O'Ward. O mexicano ainda perdeu a posição para Bourdais, enquanto Andretti se defendeu com classe de Sato.
Herta foi abrindo vantagem na frente e dando passos cruciais para sua primeira vitória na Indy. Tentando desesperadamente a reação. Dixon e Rossi se envolveram em incidentes com Veach e Pagenaud e não conseguiam sair da zona do 13º lugar.
Com Herta conseguindo abrir boa margem na frente e os líderes pouco brigando, as voltas finais ficavam interessantes pela reação de um Rossi tomado pelo ódio. O americano foi remando e arrancando todo mundo da frente até voltar ao top-10, mas queria mais.
Herta só fez confirmar a vantagem e venceu a prova com maestria, sem nem tomar muitos sustos. Newgarden segurou um Hunter-Reay que vinha quente e Rossi, espetacular, ainda conseguiu chegar em nono. Kanaan, com ótimo trabalho, segurou Dixon e foi 12º.
Indy, GP de Austin, Classificação final
1 | C HERTA | Harding Honda | 2:00:00.000 | 60 voltas |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +2.718 | |
3 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +3.231 | |
4 | G RAHAL | RLL Honda | +8.061 | |
5 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +15.402 | |
6 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +19.849 | |
7 | T SATO | RLL Honda | +22.147 | |
8 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | +23.263 | |
9 | A ROSSI | Andretti Honda | +23.528 | |
10 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +23.953 | |
11 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +24.384 | |
12 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +27.057 | |
13 | S DIXON | Ganassi Honda | +31.068 | |
14 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +35.660 | |
15 | M ERICSSON | SPM Honda | +36.231 | |
16 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +36.770 | |
17 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +39.262 | |
18 | K KAISER | Juncos Chevrolet | +46.236 | |
19 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | +55.038 | |
20 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +1:53.688 | |
21 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +1 volta | |
22 | Z VEACH | Andretti Honda | +2 voltas | |
23 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +5 voltas | |
24 | W POWER | Penske Chevrolet | +14 voltas | NC |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.