7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Indy

Bandeirantes confirma fim de acordo de transmissão da Indy

Ao GRANDE PRÊMIO, inicialmente, a Band confirmou que não renovou contrato para a transmissão da Indy a partir de 2020, mas depois enviou nota para dizer que mantém interesse em manter o evento. Por ora, a categoria deixa de ser exibida na TV aberta e tampouco pelo seu canal por assinatura, o BandSports, com a transmissão ficando restrita apenas ao serviço de streaming DAZN

 
A Indy sofreu mais um grande baque no que diz respeito ao Brasil. Na tarde desta terça-feira (17), a Band não renovou seu contrato de transmissão e, desta forma, vai ficar sem exibir as corridas da categoria a partir de 2020. A informação foi confirmada pela emissora do Morumbi ao GRANDE PRÊMIO. A decisão se estende ao canal por assinatura do grupo, o BandSports. Sendo assim, ao menos por enquanto, as transmissões da Indy ficam restritas somente ao serviço de streaming DAZN na próxima temporada.
Três horas após a confirmação de que não transmitiria o campeonato, a assessoria da Band entrou em contato com o GRANDE PRÊMIO para dar um novo posicionamento. "O diretor de Esportes da TV Bandeirantes, José Emílio Ambrósio, afirma que a emissora tem muito interesse em manter a Fórmula Indy e diz que em um futuro próximo será discutido de que forma o evento poderá ser aproveitado", trouxe a nota.

O GP soube que esta resposta foi produzida depois de uma reunião feita nesta tarde na sede da emissora.

 
Porém, concomitantemente, a assessoria da categoria, que fora indagada sobre tal questão há oito dias — em 9 de dezembro, pois —, respondeu que o GP "já tinha conseguido a resposta, com base na reportagem publicada no site", assim confirmando que não há acordo entre as partes.
 
A Band foi a primeira emissora do Brasil a transmitir a Indy em TV aberta, ainda nos anos 1980, impulsionada pela ascensão de Emerson Fittipaldi na categoria. Tendo em Luciano do Valle a sua principal voz, o canal paulistano ajudou a Indy a ganhar popularidade no Brasil. Foi então que, no início dos anos 1990, encerrou-se o primeiro ciclo da Band com a Indy. 
 
O esporte passou a ser exibido pela extinta TV Manchete, entre 1993 e 1994, antes de ter os direitos adquiridos pelo SBT a partir da temporada seguinte.
A Band marcou época ao transmitir a Indy no Brasil (Foto: Reprodução)
A temporada 1995 foi a última da Indy antes da cisão entre CART e IRL, que ficou com a principal corrida do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, mas sem os principais pilotos, que seguiram com a CART. A Band, então, passou a ser a emissora oficial a exibir as corridas da IRL, enquanto o SBT ficou com a divisão mais famosa do campeonato.
 
Desde então, a emissora do Morumbi seguiu como uma espécie de sinônimo da Indy no Brasil. A Band sofreu grande perda em 2014, quando Luciano do Valle morreu, vítima de infarto. Téo José, que já narrava para o canal, assumiu o posto de #1 com o passamento de Luciano, em posto que manteve até o começo de 2018, quando foi dispensado da emissora.
 
A partir de então, as transmissões da Band/BandSports foram lideradas por Eduardo Vaz ou Celso Miranda na narração, com os comentários de Felipe Giaffone. Mas o comentarista deixou o grupo no início deste ano para assumir a função no Grupo Globo, sendo confirmado, no fim de 2019, como o substituto de Reginaldo Leme, que deixou o canal no mês passado.
 
Foi também em 2019 que o serviço de streaming DAZN, que cada vez mais ganha espaço e adquire direitos de transmissão das mais variadas competições, iniciou as exibições da Indy. No momento, este é o único canal para o fã brasileiro assistir à Indy em 2020.

A categoria, ao menos por enquanto, não tem nenhum piloto brasileiro full time para a temporada 2020. Tony Kanaan vai seguir na Foyt, mas tem sua presença assegurada somente nos circuitos ovais. Matheus Leist, que nas duas últimas temporadas também defendeu a Foyt, anunciou recentemente sua participação em quatro corridas da IMSA SportsCar com um Cadillac DPi da equipe JDC-Miller, tendo seu futuro incerto na Indy.

 
Recentemente, Sergio Sette Câmara cogitou a possibilidade de cruzar o Atlântico para disputar a Indy em 2020, mas o fato de a categoria ter exibição restrita ao streaming, deixando de vez a TV aberta, torna um complicador no que diz respeito à exposição das marcas dos seus patrocinadores.

Paddockast #46
OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM