Carpenter prova ser homem mais rápido de Indianápolis e repete pole-position. Castroneves larga em quarto
Ed Carpenter certamente não é o melhor piloto, mas é justamente o mais rápido em Indianápolis há dois anos. O americano confirmou o que se esperava e conquistou a pole para a edição 98 da corrida mais importante do mundo
O encanto de 2013 não acabou. Ed Carpenter, o pato feio e pobre, o cara que só sabe andar assumidamente em ovais, mais uma vez provou que ninguém anda mais rápido no superoval de Indianápolis. O piloto/chefe de equipe superou o temor de ver seu piloto/companheiro JR Hildebrand ir mal na abertura do Fast Nine e encaixou uma sequência de quatro voltas perfeitas para o domingo (18), deixando James Hinchcliffe novamente com o gostinho de abocanhar uma pole.
Carpenter levantou as arquibancadas e emocionou o público. E, claro, emocionou a si e à enorme família que o acompanha no Speedway. Sua marca, 2min35s799, foi a única a passar a que Juan Pablo Montoya registrara no treino do resto horas atrás. Na prova da semana que vem, pois, terá a honra de largar na frente em frente ao seu público.
Relacionadas
Hinchcliffe, ansiosíssimo acompanhando a volta de Carpenter no fim, sabia que teria de torcer muito contra. "Ele sempre foi mais rápido aqui", resignou-se com o segundo lugar, mas feliz. "Porque a primeira lembrança que tenho daqui é de 1995, com Jacques vencendo e eu torcendo por ele. E agora ele está aqui, e eu correndo com ele. Só posso estar satisfeito", falou o canadense.
O rápido Carpenter e o satisfeito Hinchcliffe terão a companhia de Will Power na primeira fila. Helio Castroneves abre a segunda. O brasileiro teve, sim, uma grande chance de ser pole, mas um errinho na curva 2 da última volta com um carro nervoso minou suas chances.
A cobertura 'in loco' da Indy 500 no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens deste domingo da Indy em Indianápolis | |
A programação do fim de semana do automobilismo |
Confira como foi a disputa da pole em Indianápolis
Quase uma hora depois que os carros do 'restão' haviam feito suas classificações, os pilotos do Fast Nine se prepararam para suas tentativas. Só uma coisa havia mudado desde então: a temperatura. De 10ºC, os termômetros passaram a marcar 15ºC, e este aumento mexeu com o equilíbrio dos carros, como pôde se ver na classificação horrível e macabra iniciada por Hildebrand.
JR até que começou bem, mas na sua última passagem, havia perdido mais de 2 mph em média. Seu tempo, para se ter uma ideia, daria o 30º lugar se fosse considerado o esforço do pessoal anterior. Na sequência, Josef Newgarden apresentou performance similar: bem demais no começo, péssimo no fim. A toada da superpole estava concretizada.
As voltas de Simon Pagenaud não tiveram os melhores tempos, mas foram mais constantes, de modo que o francês da Schmidt Peterson apareceu como pole provisório depois de três carros na pista. Na sequência, Marco Andretti parecia reunir as melhores condições para batê-lo; falhou. A sina dos Andretti aqui é tamanha que fez o caçula do clã soltar: "Parece que isso nunca vai terminar".
Na sequência, Power encaixou um conjunto de voltas suficientemente rápido para bater Pagenaud, mas a princípio inválidas para ser pole. James Hinchcliffe, logo depois, comprovou. Aliás, Hinchcliffe foi como os primeiros: muito bem no começo, mal no fim, mas as duas primeiras passagens acima das 231 mph o colocavam muito bem na fita de Indy. Castroneves, contudo, seria um adversário duríssimo.
E isso se mostrou realidade depois das três primeiras voltas que o brasileiro girou, com média melhor que a de Hinchcliffe. Aí veio a quarta. A curva 2. Uma leve escapada. O fim do sonho da quarta pole. A desolação explícita. "Foi só uma curva", e Helio tentava esconder a decepção falando que o que importa é a corrida. Não convenceu.
Restavam mais dois. Carlos Muñoz, pelo que fizera no ano passado e nos treinos, poderia ser a surpresa. Acabou sendo a negativa, com voltas lentas para o padrão Andretti. Restava a Carpenter o desafio. Challenge accepted!, e Ed colocou 0s153 sobre o conjunto de Hinchcliffe, também passando a classificação excelente feita por Montoya horas antes.
Carpenter vai viver de novo uma semana de glória e chamar o público para si e tentar bater os cavalos grandes do espetáculo. Se a edição 98 já se desenha similar a do ano passado, as 500 Milhas vão ser daquelas de se assistir de pé. O GRANDE PRÊMIO está em Indianápolis para acompanhar a corrida do dia 25, às 13h (de Brasília).
O passo a passo da classificação deste domingo em Indianápolis
O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' as 500 Milhas de Indianápolis com os repórteres Victor Martins e Evelyn Guimarães. Para acompanhar o noticiário completo, clique aqui.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, grid de largada:
1 | 20 | ED CARPENTER | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 2:35.799 | |
2 | 27 | JAMES HINCHCLIFFE | CAN | ANDRETTI HONDA | 2:35.952 | +0.153 |
3 | 12 | WILL POWER | AUS | PENSKE CHEVROLET | 2:36.048 | +0.249 |
4 | 6 | HELIO CASTRONEVES | BRA | PENSKE CHEVROLET | 2:36.081 | +0.282 |
5 | 77 | SIMON PAGENAUD | FRA | SCHMIDT PETERSON HONDA | 2:36.104 | +0.305 |
6 | 25 | MARCO ANDRETTI | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:36.152 | +0.353 |
7 | 34 | CARLOS MUÑOZ | COL | ANDRETTI HONDA | 2:36.422 | +0.623 |
8 | 67 | JOSEF NEWGARDEN | EUA | FISHER HARTMAN HONDA | 2:36.594 | +0.795 |
9 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | CARPENTER CHEVROLET | 2:37.393 | +1.594 |
10 | 2 | JUAN PABLO MONTOYA | COL | PENSKE CHEVROLET | 2:35.859 | +0.060 |
11 | 9 | SCOTT DIXON | NZL | GANASSI CHEVROLET | 2:35.893 | +0.094 |
12 | 26 | KURT BUSCH | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:35.991 | +0.192 |
13 | 98 | JACK HAWKSWORTH | ING | BRYAN HERTA HONDA | 2:36.177 | +0.378 |
14 | 19 | JUSTIN WILSON | ING | DALE COYNE HONDA | 2:36.348 | +0.549 |
15 | 7 | MIKHAIL ALESHIN | RUS | SCHMIDT HONDA | 2:36.488 | +0.689 |
16 | 10 | TONY KANAAN | BRA | GANASSI CHEVROLET | 2:36.575 | +0.776 |
17 | 11 | SÉBASTIEN BOURDAIS | FRA | KV CHEVROLET | 2:36.625 | +0.826 |
18 | 16 | ORIOL SERVIÀ | ESP | RLL HONDA | 2:36.690 | +0.891 |
19 | 28 | RYAN HUNTER-REAY | EUA | ANDRETTI HONDA | 2:36.713 | +0.914 |
20 | 15 | GRAHAM RAHAL | EUA | RLL HONDA | 2:36.775 | +0.976 |
21 | 18 | CARLOS HUERTAS | COL | DALE COYNE HONDA | 2:37.032 | +1.233 |
22 | 14 | TAKUMA SATO | JAP | FOYT HONDA | 2:37.047 | +1.248 |
23 | 63 | PIPPA MANN | ING | DALE COYNE HONDA | 2:37.052 | +1.253 |
24 | 68 | ALEX TAGLIANI | CAN | FISHER HARTMAN HONDA | 2:37.103 | +1.304 |
25 | 6 | TOWNSEND BELL | EUA | KV CHEVROLET | 2:37.199 | +1.400 |
26 | 83 | CHARLIE KIMBALL | EUA | GANASSI CHEVROLET | 2:37.237 | +1.438 |
27 | 5 | JACQUES VILLENEUVE | CAN | SCHMIDT PETERSON HONDA | 2:37.240 | +1.441 |
28 | 33 | JAMES DAVISON | AUS | KV CHEVROLET | 2:37.297 | +1.498 |
29 | 41 | MARTIN PLOWMAN | ING | FOYT HONDA | 2:37.333 | +1.534 |
30 | 8 | RYAN BRISCOE | AUS | GANASSI CHEVROLET | 2:37.402 | +1.603 |
31 | 22 | SAGE KARAM | EUA | DRR KINGDOM CHEVROLET | 2:37.593 | +1.794 |
32 | 17 | SEBASTIÁN SAAVEDRA | COL | KV CHEVROLET | 2:37.833 | +2.034 |
33 | 91 | BUDDY LAZIER | EUA | LAZIER CHEVROLET | 2:37.950 | +2.151 |