Castroneves defende Penske e diz que irregularidade no Texas foi causada por cansaço do time

Maratona de corridas seguidas provocou o deslize que resultou em multa e perda de pontos da equipe após a primeira vitória da temporada 2013, conquistada há uma semana no Texas, argumentou o líder do campeonato Helio Castroneves

Helio Castroneves saiu em defesa da Penske após a notícia de que a equipe foi punida pela Indy por uma irregularidade no carro do brasileiro na vitória soberana conquistada, no último sábado, no Texas.

De acordo com Castroneves, contudo, a penalização não tira os méritos da vitória pois, na verdade, “o carro ficou mais lento” com o item do assoalho que estava fora das normas.

Castroneves vibrou muito com a vitória da semana, a primeira de 2013 e a quarta da carreira no Texas (Foto: Chris Jones/IndyCar)

O piloto disse que recebeu com surpresa multa e a retirada de pontos aplicadas à Penske. “Eu fiquei muito chocado porque o time fez um trabalho incrível”, afirmou Castroneves.

Ele justificou o erro pelo cansaço de todos os integrantes da escuderia na maratona de corridas que a Indy realiza entre maio e junho: o GP do Texas foi a quarta corrida disputada em um intervalo de duas semanas e, até o GP de Iowa, no próximo dia 22, essa sequência terá crescido para seis provas em cinco semanas.

“Infelizmente, foi um pequeno erro que às vezes acontece, pois o calendário está muito apertado para todos. Talvez [coisas] como essa aconteçam justamente porque as pessoas estão muito cansados mudando [os carros para adaptá-los] dos circuitos de rua para os ovais”, argumentou Castroneves.

Após oito corridas, é o brasileiro quem lidera o campeonato da Indy com 259 pontos. Vice-líder, o norte-americano Marco Andretti tem 237.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube