Castroneves defende Penske e diz que irregularidade no Texas foi causada por cansaço do time

Maratona de corridas seguidas provocou o deslize que resultou em multa e perda de pontos da equipe após a primeira vitória da temporada 2013, conquistada há uma semana no Texas, argumentou o líder do campeonato Helio Castroneves

Helio Castroneves saiu em defesa da Penske após a notícia de que a equipe foi punida pela Indy por uma irregularidade no carro do brasileiro na vitória soberana conquistada, no último sábado, no Texas.

De acordo com Castroneves, contudo, a penalização não tira os méritos da vitória pois, na verdade, “o carro ficou mais lento” com o item do assoalho que estava fora das normas.

Castroneves vibrou muito com a vitória da semana, a primeira de 2013 e a quarta da carreira no Texas (Foto: Chris Jones/IndyCar)

O piloto disse que recebeu com surpresa multa e a retirada de pontos aplicadas à Penske. “Eu fiquei muito chocado porque o time fez um trabalho incrível”, afirmou Castroneves.

Ele justificou o erro pelo cansaço de todos os integrantes da escuderia na maratona de corridas que a Indy realiza entre maio e junho: o GP do Texas foi a quarta corrida disputada em um intervalo de duas semanas e, até o GP de Iowa, no próximo dia 22, essa sequência terá crescido para seis provas em cinco semanas.

“Infelizmente, foi um pequeno erro que às vezes acontece, pois o calendário está muito apertado para todos. Talvez [coisas] como essa aconteçam justamente porque as pessoas estão muito cansados mudando [os carros para adaptá-los] dos circuitos de rua para os ovais”, argumentou Castroneves.

Após oito corridas, é o brasileiro quem lidera o campeonato da Indy com 259 pontos. Vice-líder, o norte-americano Marco Andretti tem 237.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.