Chefe da McLaren exalta De Ferran em despedida: “A mente mais brilhante”

O trabalho mais recente de Gil de Ferran foi na McLaren, onde retornou em maio deste ano. O chefe Andrea Stella se pronunciou neste sábado (30) e rasgou elogios ao brasileiro que morreu vítima de parada cardíaca

automobilismo brasileiro perdeu nesta sexta-feira (29) um de seus maiores nomes. Gil de Ferran sofreu uma parada cardíaca enquanto guiava um carro no Concours Club, uma pista privada no estado americano da Flórida. Vitorioso dentro das pistas, com dois títulos da Indy e uma conquista de Indy 500, o brasileiro também foi ativo como dirigente e trabalhou também na McLaren.

Foi na McLaren, na F1, que Gil teve o trabalho mais recente. Em 2018, tornou-se diretor-esportivo, mas deixou o cargo ao final de 2021. Em maio deste ano, contudo, havia retornado à equipe como consultor, cargo em função do atual processo de reestruturação de Woking.

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Andrea Stella, atual chefe da equipe na Fórmula 1, se pronunciou neste sábado (30) sobre a perda do colega e exaltou as muitas qualidades do ex-piloto no projeto de reestruturação da McLaren.

“O falecimento de Gil deixou um vazio profundo na comunidade automobilística e aqui na McLaren. Estamos chocados e profundamente tristes por esta perda e seremos eternamente gratos por suas contribuições inestimáveis ​​para o sucesso de nossa equipe. integridade e um exemplo de como ser um piloto duro e competitivo não excluía o respeito e a humanidade”

Gil de Ferran e Fernando Alonso, trabalharam muito próximos na McLaren, tanto na F1 quanto na Indy (Foto: Indy)

“Gil possuía a mente mais brilhante e era um pensador estratégico com um conhecimento único, movido pela curiosidade e pelo rigor. Seu impacto extremamente positivo foi sentido por todos que trabalharam ao lado dele. Sentiremos muita falta dele”

O brasileiro ainda esteve, já aposentado das pistas, na Indy, focado especialmente nas 500 Milhas de Indianápolis, quando a McLaren dava os primeiros passos no novo projeto por lá. Gil ficou bem próximo de Fernando Alonso naqueles anos.

“Todos na McLaren estão chocados e profundamente tristes ao saber que perdemos um membro amado de nossa família. Mandamos nossas mais sinceras condolências à família do Gil, amigos e pessoas amadas”, postou a McLaren Indy.

Nascido em Paris, De Ferran era filho do engenheiro francês Luc de Ferran, um dos principais cabeças da Ford e mentor de diversos projetos de carros de passeio brasileiros. Mudou-se para o Brasil com apenas quatro anos de idade e iniciou a carreira no esporte a motor pelo kartismo, ainda na adolescência. Competindo na Europa, foi subindo a escada do automobilismo e chamou a atenção pelo título de 1992 da Fórmula 3 Inglesa.

Apesar do processo natural nas principais categorias de fórmula na Europa, foi nos Estados Unidos que De Ferran se transformou em um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro. 

O apogeu veio em 2000, quando De Ferran conquistou o seu primeiro título na Indy, com duas vitórias e outros cinco pódios. No ano seguinte, repetiu a dose, chegando ao bicampeonato. Em 2003, escreveu para sempre seu nome na história dos esportes a motor ao vencer as 500 Milhas de Indianápolis.

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