Herta lamenta vice da Indy e fala em “reflexão” por título em 2025: “Dói um pouco”
Em 2024, Colton Herta voltou ao caminho das vitórias na Indy, mas não conseguiu chegar à decisão com possibilidade de ser campeão
Colton Herta encerrou no último domingo (15) um jejum de seis anos sem vencer em um circuito oval. Desde 2018, quando ainda corria pela então Indy Lights [atual Indy NXT], o norte-americano não ganhava nesse tipo de traçado. No entanto, o triunfo no GP de Nashville teve um sabor agridoce para o representante da Andretti, afinal, não lhe serviu para ser campeão. Por isso, Herta fala em “reflexão” durante o período entre as temporadas para buscar o título de 2025.
Em 2024, Herta voltou ao caminho das vitórias na Indy. No GP de Toronto, o norte-americano findou um período de mais de dois anos sem conquistas, que se arrastava desde o GP de Indianápolis 1 de 2022, quando deu um show sob condições mistas do traçado, com a chuva aparecendo em alguns momentos.
Vale destacar que Herta chegou a receber uma proposta para se tornar piloto da AlphaTauri para 2023, mas a Federação Internacional de Automobilismo [FIA] não concedeu ao time — atual RB — e ao piloto a excepcionalidade de correr na Fórmula 1 sem os devidos pontos da superlicença. Depois disso, o desempenho do norte-americano caiu vertiginosamente, mesmo passando a receber o maior salário da categoria, estimado em US$ 7 milhões [cerca de R$ 38 milhões] anuais.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Palou leva tri com 33 pontos sobre Herta. Confira classificação final da Indy 2024
Em 2024, Herta recuperou terreno dentro da Indy e conquistou seu primeiro vice-campeonato, com um desempenho muito mais consistente, mas alguns erros — dele ou da Andretti — o impediram de chegar em Nashville brigando pelo título. Apesar da taxa de falhas ter diminuído com relação aos anos anteriores, a rodada, sozinho, quando era um dos primeiros das 500 Milhas de Indianápolis e o pneu solto após uma parada de boxes durante o GP de Milwaukee 1, já na reta final do campeonato, contribuíram para Herta ter sido coadjuvante na última corrida do ano.
“Espero que sim [que seja candidato ao título]. Poderíamos ter feito um monte de coisas para ganhar esse campeonato. Vamos refletir sobre isso, olhar para isso no período entre as temporadas”, declarou Herta.
“Dói um pouco vencer a última corrida e ela não ser particularmente decisiva para o título. Poderíamos ter feito um monte de pontos hoje se precisássemos deles na briga pelo campeonato”, completou.
No entanto, já que não brigou pelo título na última corrida, Herta destacou o encerramento da temporada 2024 da Indy. E, claro, festejou ter saído vencedor após as fortes disputas contra Pato O’Ward e Josef Newgarden.
“Acho que consegui alcançar o Pato pela forma em que superei o tráfego. Do meu ponto de vista, uma corrida muito emocionante nas últimas voltas. Disputei com Josef, depois com Pato. Foi uma ótima prova”, encerrou Herta.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.