Com apoio dos pilotos, Indy desenvolve proteção de cockpit parecida com ‘Shield’ e pensa em colocar nos carros em 2018

A proteção de cockpit é, ao que parece, uma tendência irreversível para o futuro dos monopostos. Jay Frye, presidente da Indy, confirmou que a categoria quer testar uma proteção parecida com o 'Shield' já nesta temporada para instalar nos carros em 2018

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Não é apenas a F1 que está prestes a colocar proteções de cockpit nos carros da categoria. A Indy também está desenvolvendo sua própria peça protetória, parecida com o 'Shield' na F1. O presidente Jay Frye já afirmou que a proteção pode aparecer no carro da categoria para a temporada 2018 e deve aparecer nos testes que a categoria fará entre julho e setembro.

 
De acordo com Frye, o modelo da Indy tende a ser um pouco diferente, mas da mesma família que o 'Shield'. "Se nós formos à rota de usar algo como o 'Shield' da F1, provavelmente faremos um pouco mais vertical", afirmou em entrevista à revista inglesa 'Autosport'. "Eu diria que foi um dos dois tipos que queríamos tentar, possivelmente em um dos quatro testes de durante a temporada. Estamos trabalhando em potenciais aplicações por mais de um ano, e estamos particularmente analisando o formato padrão que talvez funcione em qualquer lugar pelo quão diversa nossa categoria é em termos de pista", disse.
 
"O 'Halo' não funcionaria num lugar como o Texas por causa das linhas de visão nesse tipo de oval. Tivemos que ser cuidadosos com os variados problemas com esses painéis de proteção, particularmente a quantidade de ajustes que o piloto tem que realizar para olhar por cima e por dentro do 'Shield' dependendo do momento. Você não quer uma diferença de percepção quando está a mais de 300 km/h ou quando freia forte e tenta julgar qual a diferença para o carro em sua frente", seguiu.
Jay Frye é presidente da Indy (Foto: IndyCar)
Ainda segundo o presidente do campeonato, a Indy tem falado com as forças armadas norte-americanas para entender melhor do que são feitos e como são desenvolvidos os canopies que fecham cockpits dos jatos Lockheed Martin F-16.
 
Os pilotos, ao que parece, estão de acordo com a novidade. "Absolutamente parece que é a ideia correta", disse Will Power. "Se os testes mostrarem que funciona do ponto de vista da visão, não há motivo para não colocar nos carros. É uma absoluta obrigação. Se pudermos acertar a altura para pilotos olharem através dele – não por cima – então acho que devemos fazer", afirmou.
 
"É o futuro, realmente acho", seguiu James Hinchcliffe. "É funcional e mais seguro. Desde que nos mostraram as demonstrações de algo similar na Indy, todos gostamos. Teria me salvado da concussão em 2014, quando uma parte da asa me acertou na cabeça", lembrou. "Definitivamente a melhor solução que eu já vi num monoposto", declarou Max Chilton. "Se alguém disser que afeta 5% da visão mas melhora a segurança em muita coisa, então é um avanço, não?", questionou.
 
As discussões sobre a proteção de cockpit esquentaram especialmente por conta dos acidentes fatais de Jules Bianchi, na F1 em 2014, e Justin Wilson, na Indy em 2015.

POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.